Espécies

Plantas fáceis de cuidar – Lista de diferentes espécies para cultivar

Existem muitas plantas fáceis de cuidar, desde as mais simples, às mais exóticas. Os cuidados mínimos envolvem basicamente a rega e o sol.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas fáceis de cuidar são as melhores opções para quem busca praticidade na hora de cultivar alguma espécie em casa. Existe uma variedade muito grande de plantas que podem ser plantadas em vasos ou no jardim.

Além disso, muitas delas podem ser usadas como decoração, tanto em ambientes internos como em ambientes externos.

Apesar do que possa parecer, muitas plantas são fáceis de serem cultivadas em casa. Cactos, suculentas, hortaliças são exemplos de plantas que demandam poucos cuidados. Contudo, existem muitas outras espécies, não tão comuns, mas que também são fáceis de cuidar.

Lista de plantas fáceis de cuidar para ter em casa

Confira a lista que preparamos com várias plantas fáceis de cuidar para ter em casa. Além disso, aprenda alguns cuidados necessários para mantê-las sempre saudáveis.

Fonte: Woerich Imóveis

Plantas fáceis de cuidar com flores

Algumas plantas possuem flores lindíssimas. São espécies que podem ser utilizadas como decoração, bem como para alegrar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante e charmoso. Dentre as opções de plantas fáceis de cuidar com flores, temos:

Hibisco

O hibisco é uma flor muito popular pelo Brasil, além de ser uma planta fácil de cuidar e manter no jardim. Isso porque não exige muitos cuidados.

Assim como a maioria das plantas, requer apenas regas regulares, mas que evitem solo encharcado, além de sol. Suas flores podem variar de tonalidade, mas vão do vermelho, laranja, amarelo e rosa.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Revista Seleções

Orquídea

Apesar de não parecer, as flores da orquídea são plantas fáceis de cuidar. Muitas pessoas cultivam orquídeas como plantas ornamentais, ou por hobby.

O ideal para manter a planta bonita e saudável é regá-la uma ou duas vezes por semana, em dias intercalados. Além disso, mantenha-a sob luz indireta por algumas horas durante o dia.

Fonte: Petz

Lírio-da-paz

Outra planta fácil de cuidar é o lírio-da-paz. Possui uma flor branca e seu aspecto traz elegância e sofisticação aos ambientes. Por isso tornou-se popular como planta para ambientes internos, como salas, por exemplo.

Além disso, é conhecido por trazer tranquilidade e harmonia para os ambientes. Também é ótimo regulador de umidade e mofo. Para sua sobrevivência é necessário regas constantes, que podem ser feitas de uma a duas vezes por semana, além de sol indireto.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Safari Garden

Violeta

A violeta também é uma das plantas fáceis de cuidar. Isso porque suas flores não exigem muitos cuidados e ,assim como a maioria das plantas, requer apenas um pouco de luz e sol para sobreviverem e se manterem saudáveis.

Fonte: Tua Casa

Apesar do nome, a violeta pode ter variações de cores, dessa forma, existem violetas brancas, rosadas e azuladas. São boas opções para a decoração, pois seu aspecto traz delicadeza e cor aos ambientes.

Para cuidar dessa planta, a rega deve ser feita apenas quando o solo estiver seco e deve ficar sempre sob luz indireta.

Onze-horas

As onze-horas, além de populares, também são plantas fáceis de cuidar. Além disso, também são muito resistentes. Seus cuidados exigem apenas sol constante e regas frequentes.

Outro detalhe é que também pode ser cultivada em jardins externos ou em vasos. São flores com muitas cores, desde o branco, laranja, vermelho e rosa.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Simples Decoração

Antúrio

O antúrio é conhecido por ser uma planta com aspecto bem tropical, sua beleza pode até ser semelhante com o lírio. Além disso, é muito usado em arranjos em decoração interna, mas também pode ser plantado em jardins em locais com menos frequência de sol.

