Dicas

Plantas resistentes ao Sol – Opções para cultivar no jardim de casa

Existem diversos tipos de plantas que se diferenciam pelas cores, texturas e visual. Algumas delas são plantas mais resistentes a Sol.

Por Rafaela de Almeida

-

Ao executar um projeto de paisagismo, ou até mesmo cultivar plantas no quintal de casa ou em apartamento, é preciso buscar quais tipos são ideais para os ambientes. O primeiro passo é levar em consideração quais são as plantas resistentes ao Sol, caso a ideia seja cultivar em lugares abertos e ventilados. 

Apesar de precisarem da luz do solar, algumas plantas não necessitam de luz durante todo o dia e podem receber luz indireta, enquanto outras são plantas resistentes ao sol.

Existem alguns tipos de plantas que se adaptam melhor em ambientes externos, frequentemente cultivadas em jardins e que recebem muita luz. Enquanto algumas plantas são ótimas para decorar os cômodos dentro de casa e podem ficar na sombra. 

Se você está pensando em plantar, conheça algumas espécies de plantas resistentes ao sol que você pode ter em casa e quais os cuidados necessários para mantê-las. 

Plantas resistentes ao Sol

Existem diversas plantas resistentes ao Sol. Pensando nisso, listamos algumas dão espécies mais procuradas para decorar aqueles espaços que recebem luz solar de forma direta.

1 – Cacto

A primeira das plantas resistentes ao Sol é o cacto. Os cactos são ótimas opções para quem está começando a plantar em casa. Isso porque, são muito fáceis de serem cuidados, além de muito resistentes a sol.

Existe uma infinita variedade de tipos e tamanhos, não exigem cuidado constante, já que mantêm a água em seus tecidos, e adoram receber luz solar.

Além disso, se adaptam à cômodos que não recebem muita luz solar ou também podem ser cultivados em vasos menores próximos à janelas.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Viva Decora

2 – Buxinho

Usado em muitos jardins, o Buxinho é uma planta de arbusto bem volumosa, que permite ser moldado facilmente, sendo uma das plantas resistentes ao Sol.

Dessa forma, é muito utilizado em projetos de paisagismo em vasos ou plantadas no chão em todo o mundo. Portanto, se sua busca é por charme, o buxinho é indispensável.

Essa é uma planta que não requer muita manutenção, se adapta à muitos ambientes, principalmente aos externos com contato a sol. Logo, é muito versátil para decorar. 

Fonte: Bom Dia Feira

3 – Cica

A Cica é uma planta parecida com uma palmeira, por conta das folhas longas que, quando unidas, formam um galho maior. É ideal para jardins que remetem à ambientes tropicais, podendo ser cultivadas próximas a piscinas. Além disso, também  servem de ornamento.

Quando maiores, podem chegar à dois metros, formando uma grande sombra por conta dos arbustos. Sendo assim, o ideal é que seja cultivada no chão, porém pode ser plantada em vasos maiores quando muda jovem.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Sei Eventos

4 – Piteira

A Piteira está entre as opções de plantas resistentes ao Sol, sendo também uma opção de planta ornamental. Suas folhas lembram as folhas da espada de são-jorge. Entretanto, seu interior é verde claro e não são tão rígidas.

É uma planta muito resistente a sol e que não se desenvolve tão bem em regiões de clima frio. Suas folhas podem atingir quase dois metros de altura. Dessa forma, são excelentes para serem utilizadas como plantas ornamentais.

Fonte: Pinterest

5 – Babosa

Babosa, também chamada de aloe-vera, é uma planta muito utilizada para fins cosméticos e medicinais, com princípios cicatrizantes e cheiro muito característico.

Sendo assim, geralmente seu cultivo é feito para uso. Extremamente adaptável, é uma planta que exige poucos cuidados, já que se desenvolve tanto em regiões com clima frio, quanto em ambientes secos e quentes.

Suas folhas com interior gelatinoso podem chegar até noventa centímetros de altura, sendo assim uma das plantas resistentes ao Sol.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Vale Verdejante

6 – Agave

A agave é uma planta muito comum no Brasil, utilizada em jardins como plantas ornamentais. Contudo, seu cultivo não deve ser próximo à lugares em que haja grande circulação de pessoas. Isso porque, suas folhas apresentam espinhos agudos nas pontas e podem ferir.

