Dicas

Plantas para apartamento – Opções para decorar ambientes internos

Existem muitas espécies de plantas para apartamentos que se desenvolvem em ambientes internos e com pouca luz, como a gérbera.

Por Rafaela de Almeida

-

Se você pretende dar um ar mais charmoso a algum ambiente do seu apartamento, as plantinhas podem ser boas opções. Apesar do que possa parecer, não é difícil manter as plantas para apartamento saudáveis, basta fazer a escolha certa.

Além disso, também podem ser benéficas ao ambiente, isso porque muitas delas são conhecidas por purificar o ar e climatizá-lo, reduzindo a umidade, por exemplo.

As melhores plantas para apartamento são plantas de meia-sombra ou sombra, conhecidas por não dependerem de muitas horas expostas ao sol direto para se desenvolverem. Além disso, se adaptam a ambientes menores.

Plantas para apartamento

As plantas também são muito usadas para a decoração. Tem a capacidade de transformar os ambientes em mais aconchegantes e charmosos, adicionam textura e cor, seja pelo seu formato, ou tamanho.

Fonte: Emccamp

Alguns flores para ambientes internos

Existem muitas espécies de plantas para apartamento. O interessante é que, mesmo em ambientes internos, as flores conseguem se desenvolver e, além de fazer parte da decoração, são ótimas para climatizar o ar e purificá-lo. Dentre as espécies de flores para ambientes internos, temos: 

Gérbera

A gérbera é uma flor da mesma família que os girassóis. Contudo, diferente deles, suas flores apresentam um pouco mais de variedade quanto às suas cores. 

São ótimas opções para ambientes menores pois não crescem muito, além de serem muito resistentes. O ideal é que fiquem próximas a entradas de luz. Também precisam de regas regulares.

Plantas para apartamento: opções para decorar ambientes internos
Fonte: Planta Sonya

Begônia

As begônias são muito populares pelo país. Diferente da gérbera, a begônia não necessita de regas todos os dias, sendo assim, pode ser molhada de duas a três vezes por semana. Além disso, exige pouca luminosidade, podendo ficar em locais com menos luz durante o dia.

Fonte: Tua Casa

Lírio da paz

Outra planta para apartamento muito usada na decoração é o lírio da paz. Suas flores brancas são muito elegantes, por isso trazem charme e sofisticação aos ambientes.

Também requer regas de duas a três vezes na semana. Contudo, é preciso cuidado ao cultivar essa planta, pois ela pode ser tóxica para crianças e animais domésticos se for ingerida.

Plantas para apartamento: opções para decorar ambientes internos
Fonte: Total Construção

Orquídea

As orquídeas são conhecidas pela sua beleza exótica e característica, apesar de serem muito comuns. Suas flores podem ter as mais variadas cores, inclusive azul.

Além disso, é muito usada para decorar salas, também trazem o aspecto charmoso e elegante, além de serem resistentes. Deve ser regada quando o solo estiver seco.

Fonte: A Lavoura

Algumas espécies de plantas para apartamento

Além das espécies já citadas, existem outras plantas que também podem ser utilizadas em ambientes internos. São plantas que, com os cuidados necessários, se desenvolvem e dão um ar de charme ao ambiente, como nos apartamentos. Dentre as espécies, temos:

Veludo roxo

A veludo roxo leva esse nome pelo aspecto das folhas se assemelham com o mesmo tecido que leva seu nome, além de sua coloração. Podem ser cultivados em ambientes com meia-sombra, além de a rega ser feita sempre que o solo estiver seco. Além disso, é muito usada para decorar varandas e sacadas, fica muito bem em lugares suspensos.

Plantas para apartamento: opções para decorar ambientes internos
Fonte: Selvva

Maranta

A maranta é muito famosa pelas suas cores verde e rosa. Se tornou muito popular nos últimos anos e também é uma ótima opção de planta para apartamento.

Contudo, apesar de sua beleza, é uma planta muito sensível e requer um cuidado maior, principalmente em relação a regas e luz. Dessa forma, a quantidade de água e sol devem ser regradas de acordo com sua necessidade. É importante evitar luz direta e muita água no solo.

Fonte: Tua Casa

Rosa de pedra

A rosa de pedra é uma espécie de suculenta, sendo uma boa opção para quem quer ter uma planta no apartamento, mas não tem muito espaço.

Isso porque a rosa não se desenvolve muito, costuma ser bem pequena. Contudo, traz charme ao ambiente. Além disso, seus cuidados são simples, a rega deve ser feita a cada quinze dias e o contato com o sol deve ser regular.

Plantas para apartamento: opções para decorar ambientes internos
Fonte: Tecnisa

Ivy

A princípio, essa planta para apartamento se assemelha bastante às jiboias, no entanto sua coloração e desenvolvimento podem ser um pouco diferentes.

Fica muito bem na decoração sendo usada suspensa ou sobre algum móvel, como estantes ou prateleiras, por exemplo. Além disso, requer regas regulares e luz indireta.

Plantas para apartamento: opções para decorar ambientes internos
Fonte: Varejão das Tintas

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas espécies de plantas de interior.

Fontes: Hometeka, Vertical Garden, Casa e Festa.

Imagens: Histórias de Casa, Emccamp, Planta Sonya, Tua Casa, Total Construção, A Lavoura, Selvva, Tecnisa, Varejão das Tintas.