Como Plantar

Como plantar em vasos – Passo a passo de como fazer o plantio

Vasos são uma opção ideal para quem precisa cultivar plantas em espaços reduzidos, como apartamentos, por exemplo. Mas como plantar em vasos?

Por Rafaela de Almeida

-

Se você tem um espaço reduzido em sua casa para cultivar plantas, o uso de vasos é uma ótima alternativa. Dessa forma, você poderá ter em sua sala, cozinha, sacada ou até mesmo quarto e banheiros, plantas para cuidar e decorar. Você pode estar se perguntando, mas como plantar em vasos? Alguns detalhes são importantes.

Defina um tamanho do vaso ideal para a planta que você deseja cultivar, a limitação que a raiz da mesma precisará e como será o processo de irrigação necessário para a planta, além da luminosidade necessária para que ela sobreviva. 

Vasos pequenos podem afetar determinadas plantas ao mesmo tempo em que vasos onde a água da rega fica retida pode ser prejudicial para a espécie. Por isso, antes de plantar em vasos, escolha os melhores modelos seguindo as necessidades de cada tipo de planta.

Como escolher o vaso?

Essa etapa envolve algumas escolhas importantes. Dessa forma, primeiro escolha o material do vaso, os mais comuns são de plástico ou barro, mas existem materiais como cerâmica e vidro também.

Como plantar em vaso: passo a passo de como fazer o plantio
Fonte: Faz Fácil

Em seguida, escolha o tamanho adaptado para cada espécie de planta. Posteriormente, observe as características específicas do local onde o vaso ficará, caso precise estar suspenso ou ficar em uma superfície como prateleiras, por exemplo.

Além disso, sempre leve em consideração o seu gosto pessoal e como os vasos irão combinar com os elementos da sua casa.

Preparando o solo para plantar em vasos

Areia, terra ou composto orgânico podem ser encontrados com facilidades em lojas específicas de terraplanagem e floriculturas, ou até mesmo em supermercados. 

Fonte: Morar Construtora

Dessa forma, priorize aqueles que são ricos em nutrientes e adubados. Além disso, para preparar o solo também leve em consideração que tipo de nutriente a planta precisa, desde cálcio a fósforo, por exemplo, pois podem ser adicionados diretamente no preparo da terra.

Drenagem correta para plantar em vasos

Ao plantar em vasos, observe como é o seu processo de drenagem, pois é um dos pontos mais importantes na hora de cultivar. 

Como plantar em vaso: passo a passo de como fazer o plantio
Fonte: Mala de Aventuras

Além de certificar que possua os furos, use pedras, ou brita, ou algum material que seja capaz de impedir que os próprios furos entupam e acumule água no solo. Isso porque o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes de algumas plantas, ou seu afogamento.

Colocando a planta no vaso

Após garantir uma boa drenagem e preparar o solo para plantar em vasos, reserve um espaço para a muda da planta escolhida. 

Fonte: Caixa Cosmo

Em grande parte dos casos, ela virá envolvida por um plástico, que deverá ser retirado com cuidado para não desmanchar o torrão. Em seguida, complete o espaço até a borda com terra ou composto orgânico. 

Hora da rega

Faça uma primeira rega suave, mas garanta que a água escorra até sair pelos furos do vaso. É importante regar toda a extensão do vaso, colocando água por toda a circunferência. 

Como plantar em vaso: passo a passo de como fazer o plantio
Fonte: Casa Claudia

A quantidade de água também deve respeitar a espécie, algumas plantas não se desenvolvem em solo muito úmido, como cactos e suculentas.

Caso essa seja a primeira rega, acomode a terra, ou complete com mais. Além disso, pedrinhas decorativas ou folhas secas sobre a terra podem dar um toque final ao seu vaso. 

O local ideal para o vaso

Depois de aprender como plantar em vasos e acomodar a planta, basta escolher um lugar em sua casa para colocá-lo. 

Como plantar em vaso: passo a passo de como fazer o plantio
Fonte: Leroy Merlin

Também é importante respeitar as necessidades da espécie, assim, escolha um local mais ou menos iluminado de acordo com o tipo de planta. Saiba que as opções de vaso são inúmeras e para que você encontre o estilo de vaso que mais combina com você e seu espaço, pesquise bem.

Gostou desse post? Veja como tratar cochonilhas.

Fontes: Homify, Plantei, Papel Semente, Live In Casa.

Imagens: MF Rural, Selvva, Faz Fácil, Morar Construtora, Mala de Aventuras, Caixa Cosmo, Casa Claudia, Leroy Merlin.