Como Plantar

Como plantar suculentas – Dicas de como manter e cultivá-las em casa

Muito famosas pela versatilidade, de tamanho e cores, você pode plantar suculentas na sua casa ou jardim e usá-las como item de decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

Você já deve ter ouvido falar das suculentas, pois elas se tornaram muito famosas nos últimos tempos. Muito conhecidas pela diversidade de formatos, cores e tamanhos, as suculentas são plantas fáceis de cuidar e ótimas como decoração. Mas afinal, como plantar suculentas?

Bem, apesar dos cuidados não serem complexos, as suculentas exigem algumas observações ao serem cultivadas. O ideal é saber como plantar suculentas desde a escolha do vaso, terra, insumos e regas necessárias para que ela cresça bem e saudável. 

Aprenda os principais cuidados ao começar seu jardim de suculentas, dicas de como usá-las na decoração e mais.

Como começar a plantar suculentas

Alguns tipos de plantas demandam um pouco mais de cuidado do que outras, como no caso de plantar suculentas. De qualquer maneira, a maior parte delas são fáceis de serem cultivadas.

Dessa forma, inicialmente, é preciso se atentar a detalhes básicos, assim como qualquer outra planta.

Como plantar suculentas: aprenda os cuidados e como cultivá-las
Fonte: Sca

A escolha do vaso de acordo com o tamanho da suculenta ou do tipo de arranjo que você quiser fazer, é um dos principais detalhes no momento de plantar suculentas. Aliás, é sempre bom observar se o vaso possui um furo no fundo para a água da rega ser drenada e não encharcar o solo.

Assim como o vaso, a terra a ser usada precisa ser bem escolhida, de modo geral, uma terra adubada é o suficiente. Ao replantar a suculenta escolhida esteja atento se ela parece estar saudável, com folhas sem manchas e que não esteja murcha.

Para colocá-la no vaso, a terra não precisa ser amassada. Assim, verifique que o solo esteja macio, úmido, mas não encharcado. Dê preferência à terras já com substratos e nutrientes.

Alguns itens necessários para plantar suculentas são:

  • Vaso: para começar a plantar suculentas você precisará de um vaso, pode ser de cerâmica, vidro, plástico, contando que tenha um ou mais furinhos embaixo, pois são necessários para drenar a água; Para a drenagem, escolha a terra com substratos, preferencialmente adubada e que não esteja tão seca;
  • Malha: ajuda no processo de drenagem do solo, fazendo com que a terra não saia junto com a água pelo fundo do vaso;
  • Substrato para o plantio de suculentas: irá ajudar no desenvolvimento da suculenta, mas não é essencial;
  • Se você preferir, pode colocar pequenas pedras na superfície para decorar;
  • Itens de jardinagem são bem-vindos para ajudar no manuseio da suculenta;
  • Suculenta: o item indispensável.

Escolhendo o vaso para a suculenta

Se a sua intenção ao plantar suculenta é decorar os ambientes, escolha vasos diferentes. Algumas espécies podem ser plantadas em aquários, o que permite fazer um mini terrário.

Caso perceba que a planta está crescendo demais, é recomendado que seja feita a troca de vaso para um maior. Assim, a suculenta poderá se desenvolver melhor.

Fonte: Pinterest

O material do vaso não é crucial na escolha, pois a suculenta é uma planta muito adaptável. Os vasos mais populares são os de cerâmica e barro, apesar de os vasos de vidro darem um aspecto charmoso às suculentas.

Além dos vasos de vidro mais tradicionais, algumas garrafas de bebida também podem ser aproveitadas. Qualquer que seja o vaso, o importante é que ele sempre possua um, ou mais furos, para que a água da rega seja drenada para fora.

Além disso, ao plantar a suculenta, um prato pode ser usado embaixo do vaso.

Como manter as suculentas

Diferente de outras plantas, as suculentas não precisam de cuidados constantes, nem de exagerados. Se adaptam aos ambientes e podem ser mantidas longe ou sempre sob a luz solar, variando de espécie para espécie.

Assim, quanto mais próximas da janela ou de alguma fonte de luz, melhor. Portanto, o ideal é que sempre tenham contato com o Sol, assim que plantar suculentas.

Fonte: Casa Vogue

Como são plantas muito resistentes, também não necessitam de rega constante. Sendo assim, podem receber água uma vez por semana, ou quando for notado que o solo está muito seco.

A rega também pode ser feita quando as folhas das plantas ficarem secas, o que pode indicar falta de água. Sempre observe que a água entrou pelo solo até sair pelo furo do vaso, dessa forma indica que a água passou pelas raízes. Logo, é importante observar se a terra ficou encharcada, o que não deve acontecer, pois as raízes podem apodrecer.

Além do contato com o Sol, garanta que as suculentas recebam ar. Isto é, as suculentas precisam ficar em ambientes mais arejados, apesar de existirem algumas espécies que podem ser cultivadas em lugares sem muita luz ou muito vento, decorando banheiros, por exemplo.

Passo a passo para plantar suculentas

Passo 1: Retirando a suculenta do berçário

O passo a passo de como plantar suculentas é bem simples. Assim que adquirir a suculenta, e quiser mudá-la de vaso, o ideal é seguir alguns passos para replantá-la. Primeiramente, é preciso retirar a suculenta do pote que está plantada. Depois remover, preferencialmente, com toda a terra abaixo de suas raízes. Isso vai garantir que elas continuem saudáveis.

Passo 2: Preparando o vaso

Para preparar o vaso e plantar a suculenta, coloque a malha escolhida no fundo. A malha pode ser um tecido grosso o suficiente para impedir que a terra saia. Podem ser usados tecidos de TNT, facilmente encontrado em lojas de aviamento ou papelarias.

Além disso, caso não encontre esse tipo de tecido, você pode substituir por alguma tela que desempenhe o mesmo papel que o tecido indicado.

Fonte: Casa e Jardim

Passo 3: Realocando a planta no vaso

Ao preencher o vaso com terra não o cubra por inteiro, ou seja, deixe um espaço entre a camada do solo e o topo do vaso para poder plantar a suculenta e depois um pouco mais de terra.

Logo após isso, coloque a suculenta no vaso alinhando as raízes com o solo. Depois de posicionar a suculenta no vaso é hora de terminar de preenchê-lo com a terra. Neste caso, não é necessário pressionar a terra, apenas aperte o suficiente para as raízes adentrarem pelo solo e não afundar quando lhe for colocada água.

Passo 4: Vaso pronto

Assim que terminar de preencher o vaso com a terra, você pode colocar algumas pedrinhas na superfície, como decoração. Dependendo do tamanho do vaso, as pedras não devem ser tão grandes. Além das pedras, algumas lascas de madeira também podem trazer charme para o vaso.

Para finalizar, ao plantar suculenta em um novo recipiente, certifique-se de que a terra está bem colocada, não dando espaço para bolsas de ar que podem prejudicar a rega. Além do mais, é preciso colocar todas as folhas das suculentas para fora do solo para que não apodreçam, finalizando assim seu vaso de suculentas.

O que achou da matéria sobre como plantar suculentas? Se gostou, confira também: Plantas que precisam de pouca luz para começar o seu jardim

Fontes: Cactos e Suculentas, WestWing.

Imagens: Jornal de Brasília, Sca, Casa Vogue, Pinterest, Casa e Jardim.