Como Plantar

Como cuidar de samambaia – Maneiras de manter a planta saudável

Não existem segredos na hora de cuidar de samambaia, não é à toa que são plantas muito populares no país ganhando espaço até na decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

A samambaia é uma das plantas mais populares do país. Isso se deve principalmente por ser uma planta muito fácil de ser cultivada em casa. Além disso, suas folhas volumosas são boas opções para a decoração dos ambientes. Não existem segredos em como cuidar de samambaia, assim como a maioria das plantas, exigem cuidados básicos como rega e Sol na frequência adequada.

As samambaias também são usadas em ambientes internos para ajudar na climatização do ambiente, pois sua espécie é capaz de filtrar o ar. Além disso, também ajuda no controle da umidade e traz textura na decoração.

Como cuidar de samambaia

Para usar as samambaias em casa, é possível cultivá-las em vasos, canteiros, jardineiras, vasos pendentes e muitas outras maneiras. É importante observar se ela se mantém saudável e seguir seus cuidados para que elas não murchem e morram. Também é possível criar outras samambaias a partir de uma planta já desenvolvida fazendo mudas.

Fonte: West Wing

Portanto, dentre os principais cuidados ao cultivar samambaias, é possível destacar:

Solo úmido e rico em nitrogênio

As samambaias são plantas que se desenvolvem melhor em solos ricos de nutrientes e que estejam sempre úmidos.

Para cuidar do solo é recomendado fazer o uso de substratos que sejam ricos em nitrogênio, já existem adubos comercializados com esse nutriente e que são próprios para as samambaias.

Como cuidar de samambaia: os cuidados para manter a planta saudável
Fonte: Terral

Além disso, o substrato de nitrogênio pode ser preparado em casa com resíduos da cozinha, por exemplo. Para fazer o adubo é preciso usar farinha de ossos e casca de ovos trituradas, a mistura pode ser adicionada diretamente na terra do vaso da planta e o processo pode ser repetido a cada duas semanas.

As medidas da mistura variam, mas, de modo geral, uma colher de chá ou sopa, de acordo com o tamanho do vaso, são suficientes.

Cuidar de samambaia realizando regas frequentes

Para cuidar de samambaia também é preciso se certificar das necessidades em relação a rega, geralmente as folhas da samambaia são o melhor termômetro.

Fonte: Medium

Geralmente, se a planta começa a secar suas folhas é sinal de que é preciso aumentar a frequência de água. Logo, se a planta murcha e parece estar molenga é sinal de que o solo pode estar encharcado, o que faz com que a planta se afogue e morra também.

É necessário, além disso, observar o clima da região em que você mora. Caso seja uma região mais quente e seca, redobre os cuidados com a rega e faça-a mais regularmente. Se o clima da sua região for mais úmido e frio, as regas podem ter intervalos maiores entre si.

Para se certificar que o solo está úmido o suficiente, faça o toque com os dedos na terra. Se a mão sair suja, quer dizer que a frequência está correta o suficiente para manter o solo úmido. Por outro lado, se as mãos saírem secas após o toque, faça a rega.

Além disso, se for necessário, também é interessante fazer a rega por imersão, que é muito semelhante a rega de emergência, mas é feita para ser mais eficiente, ajudando a água a penetrar por todo o solo de forma igual.

Ambientes iluminados

As samambaias são plantas para ambientes iluminados. Isso não quer dizer que a planta deva pegar sol em excesso, pois pode prejudicá-la em seu desenvolvimento. Naturalmente, são plantas de meia-sombra, ou seja, crescem em ambientes iluminados, mas não passam longos períodos expostas ao sol direto.

Como cuidar de samambaia: os cuidados para manter a planta saudável
Fonte: Decor Fácil

Para cuidar da samambaia e escolher os melhores lugares para cultivá-las, é preciso observar a frequência de sol naquele espaço. Os melhores lugares são ambientes com entradas de luz, próximas a janelas, por exemplo.

Além disso, podem ser colocadas próximas a outras árvores e plantas no quintal, ou jardim de casa para usufruírem da sombra de outros arbustos.

Para saber se a planta não está exposta demasiadamente ao sol, observe a tonalidade das folhas. Caso elas estejam amarelas, precisam passar mais tempo na claridade. Porém, se estiverem escuras, é hora de tirá-las do sol.

Cuidar das samambaias fazendo a poda das folhas

Cuidar de samambaia também é fazer sua poda regularmente. Assim como a maioria das plantas, é necessário fazer a poda dos arbustos com frequência.

Fonte: Crosster

A poda deve priorizar a retirada de folhas secas e amareladas. Além disso, o processo auxilia na prevenção de possíveis pragas ou fungos que podem se espalhar pelo resto da planta saudável.

Antes de fazer a poda observe se realmente a planta precisa do corte naquele momento. Se as folhas estiverem apenas murchas o ideal é fazer regas de emergência ou adubá-las. A poda desnecessária pode acabar prejudicando a saúde da planta.

Se você gostou dessa matéria, confira também como plantar alecrim e cebolinha.

Fontes: Decor Fácil, Ideias Decor, Minhas Plantas, DCI.

Imagens: Cryzmax, West Wing, Terral, Medium, Decor Fácil, Crosster.