Dicas

Substrato para plantas – O que é e dicas de como escolher o melhor tipo

O substrato para plantas, se bem preparado, pode ajudar no desenvolvimento saudável das espécies e favorecer a floração das flores.

Por Rafaela de Almeida

-

Já sabemos que as plantas são ótimas alternativas para a decoração, além de serem úteis em horta. Contudo, para que elas se desenvolvam saudáveis, é necessário que o solo de sua base seja rico em bons nutrientes. Isto é, para o crescimento delas, é indicado usar substrato para plantas específico para cada espécie.

Existem substratos para plantas comercializados prontos para serem utilizados no solo. Contudo, também é possível fazer o próprio substrato em casa usando resíduos orgânicos, por exemplo.

Outra forma de fazer o próprio substrato é usar materiais como areia e húmus. Esse tipo de material garante a absorção da água pelo solo, além de contribuir para o crescimento da planta.

O que é substrato para plantas?

O substrato para planta é um composto que pode substituir ou ser acrescentado ao solo das plantas, geralmente por um determinado período de tempo.

Fonte: Portal Frutícula

Os materiais usados para fazer o substrato para plantas são porosos e não são capazes de fornecer nutrientes diretamente para as plantas. Isto é, podem auxiliar no crescimento, mas os nutrientes não partem especificamente deles.

Muitos substratos comercializados com nutrientes acabam não sendo absorvidos pelas plantas. Isso ocorre porque o substrato acaba saindo pela água da rega conforme o tempo for passando. Dessa forma, um substrato para plantas adicionado no solo fica na terra em torno de 15 a 30 dias.

Diferença entre substrato para plantas e adubo

Apesar do que possa parecer, substrato e adubo não são a mesma coisa. Enquanto o adubo é fonte direta de nutrientes para as plantas, o substrato é o componente do solo, ou a base da planta, sem oferecê-la nutrientes. Exemplificando, o substrato é a terra, ou solo, e o adubo é o alimento responsável por fornecer comida à planta.

Fonte: CI Orgânicos

O composto orgânico é o adubo mais comum utilizado para fornecer nutrientes para as plantas. Sendo assim, ele pode ser transformado a partir dos resíduos da cozinha de casa. Resíduos como casca de alimentos e sobras são boas fontes para a criação do adubo orgânico.

Além disso, o composto orgânico também pode produzir um líquido chamado chorume. Esse líquido também pode ser usado nas plantas, pois é fonte de nutrientes.

Como escolher o melhor substrato para plantas

Antes de escolher o substrato para plantas é preciso entender quais necessidades precisam ser atendidas. Isto é, algumas espécies exigem solo bem drenado, rico em nutrientes, outras sobrevivem em solos mais secos.

Substrato para plantas: o que é e dicas de como escolher o melhor tipo
Fonte: Coperaguas

Além disso, algumas terras são mais grossas e com pedaços de cascalho, enquanto outras são mais macias, fofas e finas. A maior parte das plantas se desenvolvem melhor com substrato macio e úmido.

Preparando substrato para algumas espécies de plantas

Agora que entendemos o que é substrato, a sua diferença com o adubo e como escolher o tipo certo, separamos algumas receitas para preparar o próprio substrato para plantas de acordo com cada espécie.

Substrato para samambaia

As samambaias são muito populares por todo o mundo, no Brasil não é diferente. São muito comuns em decoração, tanto em ambientes internos, quanto externos. Além disso, são plantas fáceis de se manter em casa.

Fonte: Decor Fácil

O solo das samambaias necessita de muita umidade, já que o solo bem drenado contribui para o seu desenvolvimento. Para preparar um bom substrato, separe terra, areia e húmus na mesma proporção, além de fibra de coco. Essa mistura deixará o solo pronto para receber as samambaias.

Substrato para suculentas

Assim como as samambaias, as suculentas também são muito comuns na decoração. Se engana quem acha que o solo delas não precisa de substrato para plantas ou muitos nutrientes para se desenvolver.

Fonte: Pergunte ao Agrônomo

Apesar da facilidade dos cuidados, as suculentas requerem solo leve e com muita capacidade de drenagem. Isto é, não são plantas de solo úmido.

Para preparar o substrato para as suculentas, use terra, o dobro de areia em relação à terra e um pouco de húmus. Essa mistura ajudará na drenagem do solo das suculentas.

Substrato para orquídeas

O substrato para plantas podem ser diferentes de acordo com a espécie ou tipo de planta. As flores, geralmente, são plantas mais sensíveis e requerem um pouco mais de atenção pela floração.

Substrato para plantas - O que é e dicas de como escolher o melhor tipo
Fonte: Oficina da Terra

As orquídeas, por exemplo, requerem solo aerado e com capacidade de secagem rápida, pois o solo não deve ser úmido em excesso. Isso porque, quanto mais úmido o solo, as raízes podem apodrecer por serem finas.

Para fazer o substrato para orquídeas, use fibras de coco e metade da proporção para pinus e musgo. Com essa mistura, a orquídea se desenvolverá saudável e sem apodrecer as raízes.

Gostou desse post? Leia como escolher o melhor vaso para as plantas.

Fontes: Minhas Plantas, Terral, Bom Cultivo, MF Rural, Petz.

Imagens: Revista Galileu, Portal Frutícula, P. Allen Smith, CI Orgânicos, Coperaguas, Decor Fácil, Pergunte ao Agrônomo, Oficina da Terra.