Espécies

Senécio – Características da suculenta, cuidados e como fazer mudas

O senécio é um tipo de suculenta e pode ser encontrado facilmente em floriculturas. Além disso, é uma ótima opção de planta ornamental.

Por Rafaela de Almeida

O senécio é um tipo de suculenta, perene e que pertence à família Asteraceae, originalmente encontrada na África do Sul. Além disso, essa suculenta pode atingir até 2 de metros de altura, podendo se espalhar por até 60 centímetros quando cultivada em solo, como canteiros e jardins, por exemplo.

Existem tipos diferentes de senécio, de modo geral, possuem hastes compridas, carnosas e cilíndricas. Além disso, durante algumas épocas do ano também há a floração da planta. Assim, surgem pequenas flores brancas ou amarelas, dependendo da espécie.

O senécio pode ser cultivado facilmente em vasos ou jardins e são ótimas opções de plantas ornamentais. Também podem ser considerados fáceis de cuidar, já que, geralmente, as suculentas não necessitam de cuidados constantes, principalmente relacionados à rega.

Principais cuidados com o senécio

O senécio pode ser cultivado em praticamente qualquer tipo de clima, pois é muito adaptável. Sendo assim, é possível cultivar o senécio em regiões com clima tropical, subtropical, ou árido. Além disso, essa planta também é resistente ao frio.

Fonte: Guia das Suculentas

Iluminação necessária

Por ser uma planta resistente, pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra. É importante que a planta receba algumas horas de sol para se manter saudável. Isso porque, pouca luz pode deixar as folhas fracas ou murchas.

Fonte: Plantas Flores

Melhor solo para o cultivo de senécio

O senécio precisa de um solo bem drenado, já que a rega não precisa ser constante. Por isso, para a mistura do substrato, use areia que favorece a absorção de água. Além disso, a matéria orgânica também pode ser incorporada na mistura junto à terra.

Senécio: principais cuidados com esse tipo de suculenta
Fonte: Uemura Flores e Plantas

Frequência de rega

A suculenta, assim como os cactos, não precisam de regas constantes, mas isso não significa que o senécio não precise de regas, pelo contrário.

As regas podem ser feitas quinzenalmente ou semanalmente, depende do clima na época do ano. De modo geral, não exagere na quantidade, pois pode acabar afogando as plantas, principalmente as suculentas.

Fonte: Viciados em Suculentas

Adubação

Além de usar substrato que seja altamente drenável, também é necessário adubar a planta periodicamente. Para isso, é recomendado usar NPK sempre que notar alguma deficiência na planta. Além disso, matérias orgânicas, como cascas de alimentos e cascas de ovos, podem enriquecer o solo com nutrientes.

Fonte: Little Prince Plants

Poda do senécio

Assim como todas as plantas, o senécio também precisa ser podado periodicamente. Assim, durante o começo da primavera, uma poda drástica pode ser realizada para fazer com a planta cresça mais saudável, já que a poda promove a regeneração da planta.

Senécio: principais cuidados com esse tipo de suculenta
Fonte: Rogers Gardens

Como são feitas as mudas de senécio?

Geralmente, a propagação de senécio é feita por estaquias, mas também é possível propagar esse tipo de planta usando sementes. Esse processo pode ser feito facilmente, assim como é com outras plantas.

Para propagar uma nova planta, é preciso retirar, cautelosamente, uma das folhas carnudas dessa suculenta. Para isso basta cortar rente ao caule da planta, sem arrancar outras partes que não serão utilizadas. Feito isso, deixe a folha da planta descansando sobre um pedaço de papel na sombra, isso fará com que o corte seque.

Senécio: principais cuidados com esse tipo de suculenta
Fonte: Reddit

Assim que a folha secar, cerca de 24 horas depois, a planta já pode ser replantada. Dessa forma, para fazer o plantio da nova muda prepare o solo usando areia, húmus e terra, levando em consideração que o solo precisa ser altamente drenado. Depois de preparar o substrato para receber a muda basta abrir um buraco fundo o suficiente para encaixar a folha.

Após abrir o buraco, coloque a folha e comprima a terra em volta dela, apertando levemente, apenas para que ela fique firme. Em seguida, faça a rega normalmente. Levam alguns dias para que a folha comece a brotar raízes, por isso, ela deve ser mantida com regas regulares e sol em períodos adequados.

Gostou desse post? Então, confira também como utilizar borra de café nas plantas.

Fontes: Jardim Exótico, Guia das Suculentas, Flores e Folhagens, Orquídeas no Apê.

Imagens: Rogers Gardens, Bucólico Anónimo, Guia das Suculentas, Plantas Flores, Uemura Flores e Plantas, Viciados em Suculentas, Reddit, Little Prince Plants, The Spruce.