Diferente de muitas plantas fáceis de cuidar, o antúrio não suporta exposição solar muito prolongada.

Fonte: Top View

Bromélia

A bromélia é muito popular no país e apresenta como principal característica ser um planta tropical, por isso sua popularidade.

Além disso, é uma planta fácil de cuidar e também tem muita resistência às condições ambientais adversas. Por isso, fica bem em decoração de espaços internos ou jardins externos. Na hora da rega, as folhas também podem ser molhadas.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Nossa Fazenda

Begônia

As begônias são flores muito comuns pelo Brasil. Suas flores têm algumas variações de cor, indo do branco ao vermelho. Seus cuidados incluem regas regulares e exposição solar por curtos períodos de tempo, podendo ser cultivada sob meia-sombra.

Fonte: Globo Rural

Kalanchoe

Essa espécie de flor é considerada muito simples e delicada, sua beleza está nas pequenas flores coloridas que formam um pequeno arbusto.

Pode ser cultivada em vasos e usada na decoração. Além disso, também pode ser plantada em jardins em solo firme. Não requer regas frequentes e se adapta a sol pleno ou lugares com meia-sombra.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: HM Jardins

Beijo turco

A beijo turco é uma espécie de flor muito comum pelo país e encontrada em muitos jardins. Além do mais, cresce com muita facilidade, mesmo em solos com poucos nutrientes. Para mantê-la saudável, basta manter seu solo úmido e em locais com sombra.

Fonte: Pixabay

Primavera

A primavera é uma planta trepadeira, por isso se desenvolve bem se apoiada em pergolados ou suportes que sirvam de base.

Além disso, existem variações nas cores dessa espécie. Por ser uma planta trepadeira, o mais indicado é que seja cultivada em jardins abertos que recebam muito sol, além de ter regas regulares.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Minhas Plantas

Plantas fáceis de cuidar que possuem significados

Alguns nomes de plantas são tão diferentes quanto à sua espécie. Alguns dos nomes de plantas são muito curiosos, outros fazem alusões e referências a animais ou semelhanças das mais variadas coisas.

Árvore da felicidade

Assim como o lírio da paz, a árvore da felicidade também carrega simbolismo. Dessa forma, é conhecida pela crença de que atrai felicidade, assim como seu nome diz.

Seus cuidados exigem que esteja sempre próxima a entradas de luz solar. Sendo assim, ambientes muito iluminados ou jardins externos são bons lugares para cultivá-la.

Fonte: Casa e Festa

Comigo-ninguém-pode

Assim como a árvore da felicidade, a comigo-ninguém-pode também é uma planta com simbolismo. Seu cultivo carrega a crença de que  afasta energias ruins.

Apesar de ser uma planta comum, também pode ser tóxica se ingerida, principalmente por pets ou crianças. Além disso, seus cuidados requerem luz indireta e solo sempre úmido.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: O Paraná

Dinheiro-em-penca

Assim como outras plantas fáceis de cuidar, a dinheiro-em-penca é cultivada pelo simbolismo de que atrai prosperidade e dinheiro, como seu nome sugere.

É uma planta de meia-sombra e precisa manter seu solo úmido. Logo, regas frequentes são recomendadas para mandar a terra hidratada, mas sem encharcar.

Fonte: Terra

Bambu da sorte

Outra planta fácil de manter em casa e com simbolismo é o bambu da sorte. Assim como seu nome diz, essa planta é conhecida por trazer boa sorte aos lugares em que é cultivada.

Além disso, é uma espécie muito resistente e pode ser cultivada em ambientes internos e externos, sendo mais utilizada como decoração de salas, por exemplo. A rega deve ser feita de duas a três vezes por semana e é uma planta de meia-sombra.

