Espécies

Nomes de plantas – Espécies com nomes diferentes e o que significam

Existem diversos nomes de plantas. Além dos nomes diferentes, são plantas que possuem inúmeras variações, como nas cores, tamanho e textura.

Atualizado em 12/01/2021

Existe uma infinidade de espécies de plantas, muitas delas não são conhecidas por nós. Além disso, uma espécie pode ter inúmeras variações. Tão peculiares quanto o formato, as cores, tamanhos, texturas e todas as características físicas das plantas também são os seus nomes. Alguns nomes de plantas são tão diferentes quanto à sua espécie.

Alguns dos nomes de plantas são muito curiosos, outros fazem alusões e referências a animais ou semelhanças das mais variadas coisas. 

Nomes de plantas que remetem à animais

As plantas possuem, além das espécies, nomes curiosos e bem característicos. São nomes que remetem ao formato, às cores ou, até mesmo, à origem da planta. Dentre os nomes de plantas mais curiosos, podemos citar: 

Fruta-de-lobo ou lobeira

Assim como seu nome já diz, a fruta-de lobo é conhecida por fazer parte da alimentação desses animais. É uma planta encontrada tipicamente no cerrado brasileiro. Além disso, a fruta pode ser usada para a produção dos mais variados tipos de doces.

Fonte: Olhares

Abricó-de-macaco

Apesar de seu nome ser muito diferente, a abricó-de-macaco é uma planta comumente utilizada como planta ornamental. Isso porque possui uma beleza característica e muito diferente das demais.

Leva esse nome principalmente por conta dos seus maiores apreciadores: os macacos. Isto é, a fruta originada dessa árvore faz parte da alimentação desses animais.

Contudo, também pode ser consumida por outros seres, como os humanos. O cheiro do fruto é muito forte, por isso acaba não sendo muito saboroso ao paladar de muita gente.

Nomes de plantas: alguns dos nomes mais diferentes e o que significam
Fonte: G1

Outros nomes de plantas com alusão a bichos

Além dos nomes de plantas já citados, existem outras espécies que também possuem nomes diferentes, como por exemplo: 

Teta-de-vaca ou Maminha-de-vaca

Essa planta é conhecida pela característica dos frutos serem muito semelhantes ao formato dos seios das vacas. Além disso, seu suco pode ser usado como sabão para lavar coisas como louças, roupas e afins.

As flores da teta-de-vaca também podem ser usadas na decoração em arranjos, além de poderem ser cultivadas em casa próximas à parede, pois se desenvolvem como pequenas trepadeiras.

Fonte: Dr.Saúde

Chifre de veado

A chifre de veado é uma das mais conhecidas entre as plantas citadas até então. Essa planta é comumente utilizada na decoração e suas folhas se assemelham, assim como seu nome diz, à chifres de veados.

Pode ser cultivada como enxerto em outras plantas, pois se desenvolve em troncos de outras árvores já que se caracteriza como uma planta epífita.

Nomes de plantas: alguns dos nomes mais diferentes e o que significam
Fonte: Pinterest

Nomes de plantas relacionadas à pássaros

Os nomes de plantas também podem estar relacionados com nomes de pássaros. Dentre as mais comuns, temos:

Ave do paraíso

A ave do paraíso é assim chamada pela sua semelhança aos pássaros. Além disso, é uma planta muito colorida, bastante usada como planta ornamental para decorar jardins, varandas e outros ambientes. Suas cores são laranja, azul e verde que parecem formar a cabeça de uma ave.

Nomes de plantas: alguns dos nomes mais diferentes e o que significam
Fonte: Montante

Bico de papagaio

A bico de papagaio é considerada a planta do natal em algumas regiões do mundo, principalmente Estados Unidos e Brasil, assim é muito usada durante essa época do ano na decoração.

Dessa forma, também adquire outros nomes como Christmas Star, que significa estrela do natal no inglês, além disso suas folhas de tom avermelhado também chamam a atenção pela semelhança com o bico da mesma ave que leva em seu nome.

Fonte: Terral

Outros nomes de plantas diferentes

Os nomes de plantas podem surpreender de diversas formas. Além das espécies já citadas, também é comum encontrar espécies de plantas com os seguintes nomes:

Flor da paixão

Apesar do nome diferente, a flor da paixão é muito conhecida por ser a flor do maracujá. Esse nome foi atribuído à flor pelos monges, pois eles faziam comparações com suas formas às formas de Jesus. O nome flor da paixão remete à paixão de Cristo.

Nomes de plantas: alguns dos nomes mais diferentes e o que significam
Fonte: Pingo de Ouvido

Gloriosa

A gloriosa é uma flor da mesma família dos lírios, além disso também pode ser considerada uma planta trepadeira. Suas flores variam entre os tons de vermelho, laranja e amarelo e as pétalas das flores também não apresentam um formato muito comum, o que faz com que sua beleza se destaque dentre outras plantas.

Nomes de plantas: alguns dos nomes mais diferentes e o que significam
Fonte: Pikist

Amansa senhor

As flores dessa planta são muito usadas em projetos paisagísticos de praças e jardins, pois apresenta caráter ornamental. Além de ser uma planta muito diferente, também é muito usada para fins medicinais, geralmente para sedação, por isso leva esse nome.

É uma planta originária da África do Sul, mas se desenvolve muito bem nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do nosso país.

Fonte: Tua Saúde

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como plantar cebolinha e alho.

Fontes: Gazeta do Povo, Planta Sonya.

Imagens: Pexels, Olhares, G1, Dr.Saúde, Pinterest, Montante, Terral, Pingo de Ouvido, Pikist, Tua Saúde.