Dicas

Como fazer arranjos de flores – Decoração com flores naturais e artificiais

Os arranjos de flores são muito usados para a decoração de cerimônias como casamentos e outros eventos, além de usados na decoração de casa.

Por Rafaela de Almeida

-

As flores são, sem dúvidas, charmosas, delicadas e coloridas. Quando usadas na decoração de ambientes internos trazem alegria e aconchego, além de beleza. Sendo assim, podem ser usadas para fazer arranjos de flores e decorar salas, quartos, cozinha e até mesmo o banheiro.

Se você já ganhou algum buquê, deve ter se perguntado o que fazer com ele depois. Os arranjos são ótimas opções de como inserir as flores na decoração e aproveitar melhor o presente.

Além disso, flores artificiais podem incrementar os arranjos. Assim é possível criar com mais versatilidade e cores, tanto por conta da variedade de espécies de flores naturais, quanto pela variedade de tipos de flores artificiais.

Dicas de como fazer arranjos de flores em casa

Os arranjos de flores são muito usados para a decoração de cerimônias, como casamentos e outros eventos, contudo também podem ser usados na decoração de casa. Os arranjos são muito fáceis de serem montados. Para começar a montagem, basta escolher um recipiente e a espécie de flor a ser usada.

Fonte: Ideias Decor

Antes de escolher as flores, atente-se às suas necessidades e a estação do ano. Algumas espécies são mais indicadas para o verão, como os girassóis, as margaridas e as orquídeas. Enquanto outras, como rosas, tulipas e hortênsias podem ser usadas em arranjos no inverno.

Outra dica é montar o arranjo de flores com algum recipiente firme. Logo, vasos de vidro, cerâmica, metal e outros materiais podem ser usados, desde que deixem as flores em pé. Além de usar água para os arranjos, esponjas vegetais umedecidas também podem ser colocadas nos fundos dos recipientes.

Para que as flores durem mais e absorvam melhor a água, deve ser feito um corte na diagonal em seu caule. O corte pode ser feito facilmente com uma tesoura de jardinagem ou faca de cozinha e não precisa ser um corte longo.

Como fazer arranjos de flores: decorando com flores naturais e artificiais
Fonte: Trama Paisagismo

Além disso, é importante trocar a água dos arranjos de flores com frequência. A água fresca fará com que as flores durem por mais tempo. Não há necessidade de colocar água gelada nos recipientes, apenas água em temperatura ambiente é o suficiente.

Por fim, evite deixar os arranjos em ambientes com luz do sol direta. Isso porque a exposição solar pode acabar danificando as flores que são mais delicadas. Assim, deixe os arranjos sob meia-sombra ou luz indireta.

Sugestões de espécies para fazer arranjos de flores

Muitas espécies de flores podem ser cultivadas no jardim de casa ou em vasos e podem ser aproveitadas para fazer arranjos de flores e decorar os ambientes. Por isso, separamos algumas sugestões de espécies que podem ser usadas para a montagem de arranjos.

Gerânios

Os gerânios são boas opções para fazer arranjos de flores. Isso porque essa espécie não suporta altas temperaturas e longos períodos de exposição solar.

Logo, ambientes internos são os melhores lugares para seu cultivo. Além disso, são flores de beleza delicada e possui um doce perfume em suas pétalas.

Fonte: Helena Schanzer

Begônias

A begônia, assim como o gerânio, também não suporta temperaturas elevadas e sol direto. Logo, pode ser cultivada em ambientes internos, tanto em vasos como em arranjos.

Apesar de não gostar de luz direta, se adapta muito bem a ambientes com muita luminosidade. Além disso, em dias com altas temperaturas, borrife água em suas folhas e flores para ajudar na umidade.

Como fazer arranjos de flores: decorando com flores naturais e artificiais
Fonte: Casa UmComo

Orquídea

As orquídeas são flores muito comuns pelo país, além de serem cultivadas em vasos sozinhas podem ser usadas em arranjos com outras flores. São flores ideais para dentro de casa, uma vez que não dependem de muito sol para sobreviverem. Além disso, são flores muito resistentes e que podem durar por muito tempo.

fonte: Leroy Merlin

Gérbera

Outra planta muito comum é a gérbera, sendo essa espécie da mesma família dos girassóis. As gérberas são flores resistentes e possuem grande variedade de tonalidade, desde vermelhas, rosas e laranjadas.

Além disso, exigem poucos cuidados, podem ser cultivadas em vasos ou usadas em arranjos de flores com outras espécies. Podem ser colocadas próximas a janelas, pois toleram bastante sol.

Como fazer arranjos de flores: decorando com flores naturais e artificiais
Fonte: Meus Dicionários

Rosa de pedra

A rosa de pedra é uma suculenta muito popular, comumente usada para arranjos em forma de terrários juntamente com outras plantas, como cactos.

Sua beleza é singular e essa espécie, além de muito resistente, também não necessita de muitos cuidados. Por isso, a rosa de pedra é uma ótima opção para quem não tem muitas habilidades no cultivo, ou não tem tempo para cuidar.

Fonte: Tecnisa

Como fazer arranjos de flores naturais com artificiais

Além das flores naturais para arranjos, flores artificiais também podem complementar a decoração e serem usadas no mesmo recipiente. Existe uma grande variedade de cores e tipos de flores artificiais, a maioria imitam as características de flores mais conhecidas, enquanto outras são diferentes.

Como fazer arranjos de flores: decorando com flores naturais e artificiais
Fonte: Brasfama Flores

Usar flores artificiais em arranjos juntamente com as naturais pode enriquecer a decoração. Foi-se o tempo em que eram consideradas fora de moda, se usadas corretamente trazem charme e delicadeza, como as naturais.

Além disso, as flores artificiais possuem vantagens como a facilidade de manter, já que não requerem nenhum cuidado, apenas limpeza para evitar o acumulo de pó. Além de serem resistentes ao tempo. Sendo assim, são ótimas opções para quem quer dar um toque de vida, mas não possui tempo para cuidar.

As flores artificiais podem compor arranjos com flores naturais, mas também podem ser usadas sozinhas. Isto é, você pode montar um arranjo completamente feito de flores artificiais e mesmo assim dar o aspecto de delicadeza e beleza aos ambientes.

Para isso, escolha flores mais semelhantes às flores reais, evitando o aspecto plástico que algumas flores artificiais possuem. Além disso, os arranjos com flores artificiais podem levar folhas para dar volume também.

Gostou desse post? Leia mais sobre como plantar rosas e girassóis.

Fontes: Decor Fácil, Ideias Decor, Decor Fácil.

Imagens: Crysmax, Ideias Decor, Trama Paisagismo, Casa UmComo, Meus Dicionários, Tecnisa, Brasfama Flores.