Espécies

Senécio azul – Características, como plantar e cuidados com a planta

O senécio azul é um tipo de suculenta com a coloração azulada, muito utilizada em decoração, podendo ser considerada uma planta ornamental.

Por Rafaela de Almeida

-

Excentricidade é a palavra que descreve melhor a beleza do senécio azul, uma vez que essa cor não é tão comum de ser observada em plantas.

Além disso, essa suculenta também é bastante apreciada por possuir uma aparência embaçada. Por isso, também é conhecida como blue chalk sticks, ou bastões de giz azul, nos países que possuem o inglês como língua nativa.

De origem sul-africana, o senécio azul, além de sua coloração extraordinária ao florescer durante o verão, também possui pequenas e belas flores em tons de amarelo e branco.

Dessa forma, é uma ótima aposta para decorar o seu jardim, ficando tão bem no chão quanto dentro de vasos.

Características

Essa planta é de pequeno porte, uma unidade dela tem o tamanho médio de 30 centímetros. Contudo, ao formar uma moita com diversas destas suculentas, ela pode atingir aproximadamente 60 centímetros.

Além disso, o crescimento dessa suculenta ocorre de forma mais avançada durante os períodos mais frios do que nos quentes. 

Fonte: Sitio da Mata

Caso durante o seu crescimento suas folhas fiquem alongadas demais, é necessário realizar uma poda drástica que consiste na diminuição do tamanho de suas folhas.

Após a realização deste procedimento, é necessário que elas fiquem num lugar que não tenha muita incidência de luz.

Como plantar o senécio azul

Podendo ser plantada de forma individual, ou para forração de solos, o plantio do senécio azul é muito simples. Dessa forma, é necessário a preparação do solo com uma mistura alcalina, feita de três partes de húmus de minhoca para uma parte de areia grossa de construção.

Senécio azul: a suculenta de tom azulado fácil de cultivar em casa
Fonte: Bucólico Anónimo

Feito esse preparo e misturado com a terra do lugar a ser plantada, basta abrir um buraco do tamanho da muda e pressionar levemente a terra para que a suculenta permaneça fixa ao chão. Regue logo após a finalização desse processo.

Caso seja do seu interesse forrar o solo com essa planta, dê o espaçamento de 30 centímetros entre cada uma delas para que elas possuam espaço para se desenvolver sem que invada o espaço da outra planta.

Cuidados com o senécio azul

Uma parte importante para o desenvolvimento dessa suculenta é a iluminação e o clima perfeito. Apesar de conseguir se adaptar a diversos tipos climáticos, esse tipo de planta necessita receber pelo menos 8 horas de luz solar por dia. 

Fonte: Cobrire

Sendo assim, é ideal para áreas externas como jardins ou varandas. Além disso, a carência de luz solar para essa espécie pode afetar negativamente a suculenta e diretamente a sua aparência.

Nesse sentido, pode ocasionar a perda da cor tão única, assim se aproxima mais do verde do que do azul, além de apresentar um aspecto enfraquecido em suas folhas.

Vale enfatizar que, apesar dessa planta ser flexível, elas não são resistentes à geadas. Por isso, devem ser cultivadas em locais de clima moderado.

Frequência de rega necessária para o senécio azul

O senécio azul não precisa ser regado frequentemente e deve ser cultivado juntamente de plantas com características semelhantes.

Senécio azul: a suculenta de tom azulado fácil de cultivar em casa
Fonte: Diacos

O ideal é que seja embebida de água apenas quando a terra estiver seca. Além disso, a privação de água por muito tempo leva as folhas a ficarem murchas e retraídas.

Uma das formas de verificar se a suculenta precisa ser regada é com o toque, caso a terra esteja completamente seca é hora de regá-la. Ou, caso ela esteja em vaso, é só erguê-lo, se estiver mais leve é recomendado regar o senécio.

Cuidado com o solo e adubação

Como essa suculenta está acostumada a viver em locais com solos pobres em nutrientes, a adubação não é feita com grande frequência. Assim, adubar a cada duas semanas é o ideal para o seu desenvolvimento.

Fonte: Little Prince Plants

Porém, é interessante destacar que, quando for adubar o senécio azul, o melhor a se fazer é utilizar uma quantidade maior de água do que o indicado pelo seu fabricante.

Isso porque o excesso também não ajuda o desenvolvimento do senécio. Geralmente, a adubação ocorre durante o verão e é importante adubá-la com uma solução que seja feita de partes iguais de Nitrogênio, Fósforo e Potássio diluído em água.

Curtiu o post? Se você gostou desse, confira também o que é grama preta.

Fontes: Flores e Folhagens, Faz Fácil, Batata Doceria, Orquídeas no Apê.

Imagens: Guia das Suculentas, Sitio da Mata, Bucólico Anónimo, Cobrire, Diacos, Little Prince Plants.