Dicas

Árvore da felicidade – Aprenda os cuidados e como fazer mudas da planta

A árvore da felicidade é conhecida pela crença de trazer alegria aos ambientes em que são cultivadas. Aprenda como cuidar dessa planta.

Por Rafaela de Almeida

-

Assim como o nome já diz, a árvore da felicidade é popularmente cultivada com a crença de que atrai alegria. Além do simbolismo, a árvore da felicidade também é muito procurada pela beleza, facilidade de cuidados e adaptação a diferentes ambientes, internos ou externos.

A árvore da felicidade também é conhecida por apresentar duas versões: macho e fêmea. Apesar disso, as duas não precisam uma da outra para se reproduzirem ou desenvolverem. Contudo, podem ser plantadas no mesmo vaso, como diz o próprio misticismo.

Cuidados com a árvore da felicidade

Bastante usada na decoração, essa planta fica muito em vasos pela casa, como um arbusto, precisa de um pouco mais de espaço para se desenvolver. Não exige rega constante, além de poder se adaptar à luminosidade, inclusive em ambientes com pouca incidência de sol como banheiros, por exemplo.

Fonte: Minhas Plantas

Contato com a luz do sol

Apesar de ser uma planta muito adaptável aos mais variados ambientes, o ideal é que a árvore da felicidade seja cultivada em ambientes de meia-sombra ou sombra. O sol pleno, em ambientes externos como jardins, pode acabar prejudicando a planta.

O ambiente perfeito para que ela se desenvolva de forma saudável é aquele com contato com a luz do sol, mas de forma indireta. A árvore da felicidade deve receber pelo menos algumas horas de sol por dia, mesmo que indiretamente, em ambientes muito fechados, como banheiros.

Árvore da felicidade: aprenda os cuidados e como fazer mudas da planta
Fonte: Casa e Festa

Escolha do vaso

Primordialmente, todo vaso, independente da espécie da planta, precisa possuir um ou mais furos no fundo. Isso permite que a água da rega seja sempre drenada pelo solo e esvazie para não encharcar a terra do vaso. Ao escolher um vaso para a árvore da felicidade dê prioridade a vasos maiores e com maior profundidade.

O material pode ser plástico ou cerâmica, mas que tenha no mínimo 40 centímetros de diâmetro. Caso seja um vaso menor à medida que a planta for se desenvolvendo será necessário trocá-lo por um maior. Isso porque a planta pode chegar até 2 metros de altura, embora leve um tempo maior para atingir esse tamanho.

Fonte: Ateliê Cristal

Solo

Assim como a maior parte das plantas, o solo para o cultivo da árvore da felicidade precisa ser rico em matéria orgânica e nutrientes suficientes que a façam se desenvolver. Para enriquecer o solo podem ser usados materiais produzidos por uma composteira doméstica, por exemplo.

Além disso, existem substratos já preparados e comercializados que podem ser misturados na própria terra usada no vaso. É preciso que o processo de adubagem seja realizado pelo menos uma vez por ano.

Frequência de rega da árvore da felicidade

A árvore da felicidade não requer regas diárias, mas é importante manter seu solo úmido. A frequência ideal é que a rega seja feita pelo menos três vezes durante a semana e em dias alternados.

Fonte: Planta Sonya

Para ter certeza de que a quantidade foi suficiente espere a água passar pelo solo até começar a sair do vaso. Além disso, para certificar que o solo está úmido aperte a terra com as mãos para poder sentir se ela está ou não molhada.

Também é necessário se atentar a quantidade de água da rega, isso porque o excesso de água pode vir a afogar a planta e acabar matando-a. O solo não precisa ser encharcado.

Poda

Por ser uma planta um pouco volumosa e que forma arbustos, a árvore da felicidade precisa de podas sazonais. Preferencialmente a poda deve ser realizada após as estações mais frias do ano, de acordo com a região em que é cultivada.

Para fazer a poda podem ser usadas tesouras tradicionais de jardinagem e os galhos secos devem ser cortados. A poda também pode ser feita sempre que for percebido que algumas folhas começaram a secar e o processo pode ser repetido a cada 1 ou 2 meses.

Árvore da felicidade: aprenda os cuidados e como fazer mudas da planta
Fonte: Ciclo Vivo

Cuidado com pragas

A árvore da felicidade pode ser atacada por pragas quando não é exposta o suficiente à luz solar, o que aumenta a umidade e a facilidade de propagação de pequenas pragas e insetos. Para evitar que a planta seja acometida por pragas o recomendado é aplicar óleo de neen nas folhas todo mês.

Como fazer e plantar mudas de árvore da felicidade

Os galhos recém podados da arvore da felicidade podem ser usados para gerar novas plantas, ao invés de serem descartados. Esses galhos facilmente geram novas plantas quando replantados corretamente. Isso também depende de seu estado, preferencialmente é melhor que ele não esteja com pragas nem secos.

Passo a passo

  • Quando for fazer a poda dos galhos corte-os com aproximadamente 20 centímetros;
  • Use um vaso e terra como recomendado anteriormente para plantar, deixando um espaço entre o limite do vaso e da terra colocada em seu interior, para que o galho seja colocado;
  • Faça um pequeno buraco na terra e coloque o galho de forma que ele fique firme;
  • Depois de colocado, regue o galho com um pouco de água e repita o processo de duas a três vezes durante a semana.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar cebolinha e alho.

Fonte: Construindo Decor, Extra, Selvva, Casa e Festa.

Imagens: Adoráveis Inutilidades, Minhas Plantas, Casa e Festa, Ateliê Cristal, Ciclo Vivo, Planta Sonya.