Dicas

Meia-sombra – Tipos de plantas para ambientes internos e características

As plantas possuem características específicas em relação ao cultivo. Algumas se adaptam melhor à meia-sombra, sombra ou sol pleno.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas possuem necessidades específicas, que dependem de cada espécie plantada. Assim, é importante saber se a planta é de meia-sombra, sombra ou sol pleno.

Isso porque, muitas pessoas não sabem, mas cada planta possui necessidades diferentes em relação à exposição solar. Nem todas as espécies que são cultivadas dentro de casa, ou no jardim, podem ficar no sol por grandes períodos de tempo.

Existe uma grande variedade de plantas que se adaptam aos ambientes e aquelas que são ideias para cada um. As melhores plantas para ambientes externos, são as plantas de sombra ou de meia-sombra.

Geralmente, as plantas de sol pleno precisam de ambientes mais abertos e com uma incidência maior de luz do sol, sendo mais indicadas para jardins, por exemplo.

Há um aparelho específico usado para medir a luz chamado luxímetro. Contudo, o mais fácil é saber o quanto cada planta precisa de luz ao adquiri-la. Neste caso, é importante levar em consideração não somente a luz em si, mas a exposição direta ao sol também.

Meia-sombra, sombra e sol pleno: o que significa cada um?

Meia-sombra: qual a exposição de sol adequada para cada planta?
Fonte: Contemporânea Construções

Apesar de cada plantar ter uma necessidade especifica em relação aos períodos de sol, não existe uma determinação de tempo que seja exata para isso. Dessa forma, é possível se basear em alguns estudos para saber qual seria a definição dessas necessidades.

  • Meia-sombra

Geralmente, as plantas de meia-sombra suportam cerca de 2 à 4 horas de sol durante o dia. Assim, não precisariam estar expostas o dia todo à luz solar, o resto do tempo pode passar em luz indireta.

  • Sombra

As plantas consideradas de sombra, apesar de parecer, ainda precisam de sol. O sol é o fator primordial para que as plantas possam se desenvolver e fazer fotossíntese.

A planta ser considerada uma planta de sombra significa que ela pode passar períodos mais curtos exposta ao sol. Em média, duas horas são o suficiente para que as plantas de sombra se mantenham saudáveis e cresçam.

  • Sol pleno

Diferente das plantas de meia-sombra e as de sombra, as plantas que podem ficar sob o sol são muito mais resistentes à exposição da luz e do calor.

Normalmente, as plantas que se encaixam nessa definição são as mais indicadas para jardins e ambientes muito expostos à luz do sol. Isso porque, sol pleno quer dizer mais de 6 horas de luz direta.

Sugestões de plantas meia-sombra e sombra

  • Costela de Adão

A costela de adão se tornou muito popular nos últimos anos como decoração para casa. É muito comum ser encontrada em ambientes como salas de estar, por exemplo.

Além de trazer um aspecto charmoso ao ambiente, os cuidados com a planta incluem ter sempre solo úmido e um ambiente mais espaçoso para se desenvolverem.

Fonte: Total Construção
  • Lírio da paz

Os lírios são ótimas flores para ambientes internos, consideradas plantas de meia-sombra. As flores dessa planta não precisam de luz solar direta por muito tempo e são muito procuradas pela beleza e fácil cuidado. A umidade do solo precisa ser controlada, para isso se atente as regas e ao prato sob o vaso, que não deve ser encharcado.

Fonte: GDia
  • Orquídeas

As orquídeas são flores muito famosas para uso como decoração de ambientes. São flores que precisam de atenção quanto as regas e ao sol. Além disso, não precisam de muitas horas expostas à luz solar, ficando bem em ambientes de meia-sombra. Além disso, a terra dos vasos precisa estar sempre úmida quando as flores e folhas parecem secas.

Meia-sombra: qual a exposição de sol adequada para cada planta?
Fonte: A Lavoura

Plantas resistentes a sol pleno

  • Cactos

Umas das plantas mais famosas pelo mundo, além de ser muito resistentes ao sol e ao clima seco, os cactos são ótimas opções para quem não tem tempo de cuidar, mas quer ter um toque verde em casa.

Além disso, os cactos não exigem muitos cuidados e se adaptam a vários ambientes, tanto em lugares com sol por muito tempo, quanto em ambientes com luz indireta.

Fonte: Gazeta do Povo
  • Espada de São Jorge

Facilmente encontrada pelos lares do Brasil, a espada de são-jorge, além de ser conhecida por trazer proteção à casa, também é muito usada em jardins e como decoração. Além disso, são plantas que podem ter longos períodos em contato com o sol.

Fonte: Pajaris

Fontes: Cultivando, Método Paisagismo, Viva Decora.

Imagens: Viva Decora, Contemporânea Construções, Total Construção, GDia, A Lavoura, Gazeta do Povo, Blog Pajaris.