Espécies

Plantas que acalmam – Opções para diminuir os sintomas de estresse

As plantas que acalmam podem ser cultivadas em casa e usadas em chás, infusões, sucos, além de serem facilmente encontradas.

Por Rafaela de Almeida

As plantas que acalmam são capazes de diminuir os níveis de ansiedade e estresse, por isso são muito usadas através de chás. Contudo, além disso, a simples presença de algumas espécies nos ambientes também podem contribuir para o relaxamento e melhorar a qualidade de vida.

Assim, muitas plantas têm sido usadas em projetos de paisagismo, por exemplo. O uso de plantas que acalmam, além de adicionar textura e beleza aos espaços, são capazes de contribuir para um ambiente mais calmo e tranquilo de estar.

O uso medicinal destas plantas também contribui para a diminuição de sintomas causados pelo alto nível de esgotamento mental, principalmente. Por isso, podem ser usadas em forma de óleo essencial, infusões, chás, incensos e muitos outros artefatos que podem nos tranquilizar.

Plantas que acalmam

Muitas plantas que acalmam podem ser encontradas facilmente em feiras e supermercados. Além disso, algumas espécies podem ser cultivadas em casa sem que exijam muitos cuidados.

Camomila é uma planta que acalma muito popular

Não poderíamos falar de plantas que acalmam sem citar a camomila. A camomila tem sido usada há anos para tratar sintomas vindos da ansiedade e do estresse.

Plantas que acalmam: opções para diminuir os sintomas de estresse
Fonte: Ervanarium

Além disso, também pode ser usada para tratar dores abdominais. A camomila também é usada para a fabricação de vários produtos cosméticos e medicamentos que levam as suas principais substâncias como agentes.

Lavanda também é muito comum

A lavanda, além de ser uma das plantas que acalmam mais conhecidas no mundo, também é fácil de ser encontrada e cultivada.

Dessa forma, assim como a camomila, pode ser usada para a fabricação de cosméticos e medicamentos e, atualmente, tem sido muito popular em óleos essenciais.

A aromaterapia proporciona o uso da lavanda para diminuir o estresse e auxiliar no tratamento de insônia, por exemplo.

Fonte: Empório Laszlo

Passiflora também é encontrada como a flor do maracujá

A passiflora é a flor do maracujá e, assim como o fruto do maracujazeiro, também é uma planta que acalma.

Além de possuir uma beleza diferente da maioria das flores comuns, a passiflora possui substâncias capazes de diminuir o estresse e tratar a ansiedade. Podem ser usadas também como plantas ornamentais em pergolados.

Plantas que acalmam: opções para diminuir os sintomas de estresse
Fonte: Drogaria Liviero

Capim cidreira é uma das plantas que acalmam

O capim ou erva cidreira pode ser usado para tratar ansiedade e estresse e também contribui para o relaxamento muscular. Além disso, possui um perfume adocicado, facilmente reconhecido.

Assim como outras plantas que acalmam, tem um cheiro característico e suave, por isso pode ser usado para fins industriais que envolvam cosméticos e produtos como velas e aromatizadores.

Fonte: Medicina News

Alecrim é um tempero e uma das plantas que acalmam

Apesar de ser usado principalmente como tempero para receitas salgadas, o alecrim também pode ser considerado uma planta que acalma.

Dessa forma, seu perfume ajuda a controlar os sistemas de estresse, atuando diretamente no sistema nervoso. Além disso, pode ser cultivado facilmente em canteiros e em hortas em casa.

Plantas que acalmam: opções para diminuir os sintomas de estresse
Fonte: HM Jardins

Manjericão é usado também como condimento

O manjericão, assim como o alecrim, é usado popularmente como tempero, mas pode ser classificado como uma planta que acalma. Isto é, possui propriedades capazes de ajudar no humor, além de aumentar a energia para o dia a dia. Pode ser usado como óleo essencial e também em chás.

Fonte: Cozinha Técnica

Valeriana

A valeriana não é uma das plantas que acalmam mais populares. No entanto, seu poder de auxiliar no tratamento de sintomas de ansiedade é muito eficaz.

Além disso, pode ser consumida em chás para melhorar a insônia. Outro uso para a valeriana é a vaporização durante o banho, a inalação pelo vapor de um banho quente com a erva pode ajudar a relaxar.

Plantas que acalmam: opções para diminuir os sintomas de estresse
Fonte: Pense Natural

Hortelã é uma das plantas que acalmam mais conhecidas

A hortelã é uma planta muito popular pelo país. Seu uso pode variar entre chás, sucos, óleos essenciais e infusões. Assim como outras plantas que acalmam, pode ser comercializado em outros produtos como velas, perfumes, aromatizadores e afins. Também é conhecido por possuir um sabor refrescante.

Fonte: Lookaholic

O que achou da matéria? Se gostou, confira também sobre como usar fertilizantes.

Fontes: Juliana Fabrizzi, MF Magazine.

Imagens: Acordar Feliz, LivUp, Ervanarium, Empório Laszlo, Drogaria Liviero, Medicina News, HM Jardins, Cozinha Técnica, Pense Natural, Lookaholic.