Espécies

Tipos de plantas, quais são? Reino Plantae e algumas espécies de plantas

Existem diversos tipos de plantas, que fazem parte do Reino Plantae. Alguns exemplos são as plantas carnívoras, medicinais e ornamentais.

Atualizado em 06/01/2021

Existe uma infinidade de tipos de plantas e espécies, muitas dessas plantas podem ser cultivadas em casa, seja em jardins, canteiros, vasos, hortas. Além disso, apesar da variedade de espécies mais populares, também existem aquelas pouco conhecidas, mais exóticas, algumas ornamentais, medicinais, carnívoras.

De forma mais científica, existem quatro grupos de plantas: as briófitas, as pteridófitas, as gimnospermas e as angiospermas. Sendo assim, cada grupo apresenta suas especificidades e características.

De modo geral, os cuidados com todas as plantas são basicamente os mesmos, água na frequência correta, assim como luz solar, um solo que se adeque às suas necessidades, além de poda para algumas e colheita.

Na natureza os mais variados tipos de plantas possuem papel essencial na produção de gases, no controle da umidade e inúmeras funções para os seres vivos, como alimento e matéria prima.

Dessa forma, é possível ter no jardim de casa inúmeros tipos de plantas, desde as mais decorativas até as comestíveis.

O Reino Plantae e os grupos de plantas

O Reino Plantae é a reunião de tudo que envolve as plantas da nossa natureza. Além disso, ele possui quatro divisões, que caracterizam as plantas de acordo com cada especificidade, seja flores, frutos, galhos e outros aspectos que a definem.

Fonte: Voz do Campo

Briófitas

O grupo das briófitas é o grupo de plantas mais simples, como os musgos, por exemplo. As plantas desse grupo apresentam características como serem pequenas, não desenvolverem caule, logo, sem folhas, galhos ou raízes.

Além disso, também são plantas que necessitam de água para se reproduzirem, por isso são encontradas em lugares úmidos.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Biologia Net

Pteridófitas

Assim como as plantas classificadas como briófitas, as pteridófitas precisam da água para se reproduzirem. Outra característica desse grupo é que as plantas apresentam caule, galhos e folhas, além de possuírem raízes. Um exemplo bastante popular e conhecido de uma planta desse grupo são as samambaias.

Fonte: Quero Bolsa

Gimnospermas

As gimnospermas são plantas muito evoluídas, sua principal característica é o desenvolvimento de sementes. Contudo, essas sementes não estão envoltas por uma capa protetora, que geralmente chamamos de fruto. Sendo assim, as sementes das gimnospermas são nuas, um exemplo delas são os pinheiros, que geram as pinhas.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: BioEnciclopedia

Angiospermas

No último grupo de plantas do Reino Plantae, temos as angiospermas. Neste grupo, estão a maior variedade de tipos e espécies de plantas. Além disso, a principal característica dessas plantas são as flores e, logo, os frutos. Essas plantas têm papel fundamental na dispersão, pois atrai polinizadores.

Fonte: Stoodi

Tipos de plantas

Além das mais comuns, encontradas em jardins, por exemplo, também existe uma grande variedade de outras espécies de plantas como as medicinais, as carnívoras e muitas outras menos comuns. Conheça alguns tipos de plantas que você também pode ter em casa.

Tipos de plantas carnívoras

Esse tipo de planta é conhecido por capturar pequenos insetos e até pequenos animais como suas presas. São plantas exóticas que podem ser cultivadas em casa facilmente, além de trazerem autenticidade para os ambientes. Diferente de outras plantas, as plantas carnívoras não necessitam de muitos cuidados, bem como solo adubado ou regas regulares.

As plantas carnívoras se desenvolvem muito facilmente em solo pobre de nutrientes e pouco adubo. Sendo assim, na mistura da terra pode ser adicionado um pouco de areia. Além do solo, as plantas carnívoras também precisam ser cultivadas em ambientes que favoreçam a caça de insetos. Por isso, se cultivada em vasos, deixe-a sempre próximos a janelas ou portas.