Fonte: Pinterest

Espada de São Jorge

A espada de são Jorge, assim como outras plantas já citadas, é uma planta muito popular e fácil de manter em casa. Também é conhecida pela crença de que atrai proteção. Além disso, seus cuidados incluem regas regulares e sol indireto.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Dcoração

Plantas fáceis de cuidar para ambientes externos

Existem muitas espécies de plantas e as melhores são aquelas que se adaptam aos ambientes ou têm suas necessidades atendidas. De modo geral, a maioria dessas plantas costumam ser próprias para sol pleno ou meia sombra já que os jardins são cultivados em ambientes externos.

Palmeira-ráfia

A palmeira-ráfia, além de ser uma  das plantas fáceis de cuidar, também é muito conhecida pelo uso em projetos de paisagismo, principalmente em jardins externos.

São ótimas opções para quem busca dar o aspecto tropical aos ambientes, além de poder ser cultivada em vaso. Essa planta, se adapta em locais com muito sol e clima seco, por isso não necessita que o solo esteja sempre úmido.

Nesse sentido, a rega pode ser feita uma vez na semana ou quando perceber que a terra está muito seca.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Decor Fácil

Palmeira Areca

Essa espécie de palmeira também é uma das plantas fáceis de cuidar. É muito usada em projetos de paisagismo em ambientes externos, como jardins, mas pode ser usada em vasos em ambientes internos, como salas e quartos.

Além disso, são plantas maiores e exigem um pouco mais de espaço para se desenvolver. Para manter os cuidados, regas pelo menos uma vez por semana são o suficiente. Outra dica é deixar a planta tomar sol direto por algumas horas durante o dia.

Fonte: Green Me

Cróton

Além de ser uma planta fácil de manter em casa, o cróton é muito popular por suas cores que variam entre laranja, verde e roxo. Dessa forma, é muito usado em jardins externos que compõem a decoração da piscina, por exemplo.

Contudo, também pode ser cultivado em cômodos internos da casa, levando em consideração que seja bem iluminado. Isso porque o cróton precisa de muita luz para se manter saudável, logo, ambientes com luz direta e muita incidência solar são ótimos lugares para cultivá-los.

Fonte: Odair Plantas

Agave

A agave, além de ser uma planta fácil de manter, também é muito popular pelo seu uso em jardins externos e espaços abertos, onde geralmente é cultivada.

Dessa forma, seus cuidados exigem sol constante e regas regulares, contudo é uma planta resistente à falta de água. Isto é, tolera um tempo maior sem regas.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Hello Hello Plants

Pleomele

Apesar do nome diferente, a pleomele é uma planta muito comum, geralmente utilizada para o paisagismo de jardins externos. Apesar disso, também se adapta bem em ambientes internos cultivados em vasos principalmente.

Além do mais, também é uma planta muito resistente, ótima escolha para quem está começando o plantio. Requer regas com maiores intervalos e se adapta a ambientes de meia-sombra.

Fonte: Bouganvillea

Dracena-de-Madagascar

A dracena-de-Madagascar é ideal para ambientes externos, mas pode ser cultivada dentro de casa em vasos. Apesar de ser uma planta fácil de cuidar, a dracena precisa de cuidados como regas regulares e ambientes com muito sol ou iluminação direta.

Fonte: Youtube

Pata-de-elefante

A pata-de-elefante é outra planta fácil de cuidar recomendada para ambientes externos. Isso porque seu desenvolvimento depende de espaço e luz abundante.

Contudo, assim como as dracenas, também pode ser cultivada em vasos em espaços internos. Não é necessário regar com frequência, apenas quando o solo estiver muito seco.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: eColheitas

Outras plantas fáceis de cuidar para jardins

Apesar do que possa parecer, ter plantas bonitas no jardim de casa não é tão difícil. De fato, todas elas necessitam de cuidados, algumas mais do que outras, mas para ter plantas viçosas e saudáveis é bastante fácil. Dentre as opções de plantas fáceis de cuidar para jardins, além das já citadas, temos:

Aspargos-pluma

Os aspargos-pluma são plantas fáceis de cuidar, isso porque basta plantá-las sem se preocupar com luz ou rega. Dessa forma, o intervalo das regas pode ser prolongado. Além disso, são ótimas opções para jardins externos, mas podem ser cultivados em cômodos pela casa.

