Espécies

Zamioculca – Como cultivar essa planta em casa e principais cuidados

A zamioculca é uma ótima opção de planta ornamental para decoração. Além de bonita, também é fácil de manter em casa com poucos cuidados.

Por Rafaela de Almeida

A zamioculca é uma planta ornamental muito usada na decoração, principalmente em ambientes internos, como salas, escritórios e quartos. Além disso, são plantas bastante comuns e fáceis de manter em casa.

É facilmente reconhecida pelas suas folhas e galhos longilíneos. Também pertence à mesma família de outras plantas, como as flores copo de leite. Além disso, é originária da África.

Entre seus principais cuidados, as zamioculcas podem ser consideradas plantas de meia-sombra, por isso, lugares que recebem luz difusa são os mais recomendados para o seu cultivo. Outra característica é que esse tipo de planta não atinge grandes alturas, podendo chegar a pouco mais de um metro.

Como plantar a zamioculca em casa?

Antes de plantar é importante escolher um bom lugar, seja um vaso ou um cantinho no jardim. Caso escolha plantar a zamioculca em vaso, lembre-se de escolher um que possua, pelo menos, um furo no fundo para que a água da rega seja escoada.

Fonte: Viva Decora

A escolha do vaso também deve levar em consideração o tamanho da planta. Assim, é preciso adquirir um vaso que comporte o crescimento da zamioculca.

Para plantar no vaso, é necessário uma manta ou qualquer outro material que seja drenante para colocar no fundo do recipiente. Além disso, materiais como argila também contribuem para a drenagem e umidade do solo. Ao montar o vaso, coloque a manta no fundo e, por cima, adicione a argila expandida.

Para preparar o substrato, misture terra vegetal e terra comum na mesma proporção. O substrato precisa ser rico em matéria orgânica, por isso a terra usada necessita ter nutrientes, que podem ser adquiridos de forma comercializada e industrial, como pode ser preparada com adubo.

Além da terra, misture metade de areia e húmus de minhoca.

Zamioculca: como cultivar essa planta em casa e seus cuidados
Fonte: Dicas Online

Com a mistura do substrato pronta, adicione por cima da argila expandida, usando uma pá de jardinagem se necessário. Preencha o suficiente para que sobre espaço para colocar a zamioculca no vaso. Faça um pequeno buraco e coloque as raízes da planta e adicione o resto do substrato.

Para plantar a zamioculca, podem ser usadas suas sementes, que caem das suas hastes durante o período de floração, além de mudas que brotam ao lado da planta mãe.

Principais cuidados

Depois de fazer o plantio da zamioculca ou adquirir uma planta já preparada em algum vaso, é importante atender às suas necessidades. Como dito anteriormente, a zamioculca é considerada uma planta de meia-sombra. Por isso, escolha um lugar com luz indireta para cultivá-la.

Zamioculca: como cultivar essa planta em casa e seus cuidados
Fonte: Casa e Jardim

Além disso, as regas não precisam ser constantes ou abundantes em relação ao volume de água. Assim, duas regas por semana são suficientes para que a zamioculca se mantenha saudável. É preciso tomar cuidado para não encharcar o solo. Assim, observe a tonalidade das folhas, caso elas fiquem amarelas, é melhor diminuir a quantidade de líquido.

Apesar disso, é necessário manter o solo úmido. Dessa forma, a mistura do substrato com uso de argila, areia e húmus de minhoca contribui para a drenagem e umidade do solo. Além disso, adubar o solo usando NKP pode ajudar, o processo pode ser feito a cada três meses.

Assim como qualquer outra planta, a zamioculca tem necessidades básicas e são bastante resistentes. Além disso, são plantas com crescimento lento e que não exigem podas constantes.

Fonte: Im Grower

É recomendado fazer o replantio de tempos em tempos. Por isso, se sua zamioculca tem de 3 a 4 anos, faça o replantio para o surgimento de mudas novas e renovação total da terra.

É importante ressaltar que essa planta pode ser tóxica. Sendo assim, é interessante cultivá-la longe de animais domésticos que podem morder as folhas, ou crianças pequenas. O simples contato das folhas pode levar a pequenas alergias.

Curtiu esse post? Então confira também essa lista com plantas que acalmam.

Fontes: Tua Casa, Viva Decora, Casa e Festa.

Imagens: Decor Fácil, Viva Decora, Dicas Online, Hipó Cheio de Vida, Casa e Jardim, Im Grower.