Dessa forma, é melhor que o cultivo seja feito em lugares amplos e não estreitos. As folhas os arbustos da agave podem chegar até dois metros de altura.

Fonte: Pixabay

7 – Espada de São-Jorge

Frequentemente encontrada em lares brasileiros pela crença de proteção, a espada de são-jorge é uma planta facilmente cultivada em jardins, além de ser uma das plantas resistentes ao Sol.

Apresentando folhas grossas e muito resistentes, não requer cuidados muito caprichosos. Dessa forma, é uma das plantas resistentes ao luz solar e que pode ser plantada no chão ou ser utilizada como ornamentos em vasos.

Além disso, é um tipo de planta que se espalha muito rápido quando plantada sem delimitação. Sendo assim, exige que seja feita sempre a poda de folhas que se excedem.

Fonte: Veja

8 – Espadinha

Uma espécie de variação da espada de são-Jorge, a Espadinha é um pouco menor. É facilmente confundida com a espada de são-Jorge, contudo não tão conhecida quanto.

Se desenvolve muito bem em ambientes secos e são plantas resistentes ao sol. Dessa forma, não requer uma rega constante e suas folhas também precisam ser retiradas caso excedam.

Fonte: Paraíso das suculentas

9 – Espada larga

Suas folhas são mais largas e não apresentam manchas brancas, apenas um verde claro. É uma planta rígida e que não cresce bastante.

Excelente para decorar ambientes que pegam muita luz do sol, ou ainda ser plantada em jardins. É preciso que seja feito o arranque das folhas que já não estão tão firmes quanto às outras.

Além disso, a rega não precisa ser constante, já que a planta se desenvolve em ambientes mais secos.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Casa UmComo

Plantas resistentes a Sol – Flores trepadeiras

Dentre as opções de plantas resistentes ao Sol, temos as flores trepadeiras. Confira:

10 – Alamanda

Muito comum no país, a Alamanda é uma trepadeira com flores amarelas vibrantes que se espalham com rapidez. Dessa forma, é muito usada como decoração em muros e pergolados.

Portanto, é uma planta ideal para ambientes externos, onde pode se desenvolver. Além disso, precisa apenas de um solo bem drenado e luz solar. Durante seu crescimento pode ser amarrada para se desenvolver verticalmente também.

Portanto, a rega pode ser feita de forma regular durante os períodos mais quentes do ano, já que é uma das plantas resistentes ao Sol. 

Fonte: Verde na Web

11 – Primavera

Assim como a Alamanda, a Primavera é uma planta trepadeira muito comum no país, floresce no verão e na primavera. Assim, é uma das plantas mais resistentes a Sol, durante todo o ano.

A Primavera é uma das plantas resistentes ao sol que não requer muitos cuidados. Sendo assim, a rega pode ser feita quando for percebido que o solo está seco. Para se desenvolver, o recomendado é que a planta tenha apoio vertical. 

Fonte: Thaisa Dalmut

Plantas resistentes a sol usadas como cerca-viva

Dentre as plantas resistentes ao Sol, e que são utilizadas como cerca-viva, temos:

12 –  Clúsia

Mais comuns em ambientes externos, a clúsia é uma planta com folhas grossas e pequenas de tom verde escuro.

Em ambientes maiores e que podem se desenvolver, os arbustos chegam a seis metros de altura. Em estações mais quentes, como na primavera, ou no inverno do Brasil, a clúsia floresce minúsculas flores brancas. Também é muito usada como cerca viva.

Fonte: Casa e Jardim

13 – Murta

Assim como a clúsia, a Murta é muito utilizada como cerca viva. Sua folhagem também é de verde escuro intenso e, na primavera, também florescem flores brancas.

Frequentemente, se encontra na região sul do país, embora seja uma das plantas resistentes ao sol.

Fonte: Faz Fácil

14 – Evônimo

Assim como a murta, o evônimo é uma planta comumente usada como cerca viva. Suas folhas apresentam um degrade de cores verdes e também são menores. Também se desenvolve em climas frios, apesar de gostar de luz solar direta.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Plantas e flores

Flores resistentes a sol

Além das plantas resistentes ao Sol, também existem diversas flores que resistem bem aos raios solares. Por exemplo:

15 – Verbena

A Verbena é uma flor, assim como as outras flores resistentes a sol, que florescem durante todo o ano, principalmente na primavera e no verão.