Fonte: Pinterest

Clorofito

A clorofito é predominantemente utilizada em projetos de paisagismo para ambientes externos, como jardins. Apesar de ser uma planta fácil de cuidar, exige regas frequentes, por isso observe sempre a umidade do solo. Além disso, pode ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra.

Fonte: Green Me

Areca-bambu

As arecas são tipos de palmeiras facilmente encontradas em projetos de paisagismo para ambientes externos, principalmente com piscinas, pois remete ao clima tropical e praiano.

Seus cuidados requerem regas regulares, além disso podem ser cultivadas sob sol pleno. Contudo, o ideal é mantê-las em espaços com meia-sombra.

Fonte: Casa e Festa

Planta jade

A planta jade é comumente utilizada em ambientes externos, mas pode ser plantada em vasos em cômodos pela casa. Aliás, seus cuidados são muito fáceis, não requerem rega constante. Contudo, necessitam de espaços bem iluminados.

Fonte: Viva Decora

Capim do Texas

Essa espécie de planta, além de ser fácil de manter, também pode ser uma boa escolha para jardins externos. Sua folhagem suporte o clima seco e não exigem regas regulares.

Fonte: Cultivando

Plantas para serem penduradas ou suspensas na decoração

Algumas plantas possuem a capacidade de se desenvolver e se transformar em um jardim suspenso, por exemplo. Com isso, são plantas que dão charme ao ambiente e o tornam mais agradável. Dentre as plantas que podem ser penduradas ou suspensas, além de serem plantas fáceis de cuidar, temos:

Jiboia

As jiboias são espécies de plantas pendentes e que ficam muito bem se cultivadas suspensas sobre móveis, como cômodas, armários e prateleiras. Além de ser uma planta fácil de cuidar, também agrega na decoração. Seus cuidados incluem regas regulares e luz indireta.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Yes – We Grow

Samambaia

As samambaias também são conhecidas por serem plantas fáceis de cuidar. Além de muito popular como item de decoração, também são ótimas opções para filtrar o ar dos ambientes e purificá-lo.

Além disso, ficam charmosas se forem cultivadas suspensas ou em prateleiras. Dessa forma, para manter a samambaia saudável, basta regar com regularidade e deixar a planta sob luz indireta.

Fonte: Sítio da Mata

Tillandsia

Apesar do seu nome parecer complicado, a tillandsia é uma planta fácil de cuidar muito peculiar. Essa espécie dispensa uso de vasos e sobrevive muito bem suspensa em suportes.

Para sobreviver, basta um lugar com luz indireta e a rega não precisa ser feita constante, já que a planta absorve a umidade do ar.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Little Prince

Outras plantas que exigem poucos cuidados

Para manter as plantas fáceis de cuidar saudáveis e viçosas, muitas vezes, não é necessário um esforço muito grande. Isso porque a maioria necessita apenas dos cuidados básicos, como regas e um pouco de luz solar. Além das espécies fácies de cuidar já citadas, também existem outras possibilidade de escolha, como:

Zamioculcas

As zamioculcas além de serem plantas fáceis de cuidar também são conhecidas por serem muito resistentes à falta de água. Logo, para mantê-la em casa, os intervalos de rega podem ser maiores.

Além disso, não necessitam de sol constante, isto é, se adaptam a ambientes menos iluminados ou com luz indireta.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Tua Casa

Chamaedorea

A chamaedorea é da família das palmeiras, além de ser uma planta fácil de cuidar. Por ser uma planta de menor porte, pode ser cultivada em vasos e em ambientes internos na decoração.

