Como Plantar

Como plantar temperos – Primeiros passos e principais cuidados no plantio

É muito fácil aprender como plantar temperos. Primeiramente, você precisa começar escolhendo as espécies para cultivar na sua horta.

Por Rafaela de Almeida

-

Nem sempre o espaço em casa ou apartamento permite que você consiga cultivar todas as plantas que tem vontade. Contudo, uma boa opção é cultivar temperos. Além de trazer um pouco mais de verde até seu cantinho, uma mini horta é prática e pode render economias no seu dia-a-dia. Mas como plantar temperos?

Em grande parte dos casos, uma horta de temperos não ocupará muito espaço, podendo estar suspensa em algum lugar especial da sua cozinha ou até mesmo plantada em um recipiente reciclável como, por exemplo, garrafas PET.

É importante que você garanta que os temperos recebam uma boa quantidade de sol durante o dia. Além disso, separar as espécies diferentes garantindo certa distância entre elas também contribui para o desenvolvimento das plantas.

E, por fim, algumas espécies podem crescer mais rápido com a ajuda de adubos nutritivos, caso você queira colher os temperos o quanto antes.

Como plantar temperos?

Alguns temperos, como cebolinha, manjericão, coentro e alecrim, são muito populares quanto ao cultivo em hortas caseiras. Isso porque essas plantas são fáceis de serem cultivadas, além de não exigirem grandes cuidados.

Cebolinha

Perfeito para horta em casa, a cebolinha é um tempero muito usado aqui no Brasil. Vai bem com sopas, molhos e saladas frias, por exemplo. Além disso, é também muito simples de cuidar. 

Como plantar temperos: primeiros passos e principais cuidados no plantio
Fonte: Ciclo Vivo

Dessa forma, se adequa bem a vários climas, ao solo bem enriquecido com matéria orgânica e lugares bem iluminados e necessita de, pelo menos, 4 horas de sol direto por dia. A cebolinha precisa de umidade. Sendo assim, regue sempre que notar o solo seco. 

Como plantar salsa, salsinha ou cheiro-verde

Para ter esse tempero tão popular em casa, garanta que seu plantio seja em solo fértil e que não acumule água. Além disso, pode ficar despreocupado com a salsa, pois ela irá suportar baixas temperaturas.

Fonte: Agricultura e Mar

Contudo, estiagens e calor intenso podem prejudicar esse tempero. Sempre que o solo aparentar estar seco, faça a rega. Quanto ao sol, meia sombra na grande parte do dia e poucas horas diretas serão suficientes. A salsa vive em média por até 2 anos.

Como plantar tempero – Hortelã

Dentre as técnicas de como plantar temperos, a hortelã é uma das espécies de planta que mais possui fácil manutenção e uma ótima opção para pequenas hortas. Quanto ao seu plantio, garanta um solo adubado, úmido e fofo. 

Como plantar temperos: primeiros passos e principais cuidados no plantio
Fonte: Chico Terra

Além disso, a hortelã necessita de luz constante e regas diárias, mas ambos com certa cautela. Diferente da cebolinha, a hortelã não gosta de dividir o vaso com outras plantas.

Por isso, tenha um espaço para seu plantio separada de outras plantas. Isso porque sua raiz é muito profunda e pode ser prejudicial a outras espécies.

Como plantar manjericão

Ideal para molhos e massas, o cultivo do manjericão deve ser feito em um vaso apenas para ele, assim como a hortelã.

Dessa forma, dentro das dicas de como plantar tempero, garanta que a planta tenha de 4 a 6 horas de sol por dia e que seja regado todos os dias, preferencialmente, pela manhã para garantir sabor e aroma acentuados. Cerca de dois meses após o plantio por sementes, você poderá realizar a primeira colheita.

Fonte: Tegra Incorporadora

Como plantar temperos – Espécies fáceis de cuidar

Existe uma infinidade de temperos que podem ser cultivados em casa com facilidade. Além dos mais populares, também existem outros como orégano, por exemplo, que in natura combina com receitas como molhos e massas. Sendo assim, as dicas de como plantar tempero podem ser aplicadas a:

Orégano

Para plantar temperos não é necessário muito espaço para se desenvolver, um exemplo disso é o orégano. Por isso, o orégano é bastante cultivado em casa. 

Como plantar temperos: primeiros passos e principais cuidados no plantio
Fonte: Vamos Comer Melhor

Dessa forma, a planta aprecia o sol direto por, pelo menos, quatro horas diárias, uma rega periódica e solo fértil e bem adubado.

O orégano pode durar anos em horta, por isso, no momento de plantio, fortaleça o solo com matéria orgânica, como resíduos da composteira doméstica, por exemplo.

Como plantar alecrim

O segredo no plantio do alecrim está em usar pouca água, mas garantir que o solo seja drenável. Por isso, regar, no máximo, duas vezes por semana, será suficiente. 

Fonte: Educadores Live

Além disso, certifique-se também de que o alecrim esteja sempre exposto diretamente à luz do sol. O alecrim é uma planta que não reagirá bem no inverno e precisará de atenção especial em dias mais frios. Separe para o alecrim o vaso de, no mínimo, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura.

Como plantar temperos – Coentro

Além do seu uso na culinária, o coentro também possui propriedades medicinais. O melhor momento para plantar o coentro é no verão, já que ele precisa estar sempre sob sol pleno ou parcial.

Além disso, é uma planta bastante sensível ao frio. Apesar de a necessidade de rega ser frequente, não encharque a terra da planta, apenas a deixe úmida.

Como plantar temperos: primeiros passos e principais cuidados no plantio
Fonte: Ecotelhado

Gostou desse post sobre como plantar temperos? Então confira também como montar horta em apartamento.

Fontes: Minha Casa, Terra, Tua Casa.

Imagens: Revista Seleções, Contexto Exato, Ciclo Vivo, Agricultura e Mar, Tegra Incorporadora, Vamos Comer Melhor, Educadores Live, Ecotelhado.