Como Plantar

Como plantar lavanda – Maneiras de fazer o plantio e principais cuidados

Aprenda como plantar lavanda em vasos e em casa, essa flor que é tão conhecida pelo perfume característico e uso na indústria.

Por Rafaela de Almeida

-

Existem tipos diferentes de lavanda, algumas delas podem facilmente serem cultivadas em casa e não requerem muitos cuidados. Além disso não existem segredos em como plantar lavanda em casa, assim como a maioria das plantas os passos são praticamente os mesmos.

A lavanda é conhecida pelo perfume característico encontrado em muitos produtos cosméticos, de limpeza e outros tipos de essências. Além do uso mais comum ser feito por conta do seu cheiro bastante perfumado, a lavanda também pode ser usada para outros fins, como tempero, por exemplo. As pétalas dessa flor podem ser incorporadas em saladas, mas se deve evitar ingerir o pólen, já que essa parte pode acarretar em alergias.

No Brasil as lavandas costumam se desenvolver o ano todo, são plantas fáceis de serem cultivadas em jardins. É comum que elas sejam plantadas já em forma de mudas, o que acelera o seu processo de desenvolvimento. Apesar disso, também existem outras formas de plantio, mas essas exigem um maior tempo para que possam crescer.

Fonte: London Sô

Principais cuidados com as lavandas

A lavanda é conhecida pelo perfume característico encontrado em muitos produtos cosméticos, de limpeza e outros tipos de essências. Assim, para cultivar lavanda é preciso seguir alguns cuidados, como:

Clima e melhores temperaturas

A lavanda não é uma planta de climas e temperaturas muito quentes. Ao contrário da maioria das plantas do Brasil, que preferem muito sol e se desenvolvem em estações mais quentes no ano, as lavandas preferem regiões mais frias. Isso não quer dizer que elas não possam se desenvolver em áreas mais calorosas, mas seu crescimento será afetado.

Para plantar lavanda no país, a região mais recomendada é a sul, onde as temperaturas são mais baixas. Além disso, alguns lugares do sudeste também propiciam seu crescimento. As lavandas são plantas resistentes ao frio, podem aguentar invernos rigorosos com temperaturas abaixo de 0ºC.

Como plantar lavanda: aprenda a fazer o plantio e os seus cuidados
Fonte: Complicitá

Exposição solar

Para se desenvolverem, as lavandas necessitam de muito tempo em contato com a luz solar. Durante a primavera e o verão os dias são mais longos, logo, o período de sol é maior.

Depois de plantar a lavanda, para que elas possam florescer o ideal é que sejam cultivadas em sol pleno, por pelo menos 6 horas diárias em contato com a luz.

Fonte: Lavandas

Frequência de regas das lavandas

Assim como todas as plantas, as lavandas necessitam de regas regulares para sobreviverem. Apesar de serem resistentes e suportam passar por longos períodos de seca, a lavanda não pode ter sempre solo seco.

O ideal para plantar lavanda é que o solo, seja do vaso, ou canteiro, esteja a maior parte do tempo úmido.

Caso as lavandas sejam cultivadas em vasos, faça a rega de forma que a água escorra pelo fundo, isso trará a certeza de que o líquido percorreu por todo o solo.

Quando plantar lavanda, evite deixar que a terra seja encharcada, pois pode fazer com que as raízes da planta apodreçam e ela morra afogada.

Como plantar lavanda: aprenda a fazer o plantio e os seus cuidados
Fonte: Casa UmComo

Solo ideal para plantar lavanda

Apesar das lavandas serem bem resistentes à solos ressecados e com poucas regas, é preciso que elas sejam cultivadas em boa terra.

Um solo bem drenado e com substratos para plantar a lavanda favorecem seu crescimento fazendo com que a planta se desenvolva mais rapidamente e de forma mais saudável.

Para preparar a terra podem ser usados substratos comercializados em lojas de agricultura ou floriculturas ou adubo com matéria orgânica preparado em casa.

Calcário e cálcio também podem ser usados para neutralizar o solo quando for plantar lavanda. Uma opção econômica para adicionar cálcio à terra é usar casca de ovo.

Fonte: G1

Como plantar lavanda: passo a passo

Escolha o local para fazer o plantio levando em consideração as necessidades da lavanda, lembrando que é necessário um ambiente com bastante incidência de raios solares.

Além disso, para fazer o plantio, as lavandas podem ser cultivadas em jardineiras, canteiros ou vasos. O passo a passo para plantar lavanda, de modo geral, é o mesmo.

Como plantar lavanda: aprenda a fazer o plantio e os seus cuidados
Fonte: Dicas de Jardinagem

Depois de escolher o ambiente, para plantar a lavanda em vaso é importante que ele sempre apresente um ou mais furos no fundo do recipiente, já que a água da rega necessita ser drenada para fora, caso contrário pode encharcar o solo e comprometê-lo.

Os vasos para plantar lavanda devem ter mais do que 25 centímetros de profundidade, para que as plantas não fiquem tão apertadas e suas raízes se desenvolvam melhor. Além disso, as lavandas são capazes de se espalharem com facilidade pelas laterais, precisando assim de mais espaço.

Para plantar lavanda, também podem ser usados alguns materiais capazes de ajudar no processo de drenagem do solo, como britas, pedras ou argila. Coloque o material drenante no fundo do vaso antes de adicionar a terra já com substrato. Feito isso, coloque por cima do material a terra.

Depois de adicionar a terra no vaso, abra um espaço para que a planta seja colocada também. Não há necessidade que ela seja compactada contra o solo, apenas ajeite a terra ao seu redor para que fique firme. Por último, após plantar a lavanda, faça a rega da planta.

Fontes: Pergunte ao Agrônomo, G1, Minhas Plantas, Lavandário.

Imagens: Viagem e Turismo, London Sô, Complicitá, Lavandas, Casa UmComo, G1, Dicas de Jardinagem.