Espécies

Flores do campo – Principais tipos, características e como cultivar

As flores do campo são popularmente conhecidas por serem usadas em buquês para presentear e arranjos usados na decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

As flores do campo, assim como outras espécies de flores, são muito populares na decoração, principalmente em eventos, mas também são boas opções na hora de presentear alguém especial.

Além disso, as flores do campo possuem significados diversos de acordo com a espécie e cor das pétalas. Assim, ao cultivar em casa, ou agradar alguém querido, é possível escolher de acordo com a mensagem que se quer passar.

As flores do campo também podem ser cultivadas em casa, no jardim ou em vasos. Além disso, flores de corte também podem decorar os ambientes em formas de arranjos, por exemplo.

Tipos de flores do campo

Existem tipos diferentes de flores do campo, mas, de modo geral, possuem o mesmo aspecto. Elas são capazes de trazer beleza e delicadeza na mesma proporção.

Além disso, muitas dessas flores são conhecidas por terem um leve perfume, por isso os ambientes ficam, além de bonitos, perfumados. Muitas espécies nascem de forma natural, mas elas também podem ser cultivadas a partir de mudas e sementes. Alguns espécies de flores do campo são:

Violetas

As violetas são flores do campo muito populares, além de serem facilmente reconhecidas. Além disso, são flores delicadas e com cores vibrantes, principalmente em tons de violeta, como seu próprio nome diz. São ótimas opções para arranjos ou buquês, mas podem ser cultivadas em vasos.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Decor Fácil

Azaleias são flores do campo populares no Brasil

As azaleias também são consideradas flores do campo. São flores volumosas, podendo atingir até dois metros de altura. É uma flor bastante encontrada aqui no Brasil. Além disso, apresenta tonalidades entre rosa, roxo, branco e vermelho.

Fonte: Veja

Hortênsias

As hortênsias podem ser consideradas flores do campo pela sua delicadeza e forma. Além disso, são encontradas em regiões de climas mais amenos, diferente das violetas e azaleias.

A tonalidade das flores pode variar de acordo com a qualidade e os nutrientes do solo, assim, as pétalas podem ter cores entre rosa claro, azul e brancas.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Revista Jardins

Uma das flores do campo mais conhecidas são as margaridas

Além de serem muito conhecidas como flores do campo, as margaridas são comumente associadas a invasoras. Isso porque crescem com muita facilidade nos mais variados solos, além de serem resistentes e fáceis de cultivar.

Apesar de ser encontrada principalmente na cor branca, existem outras tonalidades, como pétalas amarelas e alaranjadas.

Fonte: Giuliana Flores

Outras espécies de flores do campo

Outras flores por serem delicadas e bonitas também são consideradas flores do campo. Além disso, a maior parte delas são facilmente encontradas, pois nascem espontaneamente em qualquer tipo de solo.

Boca-de-leão

Esse tipo de flor do campo não é tão facilmente conhecido como as margaridas, porém são ótimas opções para arranjos na decoração e buquês.

Isso porque sua beleza está em suas pequenas flores delicadas e coloridas. Além disso, se assemelham a pequenas espigas, trazendo charme e caráter ornamental.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Mundo Husqvarna

Centaurea

Esse tipo de flor do campo é um pouco diferente das demais, já que suas pétalas são bem finas e com formato peculiar. No entanto, são usadas principalmente na decoração. A centaurea pode ser encontrada em tonalidades como o azul, lilás, branca e rosa.

Fonte: Flores Wiki

Cravo

O cravo também é considerado um tipo de flor do campo. Essa flor é muito popular pelo país, sendo usada popularmente em buquês.

As flores desse tipo são volumosas, com muitas pétalas dobradas. Além disso, apresentam uma grande variedade de cores como rosa, vermelho, branco e laranja.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Universo das Flores

Dálias

As dálias são flores muito delicadas, porém extremamente coloridas. Existem algumas variedades desse tipo de flor do campo, além de ser encontrada em muitas cores, como os tons de roxo, laranja, rosas e amarelas.

Essa flor pode ser usada em buquês e, principalmente, arranjos para a decoração de ambientes internos e eventos, por exemplo.

Fonte: Mundo Ecologia

Flores do campo para arranjos

Além dos clássicos buquês, as flores do campo também são muito usadas na decoração. Por isso, ficam muito bem em arranjos de mesa, ou em prateleiras e outras superfícies.

Gérberas

A gérbera pertence à mesma família dos girassóis, por isso são muito semelhantes visualmente. Contudo, possuem diferenças, principalmente relacionadas à cor e ao tamanho, sendo que as gérberas são um pouco menores.

Além disso, são muito usadas em buquês e ficam ótimas em arranjos na decoração.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Casa Vogue

Lavanda

A lavanda também pode ser considerada uma das flores do campo mais famosas do mundo. É bem conhecida pelo seu cheiro agradável e calmante. Além disso, pode ser usada na decoração, ou cultivada em jardins e canteiros em casa.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Minhas Plantas

Lírio

O lírio, além da beleza, também é uma flor muito perfumada, seu cheiro é marcante, porém delicado. Além do mais, pode ser encontrado em vários tons diferentes, como branco, rosa e amarelo.

Podem ser cultivados facilmente em vasos e usados na decoração e também são boas flores de corte para presentear.

Flores do campo: um dos tipos de flores mais populares em buquês
Fonte: Casa e Festa

O que achou da matéria? Se gostou, saiba também: Como plantar temperos – Primeiros passos e principais cuidados no plantio

Fontes: Decor Fácil, Tua Casa, West Wing, Viva Decora.

Imagens: Best Wallpaper, Flores Online, Decor Fácil, Veja, Giuliana Flores, Mundo Husqvarna, Flores Wiki, Universo das Flores, Mundo Ecologia, Casa Vogue, Minhas Plantas, Casa e Festa.