Como Plantar

Como plantar jiboias? Cuidados, plantio e como usá-la na decoração

Plantar jiboias está se tornando cada vez mais comum, sendo importante saber quais os cuidados e como usar essa planta como decoração.

Por Rafaela de Almeida

-

A jiboia, assim como outras plantas, é muito popular nas casas pelo Brasil. Considerada uma planta sagrada, capaz de filtrar energias e ser protetora, também é uma ótima opção de planta para purificar o ar em casa. Mas afinal, como plantar jiboias?

Existem algumas espécies que se desenvolvem em solo, enquanto outras não. Ou seja, algumas jiboias crescem em vasos com terra e matéria orgânica e outras que podem ser cultivadas em recipientes apenas com água.

Assim como os cactos e as suculentas, as jiboias são fáceis de serem mantidas em casa. Isso porque, os cuidados são mínimos e ela se desenvolve muito rápido.

Apesar de ser uma planta rasteira, a jiboia pode se tornar trepadeira se houver espaço e lugares suficientes servindo de apoio. Assim, são ótimas como decoração até mesmo dentro de casa.

Contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes em relação à como plantar jiboias. Embora seja ótima para a purificação do ar e decoração, as jiboias, assim como algumas outras plantas cultivadas em casa, são tóxicas para alguns animais.

Por isso, se existe algum animal doméstico é preciso mantê-la fora de seu alcance e sempre observar se em algum momento despercebido ela pode ter sido ingerida por um dos pets.

Fonte: Indoor Plantas

Plantando as jiboias

Conhecida pela facilidade de retirar mudas, a jiboia é prática na hora de ser plantada. Para aprender como plantar jiboia com uma nova muda, é preciso retirar, com cuidado, uma parte da planta que esteja com raízes. Dessa forma, corte um ramo com algumas folhas na diagonal.

Para plantar a jiboia que foi retirada você pode escolher entre colocá-la em vaso com terra e matéria orgânica ou em um recipiente com água suficiente para cobrir suas raízes.

As jiboias são plantas que precisam de rega constante, se forem desenvolvidas em vasos de terra. Ou seja, o ideal é que a rega seja feita, pelo menos, três vezes por semana, ou quando for notado que o solo deixou de estar úmido.

O ideal para fazer o plantio da muda em terra é que o pedaço recém cortado fique algumas horas, de preferência de um dia para outro. Assim que se passarem as 24 horas, coloque a muda em um vaso com terra já com substrato no solo, o que irá ajudar a planta a crescer.

Fonte: Pinterest

Cuidados depois de plantar jiboias

Como dito, as jiboias não precisam de muitos cuidados rigorosos. Depois aprender como plantar jiboias, para mantê-la saudável, o melhor é deixá-la perto de alguma entrada de luz, não necessariamente com contato direto ao sol.

A jiboia é uma planta que se adapta muito facilmente aos ambientes não muito iluminados, se desenvolvendo bem na sombra. Apesar disso, não gosta muito do clima frio.

Fonte: Hipó Cheio de Vida

Além disso, a jiboia é uma planta que precisa de regas regulares. Ou seja, o melhor depois de aprender como plantar jiboias é sempre observar como está o solo, se for plantada em vasos.

A terra do vaso para plantar jiboias precisa estar úmida, não encharque ao regar, apenas certifique-se de que a terra está macia o suficiente. Nas estações mais secas do ano, aumente o intervalo de regas, ao contrário dos períodos mais frios e úmidos.

Ao planta jiboias em recipientes apenas com água, o melhor é trocá-la constantemente para água limpa. Assim que perceber que a água está abaixo das raízes é preciso preencher o vaso novamente.

Usando as jiboias na decoração

Após aprender como plantar jiboias, segue algumas dicas de como usá-las na decoração.

Suspensas em vasos

As jiboias se adaptam muito bem nos ambientes em que são colocadas. Se você tem algum animal doméstico, mas quer ter uma jiboia em casa, uma ótima opção de decoração é deixa-las em vasos suspensos. Isso trará charme ao ambiente e ainda evitar que um dos pets possam comê-la.

Como plantar jiboias: saiba os cuidados para ter essa planta na sua casa
Fonte: Pinterest

Parede viva

Outra ideia que pode ser usada na hora de plantar jiboias, principalmente em ambientes externos, mas também se adapta aos cômodos da casa, é montar uma parede de jiboias.

Fonte: Pinterest

O que achou da matéria sobre como plantar jiboias? Se gostou, confira também: Plantas resistentes a Sol – Opções para cultivar no jardim de casa

Fontes: SimpleChique, Como fazer em casa, Minhas Plantas, Blog da Plantei.

Imagens: Blog da Plantei, Pinterest, Hipó Cheio de Vida, Pinterest, Indoor Plantas.