Espécies

Tipos de suculentas – Plantas adaptáveis e versáteis para a decoração

Existem inúmeros tipos de suculentas, o que acaba permitindo o uso de gêneros diferentes na decoração, além de serem plantas adaptáveis.

Por Rafaela de Almeida

As suculentas, assim como os cactos, se tornaram muito populares na decoração nos últimos anos. Isso porque, além de existirem vários tipos de suculentas diferentes, essas plantas também são versáteis e muito resistentes quando se trata de cuidados.

Há uma grande variedade de tipos de suculentas e, muito provavelmente, você conhece alguma delas. Algumas plantas, por mais diferentes que sejam, podem ser consideradas suculentas.

Esse tipo de planta é conhecida por conseguir reter muito líquido. Isto é, não há necessidade de grandes quantidades e regas frequentes para que a planta se mantenha viva. Pelo contrário, as regas e a quantidade de água são reduzidas em comparação com outras plantas, por exemplo.

Alguns tipos de suculentas

As suculentas são espécies de plantas muito utilizadas na decoração. Isso porque possuem um estilo muito próprio, além de serem bastante resistentes. Assim, é fácil de manter e cultivar este tipo de planta. Dentre os principais tipos de suculentas, podemos citar:

Fontes: Milium

Zebra

Esse tipo de suculenta é muito comum, além disso seu aspecto visual é muito cobiçado como item de decoração. Isso porque as folhas da suculenta zebra, assim como seu nome diz, possui algumas listras esbranquiçadas que levam o mesmo nome que o animal em preto e branco.

Tipos de suculentas: plantas adaptáveis e versáteis para a decoração
Fonte: Fonte do Saber Dicas

Além disso, as folhas desse tipo de suculenta são pontiagudas e um pouco mais grossas que o habitual.

Em relação aos cuidados, não exigem regas frequentes. Apesar de ser resistente, deve ser cultivada sob meia-sombra, pois a exposição solar em excesso pode acabar queimando suas folhas.

Tipos de suculenta – Rosa de pedra

Dentre os tipos de suculentas, a rosa de pedra é uma espécie muito popular, assim como a zebra. Leva esse nome por conta de sua formação que lembra uma flor. Contudo, as ditas pétalas são mais grossas e podem variar de tonalidade, desde o verde até o cinza arroxeado.

Tipos de suculentas: plantas adaptáveis e versáteis para a decoração
Fonte: Orquídeas no Apê

É muito usada na decoração nos mais variados cômodos da casa. Além disso, seus cuidados exigem regas uma vez por semana em tempos quentes, enquanto no inverno esse período pode aumentar. Também é considerada uma planta de meia-sombra, por isso, ótima para ambientes internos com pouca luz direta.

Planta jade

Esse tipo de suculenta também é muito conhecido no Brasil, sendo muito usada na decoração como planta ornamental. A planta jade tem folhas mais grossas, que podem ser comparadas às orelhas do Shrek, famoso personagem de filme infantil.

Fonte: Casa Vogue

Além disso, assim como outras suculentas, a planta jade também não exige muitos cuidados durante seu cultivo. Dessa forma, é necessário fazer regas regulares, pelo menos duas vezes na semana, além de manter o solo adubado. A planta jade também pode florir, suas flores geralmente variam entre o branco e o rosa.

Tipos de suculentas diferentes

Além dos tipos de suculentas mais utilizados, também existem outras espécies que podem ser facilmente cultivadas em casa. Alguns exemplos são:

Estrelinha gorda

Esse tipo de suculenta leva esse nome por conta da formação de suas flores. Dessa forma, a estrelinha gorda forma algumas flores em determinadas épocas do ano e o formato em que se desenvolve lembra pequenas estrelas, além de terem tons amarelados. As suas folhas se formam em formato cilíndrico.

Tipos de suculentas: plantas adaptáveis e versáteis para a decoração
Fonte: Guia das Suculentas

Diferentes de outras suculentas, esse tipo é considerado de sol pleno, por isso suporta longos períodos de luz solar diretamente. Além disso, as regas também podem ser feitas uma ou duas vezes por mês, assim sendo uma planta muito resistente às condições em que é submetida.

Tipo de suculenta colar de pérolas

O colar de pérolas é um tipo de suculenta que pode se desenvolver de forma pendente, isto é, seus ramos crescem para fora do vaso ou recipiente de cultivo.

Além disso, podem atingir cerca de um metro. As folhas do colar de pérolas são esféricas e podem parecer com ervilhas ou pérolas, por isso recebe esse nome.

Fonte: Nô Figueiredo

Entre os cuidados desse tipo de suculenta está o sol indireto por algumas horas no dia, evitando a exposição solar em excesso. 

Além disso, as regas devem ser frequentes, diferente de outros tipos de suculentas. Contudo, o solo não deve ser encharcado, tampouco úmido em excesso. Por isso, espere o solo secar para fazer a rega novamente.

Tipos de suculentas – Planta fantasma

Esse tipo de suculenta é conhecido por planta fantasma por conta do pó que as folhas acabam produzindo e que dão a impressão mais sinistra para a planta. 

Além do mais, a planta fantasma acaba se desenvolvendo de forma pendente, por isso é bastante utilizada na decoração em vasos suspensos.

Tipos de suculentas: plantas adaptáveis e versáteis para a decoração
Fonte: Floricultura Vitória

A planta fantasma pode ser cultivada tanto sob sol pleno quanto meia-sombra. Assim, quando exposta a menos luz solar, a planta acaba assumindo a tonalidade acinzentada em suas folhas, enquanto cultivada em sol pleno pode apresentar folhas rosadas.

Curtiu esse post? Então, veja também como plantar suculentas.

Fontes: Tua Casa, Casa e Construção.

Imagens: Pinterest, Milium, Fonte do Saber Dicas, Orquídeas no Apê, Casa Vogue, Guia das Suculentas, Nô Figueiredo, Floricultura Vitória.