Espécies

Murta: uma das flores com perfume mais adocicado da natureza

A murta, também conhecida como dama-da-noite, é uma planta com flores delicadas e de aroma delicado e extremamente característico.

Por Rafaela de Almeida

-

A murta é uma flor, conhecida principalmente por outros nomes como dama-da-noite, murta-da índia, murta-de-cheiro, dentre outros. Essa planta é um tipo de arbusto, que pode chegar a 7 metros de altura. Por isso, é frequentemente utilizada no paisagismo, pois são ótimas opções de  cercas vivas e até mesmo para decorar a entrada da casa.

Originária da parte sul da Índia, a murta forma flores nas cores branca e creme que fazem um belo contraste com os tons de verde-escuro de suas folhas. Além disso, as flores dessa espécie possuem um aroma bastante semelhante ao do jasmim e da flor-de-laranjeira. Vale lembrar que caso a murta seja frequentemente podada como cerca-viva ela não irá florescer muito.

Utilização na murta

Fonte: Chá Benefícios

Suas flores possuem uma beleza tão delicada que durante a antiguidade ela era comumente utilizada como arranjos para penteados de noivas. Além disso, outro fato interessante é que suas folhas e flores podem ser ingeridas na alimentação. Legal não é mesmo?

Na Índia essas flores são bastante utilizadas para a confecção do curry, um prato típico indiano feito com diversas especiarias, devido ao seu sabor intenso e picante. Já na Itália as folhas são usadas na fabricação de queijos. Além disso, o seu sabor harmoniza perfeitamente com o tomilho para o tempero de carnes. 

Quanto aos frutos da planta, quando maduros são comestíveis, comumente utilizados na produção de gelais, sucos, sorvetes, licores, molhos agridoces e salgados.

Devido ao aroma das flores, a murta pode ser usada para aromatizar chás, podendo ser usadas frescas ou secas por meio de infusão. Também podem ser misturadas com outros chás para agregar mais aroma e sabor. Aliás, o seu aroma bastante característico também é muito usado com água para aromatizar ambientes.

Murta e suas propriedades medicinais

Murta: uma das flores com perfume mais adocicado da natureza
Fonte: 100 Mil Árvores

A murta, além de ser utilizada como tempero de comidas, possui propriedades medicinais, agindo na limpeza do sistema respiratório e como expectorante. Além disso, é possível utilizá-la no auxílio em tratamentos de doenças que atacam o sistema urinário e reprodutor, em casos de infecções como cistite e uretrites. 

Outra propriedade diz respeito ao tratamento de problemas de pele como a acne e a psoríase. A murta pode ajudar em tratamentos de infecções na gengiva e hemorroida, nesses casos ela é utilizada de forma externa, ou seja, não é necessário ingeri-la para a realização do tratamento.

Cuidados com a murta durante o cultivo

Então, sabendo de todas essas propriedades e finalidades da murta, vamos conhecer melhor como é o seu cultivo e os cuidados para a planta crescer saudável.

Clima

Fonte: SAPO

Por ser uma planta originária de clima mediterrâneo, a murta aprecia a luz solar, por isso consegue se desenvolver bem em áreas externas, como calçadas e jardins. No entanto, vale destacar que ela consegue com facilidade se adaptar aos climas tropicais e subtropicais.

Solo

Murta: uma das flores com perfume mais adocicado da natureza
Fonte: Pinterest

Quanto ao solo, apesar de ser uma planta resistente, a murta não irá se desenvolver em todo o tipo de solo. Isso porque, a planta não consegue se desenvolver em solos argilosos, preferindo aqueles que são mais férteis, isto é, ricos em matéria orgânica. Além disso, é necessário um solo com grande capacidade de drenagem.

Frequência de rega

Fonte: Wikipedia

A murta não necessita de rega todos os dias. Contudo, é preciso lembrar de manter certa regularidade durante as regas, principalmente no primeiro ano de vida, pois é quando ela está passando pela fase de desenvolvimento. 

Poda da murta como cerca viva

Murta: uma das flores com perfume mais adocicado da natureza
Fonte: AUG Solo

As podas devem ser realizadas durante a primavera, quando o processo de desfolhamento pode ser realizado ao mesmo tempo. A realização das podas irá auxiliar na renovação das folhas da murta e deixá-la com uma aparência mais cheia e com flores. 

Outros cuidados e observações

Fonte: De Plantas

Essa planta é bem conhecida por ser capaz de atrair e abrigar um agente transmissor de uma doença chamada Greening dos Citros, que pode devastar essas plantas. Por esse motivo, a murta não é uma planta recomendada para se cultivar caso você cultive citros.

Devido aos grandes prejuízos causados a partir dessa doença, existem cidades que promoveram a retirada das murtas, seja em ambiente rural ou urbano. Portanto, essas cidades acabam não sendo agraciadas pelo aroma e beleza da murta-de-cheiro.

Além disso, por ser uma planta bastante resistente, a murta pode ser plantada em locais onde a umidade do ar é baixa. Também é possível cultivá-la em ambientes abertos ou fechados, desde que receba a quantidade necessária de luz para a realização da fotossíntese.

E então, o que achou dessa matéria? Aliás, você pode gostar também de conhecer mais sobre plantas alucinógenas.

Fontes: Odair Plantas, Viveiro Ambiental, Nô Figueiredo, Eco Jardim, Quinta da Murta.

Imagens: Guia das Suculentas, Chá Benefícios, 100 Mil Árvores, SAPO, Pinterest, Wikipedia, AUG Solo, De Plantas.