Dicas

Como recuperar plantas secas – Passo a passo para salvar uma planta

As plantas podem ter sua saúde prejudicada por fatores que podem fazê-las ressecarem. Com alguns cuidados é possível recuperar plantas secas.

Por Rafaela de Almeida

-

Se você tem alguma plantinha, já deve ter passado pela fase de alguma eventualmente secar. Morrer está entre o processo natural e pode acontecer, mas para evitar que a planta acabe morrendo, é possível utilizar técnicas para recuperar plantas secas. Sim, é possível conseguir que a planta sobreviva, mesmo estando muito seca.

De modo geral, o processo para recuperar plantas secas é muito simples. Contudo, para que a planta sobreviva, alguns fatores são cruciais. A tentativa de resgatar as plantas nem sempre pode dar certo, isso porque cada planta reage de uma forma a recuperação.

A principal razão para que as plantas sequem é a falta de água, mas, apesar disso, podem existir muitas situações que prejudicam as plantas e fazem com o que elas percam a vida.

Passo a passo para recuperar plantas secas em casa

Fonte: Árvore Generosa

Para começar o processo, corte as folhas secas da planta. Isto é, observe se a planta ainda possui algum resquício de vida. Se sim, tire o excesso de folhas e galhos secos e deixe somente a parte verde.

Depois de cortar a parte seca da planta, tente retirá-la do vaso, ou recipiente em que ela estiver com cuidado para que a terra não despedace, nem a planta. Como a planta já está fragilizada, é preciso ter cautela ao removê-la do vaso para que suas raízes não sejam ainda mais prejudicadas.

Feito isso, coloque a planta em um recipiente com água morna e que seja maior que o seu vaso de origem. O nível da água deve cobrir toda a terra, mas não precisa submergir o seu caule.

Como recuperar plantas secas: passo a passo para salvar uma planta
Fonte: Raízes Marambaia

Deixe a planta na água morna por, no mínimo, dez minutos, que é o tempo suficiente para que a água penetre pela planta seca.

Depois desse período de molho, retire a planta do recipiente, ainda tomando cuidado com as suas raízes, e a coloque em cima de um prato para que o excesso de água seja escoada para fora.

Assim que a terra da planta não estiver mais encharcada, ela pode voltar ao seu vaso ou local de origem.

Além disso, também pode ser acrescentado um pouco de substrato no solo para ajudar na recuperação da planta. Esse processo é muito semelhante a rega de emergência, que também pode ser uma boa saída para plantas murchas.

Outras alternativas para ajudar a recuperar plantas secas

Como dito anteriormente, a principal razão pela qual as  plantas secam ou ressecam é a falta de água, mas também pode estar atrelada, por exemplo, à exposição solar em excesso, falta de nutrientes no solo e outros.

Fonte: Lar Natural

Além disso, existe uma grande dificuldade em reconhecer qual a necessidade da planta que não está sendo suprida para poder solucionar o problema. Por isso, antes de seguir qualquer solução, observe a planta e o que pode estar prejudicando sua saúde.

Podar a planta pode ajudar a recuperá-la

Assim que a planta começar a ressecar você pode tentar podar as folhas e galhos secos para ajudá-la a se manter saudável. O corte das partes prejudicadas faz com que diminua a propagação de algo ruim que a planta está passando.

Como recuperar plantas secas: passo a passo para salvar uma planta
Fonte: Faz Fácil

Para fazer o corte das partes secas, pode-se começar retirando as folhas e os galhos secos. Para isso, retire somente o essencial, não faça cortes muito profundos na planta e respeite o limite até onde as partes ressecadas vão. Também observe que, quando o corte for se aprofundando e o miolo ficar esverdeado, é hora de parar de cortar.

Cuidado com a umidade

Outra dica para recuperar plantas secas é observar a umidade do solo. A maior parte das espécies de plantas gostam de ambientes úmidos.

Contudo, o ideal é sempre se certificar quais as necessidades de cada uma antes de adquiri-la, isso evita que ela morra com facilidade. A maioria das plantas prefere que o solo seja úmido, por isso regas regulares são mais indicadas.

Fonte: Portal Macaúba

No entanto, algumas espécies podem se desenvolver mais facilmente em terras secas e com pouca água. Para ajudar que a umidade do solo seja maior, podem ser usados cascalhos, pedras e materiais drenantes que ajudem a água a passar para fora do recipiente, mas que demore mais para sair dele.

Sendo assim, a água fica mais tempo na terra e se espalha pelo solo, atingindo até as extremidades.

Tempo sob a luz solar

Outro fator que pode prejudicar a saúde das plantas é o tempo de exposição solar. O sol direto para algumas plantas pode fazer com que suas folhas ressequem. Dessa forma, dê preferência para plantas que se adaptem ou sejam resistentes a muita incidência de luz solar.

Como recuperar plantas secas: passo a passo para salvar uma planta
Fonte: Biosul Fertilizantes

Depois de prejudicadas, para ajudar a recuperar plantas secas, você pode mudar o vaso, ou recipiente de lugar. Lugares de meia-sombra, ou seja, luz indireta, podem ajudar na recuperação de plantas secas.

Gostou dessa matéria? Então leia mais sobre como borrifar água nas plantas.

Fontes: Sítio da Mata, Plantei, Ciclo Vivo.

Imagens: Ciclo Vivo, Árvore Generosa, Raízes Marambaia, Lar Natural, Faz Fácil, Portal Macaúba, Biosul Fertilizantes.