Dessa forma, seus cuidados exigem pouca luz, isto é, locais com meia-sombra ou luz indireta são ideais para seu desenvolvimento.

Além disso, essa planta também necessita que seu solo esteja sempre úmido. Nesse sentido, regas regulares favorecem seu crescimento e devem ser feitas pelo menos quatro vezes por semana ou todos os dias.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Pituca Flores

Peperômia

A peperômia é conhecida por se parecer visualmente com as jiboias, ambas podem ser confundidas com facilidade. Além da semelhança, também possuem hábitos semelhantes. Dessa forma, a rega deve ser regular e a planta deve ser cultivada sob luz indireta.

Fonte: Mania de Flor

Aglaonema

A aglaonema é uma planta de pequeno porte, ideal para a decoração de ambientes internos, como salas e quartos. Além disso, seu visual é muito chamativo, suas cores rosa e verde trazem alegria ao ambiente. Seus cuidados requerem pouca água e luz indireta.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: Viva Decora

Cactos e suculentas

Os cactos e suculentas são plantas fáceis de cuidar, além de serem conhecidas pela sua versatilidade e resistência. Podem ser cultivadas em vasos e usadas na decoração dos ambientes. Os cuidados são semelhantes, requerem luz constante, mas não diretamente, e regas uma vez por semana.

Fonte: Empreenda com Suculentas

Aspidistra

Essa espécie é conhecida pela sua grande capacidade de adaptação. Sendo assim, não é necessário muita manutenção, pode ser colocada em espaços com pouca luz e as regas podem ser feitas periodicamente sem muita frequência.

Fonte: Andreasens Green

Costela de adão

A costela de adão se tornou muito popular nos últimos anos, principalmente por sua folha característica que lembra a formação dos ossos de uma costela, como seu próprio nome diz.

Além disso, pode ser cultivada em um recipiente com água, de forma que apenas uma ou algumas folhas fiquem plantadas ou podem ser cultivadas em vasos.

Fonte: Casa Para Viver

Singônio

Além de ser uma planta fácil de cuidar, o singônio também é muito popular pela sua beleza e resistência. Dessa forma, se adapta bem em ambientes pouco ou muito iluminados. Contudo, exige um cuidado maior com as regas, pois devem receber água regularmente.

Fonte: Rosatto Garden Center

Maranta

As marantas, assim como a costela de adão, também se tornaram muito populares nos últimos anos. Suas folhas possuem a variação dos tons de rosa, branco e verde e são muito usadas na decoração.

Dessa forma, espaços com pouca luz e luz indireta favorecem seu crescimento. Além disso, seu solo deve sempre estar úmido.

Fonte: De Planta

Moreia

A moreia é muito utilizada em jardins, principalmente em cantos como muros ou paredes. Possui um pequeno arbusto e flores minúsculas na cor branca. Por ser uma planta fácil de cuidar, não exige muitas regas, além disso pode ficar sob meia-sombra ou sol pleno.

Plantas fáceis de cuidar: lista de algumas espécies para ter em casa
Fonte: GDia

Gostou dessa matéria? Então leia mais sobre como borrifar água nas plantas.

Fontes: Área de Mulher, Tua Casa, Líder Interiores.

Imagens: Histórias de Casa, Woerich Imóveis, Seleções, Petz, Safari Garden, Tua Casa, Simples Decoração, Top View, Nossa Fazenda, Globo Rural, HM Jardins, Pixabay, Minhas Plantas, Casa e Festa, O Paraná, Terra, Pinterest, Dcoração, Decor Fácil, Green Me, Odair Plantas, Hello Hello Plants, Bouganvillea, Youtube, eColheitas, Pinterest, Green Me, Casa e Festa, Viva Decora, Cultivando, Yes – We Grow, Sítio da Mata, Little Prince, Pituca Flores, Mania de Flor, Viva Decora, Empreenda com Suculentas, Andreasens Green, Casa Para Viver, Rosatto Garden Center, De Planta, GDia.