Dicas

Tipos de vasos de plantas – Materiais mais comuns e como escolher

Existem inúmeros tipos de vasos de plantas, muitos deles são popularmente usados na decoração de jardins suspensos, por exemplo.

Por Rafaela de Almeida

É muito comum o uso de vasos ao plantar, , Isso porque, ao contrário das plantas em solo, as plantas cultivadas em vasos permitem maior movimentação pelos ambientes. Além disso, existe uma grande variedade de tipos de vasos de plantas, outros recipientes também podem se transformar em um lugar para plantar.

Os vasos de plantas também podem ser incorporados nos espaços como objetos de decoração. A variedade de tipos, tamanhos, materiais, cores e afins consegue proporcionar melhores condições de desenvolvimento para as plantas também.

Atualmente, existem também vasos auto irrigáveis, que conseguem fornecer água para a rega das plantas de forma autônoma. Isso facilita, por exemplo, o cuidado na hora de viajar, ou passar muito tempo fora de casa.

Tipos de vasos de plantas

Existem diversas opções de vasos para plantas. Além dos variados tipos, os vasos também podem ser escolhidos de acordo com a espécie da planta, a decoração do ambiente, etc. Dentre os tipos mais comuns, temos:

Fonte: Pinterest

Materiais mais comuns

Como dito anteriormente, existem uma cartela muito grande de tipos de vasos, principalmente em relação ao seu material. Embora não pareça, alguns materiais podem não favorecer o desenvolvimento das plantas.

Além disso, alguns tipos de vasos de plantas têm indicações para espécies específicas, por exemplo, em relação ao tamanho, a profundidade entre outras características.

Vasos de cimento

Tipos de vasos de plantas: como escolher e os materiais mais comuns
Fonte: Artesanato Passo a Passo

Os vasos de cimento se tornaram muito comuns nos últimos tempos. Isso porque, com o estilo mais industrial e rústico, os vasos desse material ornam muito bem com a decoração pré-estabelecida.

Por ser muito resistente, pode ser usado em ambientes internos ou externos. Apesar disso, são muito pesados em comparação com outros tipos de materiais.

Vasos de metal

Fonte: Homify

Os vasos de metal, assim como os de cimento, trazem o aspecto do brutalismo e do estilo industrial. Embora agreguem valor estético à decoração, são um pouco mais caros que os vasos de outros tipos.

No entanto, recipientes de metal, como latas de alimentos, podem dar vida a vasos novos pois podem ser reaproveitados.

Tipos de vasos de plantas – metal

Tipos de vasos de plantas: como escolher e os materiais mais comuns
Fonte: Shopee

Esse tipo de vaso de planta é muito usado para plantas que podem ser cultivadas na água, como jiboias, ou podem ser espaços para terrários com suculentas e cactos.

Também são muito usados na decoração e trazem um charme a mais aos ambientes. No entanto, é preciso tomar cuidado, apesar da beleza, os vasos de vidro são menos resistentes, por isso podem quebrar com facilidade.

As plantas nos vasos de metal também precisam de limpeza constante, pois a sujeira fica mais aparente. Além disso, são muito usados para a decoração de ambientes internos.

Vasos de plástico

Fonte: Cultura Mix

Os vasos de plástico são o tipo de vaso de plantas mais comuns, frequentemente encontrados tanto em ambientes internos, quanto externos.

Isso porque, além da durabilidade, também são muito práticos na hora de plantar. Apesar disso, os vasos de plástico são recipientes mais simples e, geralmente, não agregam tanto valor estético à decoração. Por isso, se usados para esse fim são colocados juntos à cachepôs.

Tipos de vasos de plantas – cerâmica

Esse tipo de vaso de planta é muito popular, além de muito resistente, também tornou-se item de decoração.

Atualmente, existem inúmeras formas e tipos de cerâmicas, desde as mais convencionais, como as laranjadas comumente encontradas em floriculturas e casas de jardinagem, e outras coloridas e brilhantes. Podem ser usados em ambientes internos e externos.

Tipos de vasos de plantas: como escolher e os materiais mais comuns
Fonte: West Wing

Como escolher o melhor tipo de vaso de planta

Depois de escolher o melhor o material do vaso onde a planta será cultivada, o próximo passo é se atentar à qual modelo se adequa melhor às suas exigências. Ou seja, ou modelos devem ser escolhidos de acordo com algumas observações, como por exemplo:

Tamanho do vaso

Antes de adquirir o vaso ou reutilizar um recipiente que já tem em casa, lembre-se de observar as necessidades da planta a ser cultivada. O tamanho e a profundidade do vaso devem ser proporcionais ao tamanho máximo em que a planta pode se desenvolver. Dessa forma, quanto mais espaço a planta tiver, melhor ela pode crescer.

Vasos muito pequenos para plantas que podem crescer muito acabam fazendo com que as raízes não se desenvolvam, por exemplo. Por isso, adeque o vaso às necessidades da espécie de planta a ser cultivada naquele recipiente.

Sistema de drenagem

Atualmente, existem tipos de vasos de plantas que conseguem fazer sozinhos o processo de rega, os vasos auto irrigáveis. Esses tipos de vasos são ideais para pessoas que passam muito tempo fora de casa, viajam constantemente, ou acabam esquecendo de colocar água nas plantas.

Tipos de vasos de plantas: como escolher e os materiais mais comuns
Decor Assentos

Contudo, outro sistema de drenagem são os furos no fundo dos vasos, que são mais simples. Todo vaso precisa de uma saída de água, isso porque o solo encharcado pode acabar matando a planta afogada ou favorecer a criação de fungos nas raízes. Logo, antes de escolher um vaso certifique-se que ele tenha pelo menos um furo no fundo para a água escorrer para fora do recipiente.

Tipos de vaso de plantas – Temperatura

Alguns materiais podem acabar aquecendo demasiadamente quando expostos ao calor ou à luz solar. Por isso, se a planta for muito frágil, ou de sol pleno, dê preferência a materiais que não aqueçam nessas condições. Evite usar os vasos de plásticos nessas situações, por exemplo.

Curtiu esse post? Leia mais sobre decoração com plantas e plantas para jardim.

Fonte: Homify, Decor Fácil, Viva Decora.

Imagens: Crysmax, Pinterest, Artesanato Passo a Passo, Homify, Shopee, Cultura Mix, West Wing e Decor Assentos