Espécies

Flor de hibisco: Como cultivar em casa e benefícios do chá na alimentação

A flor de hibisco ficou muito popular devido ao uso em chás para fins medicinais e principalmente à capacidade de melhora na perda de peso.

Por Rafaela de Almeida

-

A flor de hibisco, apesar da beleza, também é conhecida pelas suas propriedades medicinais. É popularmente conhecida através do seu chá, em que o caule e as folhas são as principais fontes de uso para a ingestão.

Além disso, a flor de hibisco também é muito utilizada no jardim, pois a delicadeza da planta como um todo é uma ótima opção de ornamento. Assim, suas flores podem compor arranjos para os ambientes internos, usados principalmente sobre mesas e cantinhos dentro de casa.

As flores de hibisco possuem várias tonalidades, as mais conhecidas são as flores de cor vermelha, laranja e rosa. Além disso, existem 200 tipos de hibisco diferentes do que estamos acostumados a ver pelos jardins do país.

Origem da flor de hibisco

Originalmente, a flor de hibisco pertence à África Oriental, contudo foi transportada para o Brasil através dos escravos há muitos anos. Após isso, foi levada à Europa no século XX, onde seu cultivo não é muito popular.

Fonte: Cantinho

Apesar disso, o consumo do chá de hibisco no continente europeu se tornou muito popular devido às suas propriedades medicinais.

A flor de hibisco branca é o tipo mais usado para a ingestão. Isso porque, outras tonalidades da flor não são comestíveis, como as amarelas e rosas.

Além disso, o hibisco pode ser consumido para fins como emagrecimento, melhorar o colesterol, a saúde do coração e outros aspectos que acometem o organismo. Contudo, é popular devido ao uso para a redução de peso.

Benefícios para a alimentação

O chá de hibisco é a principal forma de consumo da planta, por isso é facilmente encontrado em supermercados ou lojas de produtos naturais. Assim, o chá promove inúmeros benefícios para a saúde daqueles que o consomem.

Fonte: Boa Forma

O consumo do chá da flor de hibisco pode promover a melhora da pressão arterial e a diminuição do colesterol, considerado ruim para o organismo. Além disso, também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo inflamações ou possíveis infecções.

Outro benefício da ingestão é a melhora do sistema digestivo e diurético, isso também acaba influenciando a ação de redução de líquidos e inchaço. Dessa forma, essa é uma das vantagens mais procuradas por quem consome o chá de hibisco.

Como cultivar a flor de hibisco em casa?

Além dos benefícios do consumo do chá de hibisco, essa flor também é popularmente cultivada em jardins, principalmente no Brasil. É comum perceber a presença da planta como ornamento por espaços urbanos também, como praças, parques e calçadas.

Flor de hibisco: benefícios do chá na alimentação e como cultivar em casa
Fonte: 1Zoom.Me

Apesar de ser encontrada em espaços abertos, a flor de hibisco não se desenvolve sob sol pleno. Por isso, o local ideal para cultivo deve ser iluminado, mas com períodos de luz solar direta reduzido, isto é, espaços com meia-sombra são os melhores para o seu desenvolvimento.

Além disso, essa planta também pode ser cultivada em vasos, desde que atenda suas necessidades, pois não cresce abundantemente. Para isso, cuide sempre do solo e ofereça água na quantidade necessária.

Dentre seus cuidados, a poda deve ser regular para mantê-la saudável. O corte auxilia no desenvolvimento e na floração das plantas mais rapidamente, além de crescerem mais fortes e resistentes às condições climáticas e ambientais.

O melhor clima para o cultivo da flor de hibisco é o temperado, em que há luz, calor e umidade na medida certa para o seu crescimento. Por isso, regiões frias são menos atrativas para o plantio desse tipo de planta, pois temperaturas baixas atrapalham a floração.

Tipos de flor de hibisco em caráter ornamental

Existem algumas diferenças entre os tipos de hibisco que podem ser consumidos na alimentação e os de caráter ornamental.

As flores ornamentais são diferentes tanto em sua coloração, quanto a características como a formas das pétalas, por exemplo. As principais flores de hibisco ornamental são: singelas, semi dobradas, dobradas e miniaturas.

Flor de hibisco singela

Esse tipo de flor apresenta em sua formação cinco pétalas que se sobrepõem e é o tipo mais comum de hibisco a qual estamos acostumados a ver pelos jardins.

Fonte: Siagutatemp

Semi dobradas

As flores de hibisco semi dobradas possuem três pétalas que se formam do centro da flor: o miolo.

Flor de hibisco: benefícios do chá na alimentação e como cultivar em casa
Fonte: Revista Jardins

Flor de hibisco dobrada

Enquanto a flor de hibisco singela se forma com pétalas sobrepostas, a flor dobrada possui cinco pétalas que saem do centro da flor.

Flor de hibisco: benefícios do chá na alimentação e como cultivar em casa
Fonte: Pinterest

Miniaturas

As flores de hibisco em miniaturas podem ser do tipo singelas ou dobradas, desde que possuam características menores. Geralmente, o diâmetro dessa flor não ultrapassa 5 centímetros.

Fonte: Clique Arquitetura

Curtiu esse post? Então, saiba mais sobre espécies de flores comestíveis.

Fontes: I Love Flores, Pão de Açúcar, Minuto Saudável.

Imagens: Giuliana Flores, Cantinho, Visão Notícias, Boa Forma, 1Zoom.Me, Siagutatemp, Revista Jardins, Clique Arquitetura, Pinterest.