É muito usada no desenvolvimento de remédios naturais fitoterápicos, além de ser delicada e ter um cheiro suave característico. Não são plantas altas, seus arbustos não passam de trinta centímetros.

Durante seu cultivo, é ideal que ela esteja ao Sol e que sua rega seja feita diariamente, porém com pouca água.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: WeMystic Brasil

16 – Gerânio

Outra flor muito comum em jardins é o gerânio. Suas flores são pequenas e juntas formam um buquê circular. É uma planta resistente ao sol, mas que floresce melhor em ambientes não muito ventilados.

Ventos fortes podem afetar seu desenvolvimento. A rega precisa ser feita de maneira regular, porém não diariamente. Dessa forma, o ideal é que seja feita, pelo menos, três vezes na semana, sempre que perceber que o solo está seco.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Enciclopédia Global

Outras plantas resistentes ao Sol que você pode gostar

Além das plantas e flores já citadas, você também pode gostar das seguintes plantas resistentes ao Sol:

17 –  Maria sem-vergonha

Da mesma forma que o gerânio, essa é também uma flor resistente a sol encontrada em muitos jardins pelo país. Floresce o ano todo se estiver em um ambiente ensolarado.

Além disso, gosta de solos úmidos. Portanto, sua rega deve ser feita diariamente e, se cultivada em vasos, o ideal é que estejam sempre próximas a luz solar. Suas flores não atingem grandes alturas, podendo chegar até sessenta centímetros.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Minhas Plantas

18 – Plantas resistentes ao Sol – Begônia

De flores pequenas, a begônia forma um pequeno arbusto que apresenta muitas cores. Para florescer, o ideal é que seja plantada em solo drenado, onde se adapta há ambientes com claridade. Porém, se desenvolve melhor ao sol.

São conhecidas por serem flores ornamentais de fácil cuidado e manutenção. Portanto, o ideal para que ela fique florida e não murche é fazer a rega sempre que perceber que o solo está seco, pois ele precisa estar úmido com frequência.

Fonte: Garden Mania

Plantas exóticas resistentes a Sol

Dentre as plantas exóticas que são resistente a Sol, podemos citar:

19 – Rosa do deserto

Uma das plantas mais diferentes e resistentes a sol, a rosa do deserto tem um aspecto muito característico. Dessa forma, muitas pessoas cultivam a rosa do deserto como planta exótica também.

As raízes dessa planta ficam visíveis na superfície, assim se cria uma espécie de tronco até as suas flores. A rosa do deserto pode ser encontrada em muitas cores, até mesmo tons mais escuros, como o preto.

Apesar de ser uma das plantas resistentes ao sol, é preciso que sua rega seja constante. Porém, a quantidade de água no solo não pode exercer o limite, até que o deixe encharcado. Além disso, são cultivadas em vasos, ao invés de serem plantadas no chão.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Alô Alô Bahia

20 – Plantas resistentes ao Sol – Ave do paraíso

Conhecida por ser uma planta exótica, a ave do paraíso é muito usada como planta ornamental. Assim, sua beleza está nas folhas coloridas e diferentes que lembram uma bananeira e um pássaro de asas abertas.

Os principais cuidados consistem em regas regulares, ou seja, o solo precisa estar sempre úmido. Portanto, o ideal é, assim que for percebido que o solo está seco, regar até que fique úmido. Dessa forma, quando o clima estiver um pouco mais úmido, as regas podem diminuir de frequência.

Plantas resistentes a sol: as melhores opções para o jardim
Fonte: Mercado Livre

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Plantas que precisam de pouca luz para começar o seu jardim

Fontes: Casa de Irene, Viva Decora.

Imagens: Viva Decora, Bom Dia Feira, Thaisa Dalmut, Sei Eventos, Garden Mania, Veja, Casa UmComo, Casa e Jardim, Faz Fácil, Pinterest, WeMystic, Enciclopédia Global, Alô Alô Bahia, Plantas e Flores, Minhas Plantas, Vale Verdejante, Mercado Livre, Pixabay.