Como Plantar

Como plantar? Técnicas de plantio e sugestões de plantas fáceis de manter

Aprender como plantar é essencial para quem ama plantas em geral. Com algumas técnicas é possível cultivar várias espécies em casa.

Por Rafaela de Almeida

-

Antes de ter um jardim em casa ou plantas em vasos pelos ambientes é preciso aprender a como plantar.

Apesar de não existirem muitos segredos na hora de plantar, é bom ter em mente que saber como fazer o plantio de maneira correta pode ajudar a planta a crescer melhor. Além disso, contribui com todo o processo de desenvolvimento.

Há formas diferentes de fazer o plantio: em jardins, vasos, hortas, canteiro e por aí vai, até onde a imaginação levar. Além das plantas proporcionarem inúmeros benefícios por si só, algumas são medicinais, outras auxiliam na umidade, além de outros proventos.

Além do mais, as plantas também são usadas como decoração em muitas casas. O contato com a natureza também pode ajudar na aprendizagem de disciplina e nos próprios cuidados. Plantar também pode ser considerado uma forma de passatempo e hobby para muitos.

Por conta disso, separamos algumas dicas de como plantar e o passo a passo do plantio. Além disso, sugestões de plantas para começar a treinar essa habilidade tendo um jardim ou vasos em casa.

Sugestões de plantas fáceis de plantar e manter

Existem diversas plantas que, além de decorarem o ambiente, são fáceis de cultivar e manter em casa. Por exemplo:

  • Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são plantas conhecidas pela facilidade de cuidado, além de serem ótimas como decoração.

Assim, para mantê-las, basta regar uma vez na semana e deixá-las próximas a janelas ou entradas de luz indireta. Além disso, para plantar é preciso apenas terra e um vasinho.

Como plantar: dicas de plantio para quem está aprendendo a plantar
Fonte: Apartamento 301
  • Samambaias

As samambaias, assim como os cactos e as suculentas, são muito fáceis de serem cuidadas e plantadas. Além disso, ficaram muito populares em casas e apartamentos pelo país como itens de decoração.

As samambaias exigem poucos cuidados, não é necessária rega constante e muita exposição solar. Além disso, para plantar são necessários apenas terra, vaso e disposição.

Fonte: Homedock
  • Hortaliças

Além das plantas de decoração, que tal tentar começar a plantar pelas hortaliças? São inúmeras as opções de plantas de horta.

Essas plantas, além da facilidade na hora de plantar, são úteis como tempero na cozinha, podem ter efeitos medicinais e não requerem grande manutenção depois de plantadas.

Como plantar: dicas de plantio para quem está aprendendo a plantar
Fonte: Blog da Plantei

Começando o plantio

Existem algumas técnicas na hora de plantar e elas podem variar de acordo com a planta. As rosas, por exemplo, podem ser plantadas em batatas, o alecrim pode ser plantado através de sementes, outras plantas podem ser cultivadas apenas na água.

Contudo, a maioria das plantas apresentam formas semelhantes na hora de fazer o plantio em terra.

Como plantar em vasos

Uma das maneiras mais conhecidas e mais simples de plantar é usando vasos. Primeiro, é necessário fazer a escolha do vaso e ela deve levar em consideração o tamanho da planta.

Fonte: Blog da Plantei

A profundidade e a largura devem ser proporcionais ao desenvolvimento da planta, isto é, quando ela estiver desenvolvida o vaso precisa suportar o tamanho, tanto das raízes quanto da altura.

Outra observação é se o vaso possui furos no fundo. Isso porque, ao plantar, a água da rega precisa ser drenada para fora do recipiente para que o solo não fique encharcado.

Dessa forma, evita que a planta possa morrer afogada, por exemplo. Os vasos também podem ter pratos para que a água não escorra e molhe a superfície em que ele está.

Como plantar mudas na terra

Existem algumas vantagens de plantar em forma de mudas. As mudas plantas já em desenvolvimento, o que facilita o processo de crescimento quando ela for colocada em algum lugar, seja vaso, canteiro, jardim.

Usar mudas, além de maior rapidez, também requer um pouco menos de cuidados do que germinar sementes, por exemplo.

Fonte: Mato Grosso Mais

Passo a passo

  • Escolha um lugar arejado, que tenha contato com a luz solar em algum período do dia, mesmo que indiretamente;
  • Faça um buraco no solo levando em consideração o tamanho da planta, deixe a terra retirada próxima ao buraco pois ela também será utilizada;
  • Faça uma mistura da terra retirada do buraco com adubo que pode ser orgânico ou um substrato já preparado que favoreça o crescimento da planta;
  • Coloque um pouco da terra adubada no fundo do buraco, antes de fazer o plantio;
  • Com o buraco preparado, coloque a muda da planta de forma que ela fique na vertical e firme, pode ser usado um pedaço de madeira, uma estacada, um galho ou qualquer material que dê apoio à planta;
  • Depois da muda colocada, acrescente o restante da terra no buraco. Não é necessário que a terra seja apertada profundamente, apenas de forma que não fique tão solta em volta do caule;
  • Por fim, regue a muda da planta escolhida regularmente, mas não exagere. O solo não deve ser encharcado.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são flores comestíveis 

Fontes: Aliança Energia, Homify, West Wing.

Imagens: Ciclo Vivo, Decor Fácil, Apartamento 301, Homedock, Blog da Plantei, Mato Grosso Mais.