Como Plantar

Como plantar babosa – Formas de fazer o plantio e principais cuidados

É muito fácil plantar babosa, existindo duas formas principais de fazer seu plantio, seja usando uma muda pronta ou uma folha já desenvolvida.

Por Rafaela de Almeida

A babosa é uma planta muito popular pelo Brasil, principalmente devido ao seu uso medicinal. Isso porque a utilização da babosa pode ser muito benéfica para tratar ferimentos, sendo capaz de amenizar cicatriz. Mas como plantar babosa em casa e usufruir dos seus benefícios?

O cultivo da babosa é muito fácil, isto é, a planta não requer muitos cuidados. Além disso, pode brotar sobre o solo esporadicamente e de forma autônoma, sem que seja necessário ter sido plantada por alguém. Também pode ser plantada em vasos, ou cultivada em jardins.

Além de ser cultivada para uso em tratamentos medicinais, a babosa também pode ser uma boa opção para a decoração. Pois, essa planta apresenta um visual muito peculiar que pode ser considerado ornamental.

Como plantar babosa?

Existem algumas maneiras diferentes de plantar babosa, no entanto, algumas formas são mais eficazes. Plantar a babosa utilizando uma folha apenas, por exemplo, pode ser mais complicado e demorado do que usar um broto da planta.

Como plantar babosa usando muda

Antes de plantar babosa usando uma muda, é preciso encontrar um pequeno broto. As mudas crescem em torno da planta de origem, por isso, vale desenterrar um pouco em volta da babosa já desenvolvida para fazer a retirada da muda.

Como plantar babosa: formas de fazer o plantio e principais cuidados
Fonte: Curandeiras de Si

Depois de separar a muda de babosa, os passos posteriores são simples, já que o plantio da muda se dá da mesma forma que a maioria das plantas cultivadas a partir de brotos. Assim, basta separar um vaso, com furos, ou um local em casa em meio ao jardim para plantar a babosa.

Faça a mistura do substrato utilizando terra e areia, isso porque a areia auxilia o processo de drenagem da água, além de contribuir para o controle de umidade do solo. Isto é, a babosa necessita de um solo bem drenado para se desenvolver.

Como plantar babosa usando uma de suas folhas

Além de utilizar uma muda, você pode tentar plantar babosa também com uma das próprias folhas da planta. Por isso, caso a forma de plantio seja essa, retire uma folha da babosa com, pelo menos, 8 centímetros. A folha utilizada precisa estar relativamente desenvolvida.

Fonte: Coisas da Roça

Para preparar a folha da babosa, faça cortes por sua extensão em partes diferentes. Isto é, corte a folha de babosa em vários pedaços para plantá-la.

Feito isso, o processo para plantar babosa usando os pedaços da folha é o mesmo. Sendo assim, separe um local, que pode ser solo firme, como canteiros e jardins, ou vaso, preferencialmente que tenha um, ou mais furos no fundo.

A mistura do substrato também deve ser a mesma, um pouco de terra e um pouco de areia para auxiliar na drenagem da água da rega. Coloque os pedaços da babosa na terra e os cubra com o restante do substrato dando leves apertos apenas para comprimir a terra. Depois, é só fazer a rega normalmente.

Principais cuidados ao plantar babosa

Assim como todas as plantas, a babosa também exige alguns cuidados depois do plantio. É necessário se atentar às condições, como regas, exposição solar e qualidade do solo. Além disso, é importante acompanhar periodicamente como está a saúde da planta no geral.

Frequência de rega

A babosa é também uma suculenta, por isso, se atente à frequência de rega e a quantidade de água utilizada. Dessa forma, não regue o solo de cultivo demasiadamente, pois a babosa pode não sobreviver a solos encharcados. A rega pode ser feita uma vez na semana e, em tempos mais secos, a rega pode ser aumentada para duas vezes.

Como plantar babosa: formas de fazer o plantio e principais cuidados
Fonte: O Jardim Secreto

Luz do sol necessária

A babosa é considerada uma planta bem resistente, por isso, pode ser cultivada em sol pleno. No entanto, o cultivo da babosa também pode ser feito em lugares com meia-sombra, desde que alguns períodos do dia seja ofertada luz direta.

Fonte: Rede Manual

Qualidade do solo e adubação

Apesar das regas não serem constantes, é preciso que o solo de cultivo da babosa seja bem drenado. Por isso, ao preparar o solo para plantar babosa, é necessário utilizar na mistura do substrato um pouco de areia, pois a areia é responsável por manter a umidade do solo, além de contribuir com a drenagem da água.

Como plantar babosa: formas de fazer o plantio e principais cuidados
Fonte: Horta em Casa

Além disso, nessa mesma mistura é possível adicionar um pouco de argila. Assim como a areia, a argila é capaz de drenar a água da rega impedindo que as raízes apodreçam.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar pitaya.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Wikihow, Terra.

Imagens: O Petróleo, Em Tempo, Curandeiras de Si, Coisas da Roça, O Jardim Secreto, Rede Manual, Horta em Casa.