Espécies

Petúnia – Características da flor, tipos e principais cuidados no cultivo

Apesar de ser uma planta delicada, a petúnia é uma boa opção de flor para decorar, além de ser fácil de manter em casa ou em jardins.

Por Rafaela de Almeida

-

As petúnias são flores muito comuns. Geralmente são cultivadas em vasos, além de serem responsáveis por alegrar e trazer cor para o ambiente em que é cultivada. A petúnia pode ser colocada em ambientes internos e externos. Dessa forma, é considerada muito adaptável.

As petúnias são flores tipicamente da América do Sul, por isso se desenvolvem com facilidade em climas e regiões temperadas ou tropicais. Além de cultivadas em vasos ou solos de jardins, dão graça se forem colocadas em lugares suspensos. Assim, suas flores são capazes de ficar penduradas, trazendo charme em estantes e prateleiras.

Esse tipo de flor é conhecido por ser bastante colorido, entre suas cores mais populares estão vermelho, roxo, branco, laranja, amarelo e outras variedades.

Tipos de petúnias

Existe uma variedade de tipos de petúnias, as mais conhecidas atualmente são quatro. O primeiro tipo, denominado petúnia grandiflora, é um dos mais comuns. Geralmente suas flores podem chegar a atingir até 10 centímetros de comprimento, por isso, esse tipo de flor é o maior entre os tipos mais populares.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Planta Sonya

Outro tipo de petúnia é a petúnia hedgiflora, que diferente da petúnia grandiflora, é relativamente menor. No entanto, são capazes de se desenvolver em grande volume.

Fonte: Im Grower

O terceiro tipo de petúnia é a multiflora, esse tipo é capaz de atingir cinco centímetros de diâmetro, a menor entre as petúnias citadas anteriormente. Além disso, a petúnia multiflora é a mais popular para ser cultivada em vasos e jardineiras, pois não atinge grandes alturas e se desenvolve menos.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Jardim Info

Por fim, tem-se a petúnia milliflora, que, assim como seu nome sugere, é  a menor de todas citadas até aqui. As flores desse tipo de petúnia podem atingir cerca de três centímetros de diâmetro, sendo a menor de todas.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Wikipédia

Principais cuidados com a petúnia

Assim como todas as plantas e flores, a petúnia exige alguns cuidados para se manter saudável e bonita. De modo geral, é uma planta fácil de cuidar, no entanto, não sobrevive por muito tempo, característica da própria espécie.

Solo ideal

Para o cultivo de petúnias o ideal é que o solo seja bem drenado. Dessa forma, quanto à mistura do substrato podem ser utilizados materiais como húmus de minhoca, argila expandida e até areia.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Minhas Plantas

Adubação para as petúnias

A adubação mais recomendada para as petúnias é usar compostos que sejam ricos em fósforo. Isso porque o fósforo ajuda as plantas a florescerem.

Além disso, podem ser usados adubos orgânicos, produzidos a partir de restos de alimentos como cascas de verduras e legumes, casca de ovos e outros, ou adubos químicos que também cumprem o papel de ajudarem a planta a florescer.

Fonte: Pinterest

Frequência recomendada de rega para a petúnia

Por ser uma planta que se desenvolve em solo úmido, a frequência de rega precisa ser regular. Isto é, em épocas muito quentes e secas a rega pode ser feita diariamente.

Enquanto em temperaturas amenas a rega pode ser realizada a cada dois dias. Além disso, é preciso evitar molhar flores e folhas da petúnia, pois são delicadas. Também deve-se evitar encharcar o solo, já que água em grandes quantidades.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Nature and Garden

Iluminação

A petúnia é tipicamente uma planta de sol pleno, por isso, resiste boas horas em exposição solar, apesar de suas flores parecerem delicadas.

No entanto, não é recomendado que receba luz muito intensa. Isto é, os horários em que a luz solar está mais amena pode favorecer o crescimento da planta, enquanto horários de sol forte podem comprometer sua saúde.

Fonte: Gardening Know How

Poda

A poda da petúnia, assim como a maioria das plantas, pode ser feita sempre que os galhos estiverem muito longos para os vasos, ou estiverem murchos, amarelados, secos ou com possíveis pragas ou doenças.

Além disso, quando a poda for feita, é preciso deixar os ramos com pelo menos cinco centímetros restantes, pois assim eles poderão crescer novamente.

Petúnia: uma das flores mais delicadas e populares doBrasil
Fonte: Farm

O que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas opções de flores para presentear.

Fontes: Viva Decora, Tua Casa, Minhas Plantas, Decor Fácil.

Imagens: Casa e Festa, Ciclo Vivo, Planta Sonya, Im Grower, Wikipédia, Minhas Plantas, Pinterest, Nature and Garden, Gardening Know How, Farm.