Dionéia

A dionéia é um tipo de planta carnívora. É popularmente conhecida por suas folhas se assemelharem com uma pequena boca dentada. É um dos tipos mais conhecidos.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Segredos do Mundo

Pinguicula

A pinguicula também é um tipo de planta carnívora, embora muitas pessoas não saibam. Isso porque a pinguicula parece uma flor delicada em tons que variam do roxo ao lilás.

Fonte: Junta de Andalucía

Nepenthes

Com seu formato exótico, a nepenthes é uma das plantas carnívoras que podem ser cultivadas em casa e que apresenta um formato diferente. Esse tipo de planta pode se desenvolver como cachos, é ideal para ficar suspensa em vasos como pendentes. Seus cachos prendem os insetos em seu interior.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Gardenes World

Tipos de plantas medicinais

Muitas plantas medicinais podem ser cultivadas em hortas, jardins e vasos em casa. Além de também poderem decorar os ambientes. Alguns tipos de plantas medicinais são popularmente conhecidas para o uso em chás, por exemplo. Outras plantas podem ser incorporadas na alimentação de muitas maneiras.

Apesar de muitas serem conhecidas e usadas no cotidiano para tratar de pequenas enfermidades, como dores de estômago, dores de cabeça, relaxante muscular entre outras situações, é importante sempre consultar o médico antes de fazer o uso.

Isso porque algumas plantas contêm substâncias que podem ser prejudiciais à saúde e desempenharem função contrária no organismo humano, levando a um quadro de intoxicação ou envenenamento.

Boldo

O chá de boldo é muito usado para ajudar não somente a má digestão, como também no mal estar causado pelo fígado. Suas substâncias são capazes de promover um detox e limpeza no organismo, apesar do seu gosto ser forte e amargo.

Fonte: Conexão Planeta

Quebra-pedras

Como o nome já diz, o chá de quebra-pedras pode ser ingerido para ajudar a combater as pedras nos rins. Ótimo aliado para cólicas renais. Além disso, pode ser cultivado facilmente em algum canteiro ou vasos em casa.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Pense Natural

Hortelã

A hortelã é muito conhecida pelo seu cheiro fresco característico. É muito utilizado no preparo de chás, sendo fonte de matéria prima para várias indústrias, desde cosméticos, produtos de limpeza, comidas e muito mais. Além disso, o chá dessa erva é muito utilizado para combater sintomas gripais.

Fonte: N1

Tipo de plantas ornamentais

As plantas ornamentais são tipos de plantas facilmente encontradas em casas, pois são conhecidas pelo uso na decoração de ambientes, jardins e os mais variados espaços. Além disso, existem muitas espécies de plantas ornamentais e flores também.

Aglaonema

É uma planta de médio porte, pode ser cultivada dentro de casa em vasos ou em jardins. Além disso, tem grandes folhas de verde vibrante e traz charme para ambientes como salas, escritórios e até mesmo quartos.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Selvva

Cactos

Os cactos, assim como as suculentas, são plantas muito populares pelo mundo todo. Além da sua versatilidade é uma planta muito fácil de ser cultivada em casa e pode decorar os mais variados ambientes. Existem muitos tipos de cactos, de formatos e tamanhos diferentes que se adaptam a todos os lugares da casa e são opções de plantas ornamentais.

Fonte: ABC Garden

Figueira Lira

Com folhas grandes, assim como a aglaonema, a figueira lira não é muito comum, mas é uma planta ornamental usada para decorar ambientes internos, tornando-os mais charmosos. Além disso, por não ser tão popular, seu valor pode ser alto em comparação com outras plantas.

Tipos de plantas: conheça o Reino Plantae e algumas espécies de plantas
Fonte: Casa Vogue

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também quais as características da Árvore da Felicidade e como plantar cebolinha.

Fontes: Decor Fácil, Viva Decora, Biologia Net.

Imagens: Casa Abril, Voz do Campo, Biologia Net, Quero Bolsa, BioEnciclopedia, Stoodi, Segredos do Mundo, Junta de Andalucía, Gardenes World, Conexão Planeta, Pense Natural, N1, Selvva, ABC Garden, Casa Vogue.