Dicas

Borra de café nas plantas – Como utilizar e principais benefícios

A borra de café nas plantas pode ajudar na jardinagem evitando a proliferação de pragas e fungos, além de contribuir para a reciclagem.

Por Rafaela de Almeida

-

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, sendo produzido em vários países, além de ser muito consumido no Brasil. Além disso, a borra de café nas plantas pode acabar sendo benéfica para o desenvolvimento de muitas espécies e para o aumento de nutrientes e qualidade do solo.

A borra de café pode ser considerada um adubo orgânico, pois não possui propriedades químicas que prejudiquem de alguma forma a saúde das plantas e da terra de cultivo. Dessa forma, também pode ser considerada uma alternativa barata para adubar o jardim.

A borra de café nas plantas pode ser aplicada diretamente na terra. No entanto, existem outras maneiras de utilizar o café para o processo de adubagem. Existem alternativas como fazer um fertilizante líquido usando o café, ou misturar com outros resíduos.

Borra nas plantas ajuda no combate às pragas

A borra de café nas plantas têm algumas utilidades, uma delas é o combate de pragas. Isto é, algumas espécies de lagartas, lesmas e caracóis não gostam de cafeína. Por isso, ao usar borra de café esse tipo de animal tende a ficar longe da plantação.

Fonte: Café Ouro Negro

O café não é capaz de matar lesmas e caracóis, não age como um pesticida. No entanto, ajuda a afastar esses animais e os possíveis ataques, principalmente nas hortas, onde são mais comuns de serem vistos.

Ao usar a borra de café para esse fim, é preciso se atentar a qualidade do solo, pois o café é capaz de acidificar o solo. Por isso, antes de adicionar borra de café nas plantas, faça uma mistura com um pouco de cinzas ou algumas folhas secas para ajudar no controle de pH.

Uso como fungicida

A borra de café também pode ser usada como fungicida para as plantas. Sendo assim, antes de usar é preciso colocar a borra de café para secar.

Fonte: Viveiro Renascer

Para secar é simples, basta deixar a borra de café em um recipiente ao sol por algumas horas. Feito isso, espalhe a borra na terra do vaso ou diretamente no solo, próximo ao caule da planta.

A borra é capaz de reter a umidade desnecessária do solo. Por isso, quando colocada na terra ajuda a reter líquido, o que afasta a proliferação de fundos pela umidade da terra, que são os tipos mais comuns de fungos que atacam as plantas.

Uso da borra de café na compostagem

Caso utilize uma composteira doméstica ou algum recipiente com resíduos orgânicos a borra de café pode ser usada para diminuir o odor gerado pela compostagem.

Borra de café nas plantas: quais os principais usos e maior benefício
Fonte: Café Utam

Dessa forma, ao colocar borra de café por cima dos resíduos, a borra de café vai cooperar para que o cheiro exalado não seja tão forte, apesar de não tirá-lo completamente. Além disso, ao adicionar borra de café no composto, o adubo também é enriquecido de nutrientes presentes no pó de café.

Borra de café para vermicultura

Outro uso do pó de café é no trato de vermicultura. Isto é, a borra pode ser uma boa opção de alimento para as minhocas. O café é fonte de nutrientes até mesmo para a alimentação das minhocas que podem ser cultivadas na composteira doméstica.

Fonte: Ecycle

O reaproveitamento como melhor benefício do uso da borra

Um dos principais benefícios de usar a borra de café na jardinagem é o reaproveitamento. Isso porque a reutilização do que seria descartado é um resíduo a menos para o meio ambiente também, além de ser econômico.

Borra de café nas plantas: quais os principais usos e maior benefício
Fonte: Cobasi

A reciclagem é, de longe, um dos maiores benefícios do uso da borra de café. Assim como outros resíduos também podem ser transformados em adubo orgânico, como casca de alimentos, restos de comida e resíduos vindos, principalmente, da cozinha.

Gostou desse post? Então confira mais sobre a diferença entre adubo caseiro e orgânico.

Fontes: Agricultura e Mar, Gazeta do Povo.

Imagens: Gazeta do Povo, Café Ouro Negro, Lar Natural, Viveiro Renascer, Café Utam, Ecycle, Cobasi.