Mudas

Como fazer mudas – Passo a passo de como criar mudas de plantas

Existem diferentes formas de como fazer mudas. Algumas espécies de plantas podem ser replantadas em terra, ou criar raízes em água.

Por Rafaela de Almeida

-

Plantar utilizando mudas é uma das maneiras mais fáceis de cultivar uma plantinha em casa. Além disso, também é uma forma de perpetuar novas plantas a partir de uma que já existe. Mas como fazer mudas?

Existem algumas maneiras de se fazer mudas, de modo geral, o princípio é o mesmo. Contudo, algumas plantas podem ter mudas diferentes, algumas retiradas diretamente das raízes, outras podem ter ramos colocados em água para formar raízes e depois ser replantado em solo firme.

É possível fazer mudas de todas as plantas em casa sem gastar comprando novas.

Passo a passo de como fazer mudas

Ao fazer mudas de plantas é preciso observar alguns aspectos em relação à remoção de ramos ou partes da planta de modo que o corte seja feito de forma correta.

Para isso, é bom conhecer o caule, os galhos, as raízes e as folhas da planta de origem. De modo geral, a planta matriz precisa estar saudável para dar boas mudas e se regenerar após o corte.

Fonte: Revista Natureza

Primeiramente, ao remover uma parte da planta, ela precisa ter nós e entrenós, que são regiões do caule de onde saem as ramificações das plantas, desde galho até as folhas.

O corte de retirada da muda deve ser feito no entrenó da planta. Dessa forma, quando for colocado na terra, ou em água, o corte vai permitir que o galho ganhe raízes. É importante cortar mais de um nó, isso porque as chances de raízes se desenvolverem será maior quando colocada em algum recipiente.

Além disso, quando retirar a parte da planta para fazer mudas, arranque as folhas, se houver, pois as folhas podem atrapalhar o desenvolvimento da muda. Retirando as folhas, o nó ficará mais evidente e criará raízes mais facilmente.

Como fazer mudas: passo a passo de como criar mudas de plantas
Fonte: Área de Mulher

Para que a muda cresça é preciso replantá-la em um recipiente, que pode ser vasos com terra e substrato que possua nutrientes para o seu desenvolvimento. Além disso, algumas espécies também podem ser replantadas em água para criar raízes e depois serem passadas para vasos com terra.

Como fazer mudas de algumas espécies

Alguns tipos de plantas podem apresentar formas diferentes de fazer mudas. Algumas necessitam apenas de um corte de galho, enquanto outras é preciso se atentar aos nós e ramificações.

Como fazer mudas de samambaias

Para fazer mudas de samambaia, basta retirar uma parte da planta a partir de seu nó. O nó da samambaia é cada ponto pelo qual nasce uma folha. Sendo assim, corte um ramo com, pelo menos, cinco nós da planta.

Fonte: West Wing

Além disso, retire o ramo junto às raízes, mas tome cuidado, já que elas são bem delicadas. Após retirar a parte da planta, replante em um vaso de sua preferência.

Orquídeas

Fazer mudas de orquídea é muito simples. Antes de tudo, espere que a flor encerre o ciclo de floração para fazer a retirada de mudas. É comum que as orquídeas sejam plantadas juntas em um mesmo vaso, por isso, remover uma da outra pode ser mais fácil.

Como fazer mudas: passo a passo de como criar mudas de plantas
Fonte: Construtora Laguna

Assim, corte uma parte da planta, deixando a raiz intacta para colocar em um novo vaso. Feito isso, só colocar o galho recém-cortado em terra firme e aguardar que as raízes se firmem no solo.

Como fazer mudas de marantas

Naturalmente, a maranta é uma planta que brota novas mudas com facilidade ao lado da planta matriz.

Fonte: Selvva

Por isso, se você quer uma nova muda de maranta, basta retirar os pequenos brotos que crescem ao lado da maranta já desenvolvida, de forma que as raízes também sejam retiradas do solo. Em seguida, replante o broto em solo firme com substrato.

Suculentas

As suculentas são uma das plantas mais fáceis de se fazer mudas. Isso porque, para dar vida às plantas novas, basta retirar uma folha de uma suculenta desenvolvida e deixá-la sobre o solo de algum vaso. 

Como fazer mudas: passo a passo de como criar mudas de plantas
Fonte: Casa Claudia

Para fazer uma nova muda, não é preciso enterrar a folha, apenas deixe ela por cima da terra. Além disso, para ajudar no processo de desenvolvimento, regue o solo da suculenta sem molhar a folha.

O solo para a suculenta se desenvolver deve ter uma misturada igual entre terra e areia, isso facilita que a folha crie raízes.

Como fazer mudas de jiboias

Assim como as suculentas, a jiboia também pode se reproduzir facilmente criando mudas. Contudo, diferente das suculentas, as jiboias podem ser replantadas em recipientes com água.

Fonte: Bons Fluídos

Para isso, corte um ramo da jiboia com pelo menos cinco folhas, que representam os nós da planta e podem desenvolver raízes. Assim, coloque-as em um recipiente com água limpa e fresca.

O que achou da matéria? Se gostou, leia mais sobre plantas para apartamento.

Fontes: Yes We Grow, Histórias de Casa, Elle.

Imagens: Jefferson de Almeida, Revista Natureza, Área de Mulher, West Wing, Construtora Laguna, Selvva, Casa Claudia, Bons Fluídos.