Dicas

Dicas de jardinagem – Truques para aprender a cuidar do jardim

Algumas dicas de jardinagem podem ajudar você a cuidar melhor do jardim. Além disso, também contribuem para a saúde e beleza das plantas.

Por Rafaela de Almeida

-

Durante os últimos anos, o cultivo de plantas em casas se tornou muito popular. De modo geral, é muito comum observar jardins bem cuidados por aí, mas algumas dicas de jardinagem podem ajudar nesses cuidados.

Existem algumas técnicas para cuidar melhor dos jardins, das hortas e dos vasinhos. A maior parte dessas dicas são fáceis de seguir no dia a dia, seja em relação às regas, limpeza, exposição do sol, até a colheita de pequenos frutos ou temperos.

Algumas dicas de jardinagem

As plantas consideradas de sol pleno necessitam de solo mais calcificado do que as plantas consideradas de meia-sombra ou sombra. Dessa forma, é preciso adubar o substrato com cálcio periodicamente.

Além disso, algumas plantas como avencas, renda-portuguesa e violetas se desenvolvem melhor quando a água da rega está morna. Por isso, ao regar as plantas, dê preferência à água em temperatura ambiente, ou esquente por alguns minutos em fogo baixo antes de colocar no solo.

Dicas de jardinagem: truques para aprender a cuidar do jardim
Fonte: Agenda Boa

Quando pequenos brotos estão se desenvolvendo com folhas amareladas é indício de que há uma deficiência quanto aos nutrientes do substrato.

Sendo assim, use adubo ao tratar o substrato das plantas em crescimento. Já as hortaliças como manjericão, hortelã e alecrim devem ser cultivadas em vasos ou espaços separados, pois não se desenvolvem bem quando estão lado a lado.

Os rabanetes são uma das hortaliças que se desenvolvem mais rápido e, consequentemente, sua colheita também pode ser feita em menos tempo.

Assim, cerca de 28 a 30 dias os rabanetes podem ser colhidos. Outra dica de jardinagem é usar palha vegetal por cima da terra do vaso, pois pode ajudar no controle de umidade do solo. Além disso, mantém a terra protegida.

Dicas de jardinagem para plantar

Outra dica de jardinagem ao cultivar orquídeas é importante deixá-las em ambientes iluminados. Geralmente, o sol pela manhã costuma ser mais fraco, por isso, colocá-las durante 1 hora nessa luz pode ajudar no seu crescimento.

Fonte: Jota Jardinagem

Um pouco de canela em pó na mistura do substrato das orquídeas aceleram a floração. Quando o solo está com pH ácido, comumente aparecem samambaias espontaneamente.

Uma dica de jardinagem ao plantar tomates é evitar adubar o solo com nitrogênio em excesso. Isso porque a abundância de nitrogênio no substrato faz com que os frutos do tomateiro se desenvolvam e rachem, ou fiquem com a polpa aguada demais.

Outras dicas que podem te ajudar

Ao perceber que as suculentas estão com as folhas finas, troque-as de lugar. Isso porque as folhas afinarem é indício de que necessitam de mais horas de sol.

Já a jabuticabeira, quando bem irrigada, dá mais frutos. Além disso, é importante proteger a jabuticabeira de ventos fortes, assim, regiões com pouco vento são melhores para o seu desenvolvimento.

Dicas de jardinagem: truques para aprender a cuidar do jardim
Fonte: Casa Vogue

É possível modificar as cores das flores de hortênsia com algumas técnicas. Dessa forma, para fazer as hortênsias brotarem flores cor de rosa, antes de fazer a rega, deixe uma lã de aço de molho no regador.

Além disso, algumas pragas, como lesmas e caramujos, têm hábitos noturnos. Sendo assim, para conseguir exterminá-los, coloque um recipiente com cerveja salgada no jardim.

Uma dica de jardinagem para saber como colher cenouras e cebola é observar se as folhas estão caídas, pois isso é um sinal de que estão prontas para a colheita.

Dicas de jardinagem para orquídeas e outras plantas

Normalmente, quando uma orquídea morre muitas vezes, é sinal de que o solo está seco. Isso porque raramente as orquídeas morrem afogadas com excesso de regas. Outra dica de jardinagem é que a maior parte das plantas que possuem folhas largas e finas preferem solo úmido.

Fonte: G1

Se você tem uma orquídea e o botão dela murchou ou caiu de uma hora para outra, pode significar que as temperaturas da sua região tenham caído bruscamente no período noturno.

Além disso, algumas espécies de plantas, como jacintos e lírios, devem receber menor quantidade de água no momento da rega quando estiverem em época de floração.

É comum encontrarmos terrários com suculentas, contudo terrários fechados não são próprios para o cultivo desse tipo de planta. Isso porque as suculentas podem acabar apodrecendo em pouco tempo, por isso uma das dicas de jardinagem é cultivá-las em terrários abertos.

Gostou das dicas? Então confira como plantar cebola na horta de casa.

Fontes: Ecycle, Gazeta do Povo, Jardineiro Net, Condomínios Verdes.

Imagens: BC Garden, C & C, Agenda Boa, Jota Jardinagem, Casa Vogue, G1, Entenda Antes.