Dicas

Flor-de-maio – Como plantar, características e principais cuidados

A flor-de-maio é uma ótima opção para se ter em casa. Pois, além de ser super fácil de cultivá-la, também é uma planta ornamental.

Por Isadora Jaime

-

Você sabe o motivo da flor-de-maio ser tão popular? Bom, eu poderia ficar horas listando as vantagens de ter uma flor-de-maio em casa, mas vou resumir em uma palavra: praticidade.

Cultivar plantas não é uma tarefa fácil e muitas vezes exigem certos cuidados bem específicos, por isso, muitas pessoas desistem de tê-las em casa. No entanto, o cultivo de plantas é muito benéfico, além de melhorar o ambiente.

É nesse cenário que a flor-de-maio entra. Essa planta é bem simples de ser cultivada, até mesmo para os iniciantes em jardinagem, pois ela praticamente “se vira” sozinha.

Os cuidados com essa planta suculenta são bem poucos, caso você se esqueça de regá-la, dificilmente ela irá morrer, exceto no período de floração. É uma fase de extrema sensibilidade da flor-de-maio, portanto os cuidados devem ser mais rigorosos. 

Além da facilidade com os cuidados, a flor de maio é uma caixinha de surpresas. Isso porque, durante o outono, acontece a floração da planta e, junto com ela, belíssimas flores com uma paleta extensa de cores. Por isso e outras, a flor de maio é uma ótima opção para você decorar sua casa, montar um jardim ou até mesmo presentear alguém.

Características da flor-de-maio

Popularmente chamada de flor-de-maio, a espécie Schlumbergera truncata é integrante da família Cactáceas, ou seja, dos cactos. A flor é natural do Brasil, originária da Mata Atlântica do Sudeste do país, mais especificamente do norte do Rio de Janeiro.

Flor de Maio: o manual completo para cultivá-las em casa!
Fonte: Faz Fácil

Ao contrário da maioria das espécies de cactos, a flor-de-maio não possui espinhos e é uma planta epífita. Portanto, na natureza, vive sobre outras plantas e as utiliza como suporte, comportamento parecido com o das orquídeas e as bromélias.

A flor-de-maio tem ramos suculentos e pendentes que podem atingir até 60 cm de comprimento, com flores lindas e das mais variadas cores, que alternam entre tons vermelho, rosa e branco. A coloração das flores formam um degradê natural, com o interior mais claro e as bordas mais escuras.

Ainda, é possível encontrar as flores desta espécie em amarelo, roxo, lilás e laranja, já que o cruzamento entre exemplares da mesma espécie originou as chamadas plantas híbridas.

Além disso, a delicadeza das suas flores rendeu à ela o nome popular de flor de seda. Contudo, sua variação de nomes também é resultado do local e da data em que ela cresce. Assim, no Hemisfério Sul é vulgarmente chamada de cacto-da-páscoa, além de flor-de-maio.

Já no Hemisfério Norte, é conhecida como cacto-de-natal, porque sua floração ocorre durante essa época do ano. Mas, geralmente, ela floresce no outono, por isso, flor-de-maio.

Na polinização, ou seja, no processo de reprodução da planta, a flor de maio produz pequenos frutos de 1 ou 2 cm de comprimento que atingem  a cor rosada quando maduros.

Dicas práticas para o cultivo da flor-de-maio

Basicamente, a flor-de-maio prefere uma sombra parcial com uma boa luminosidade. Altas temperaturas podem ser prejudiciais para o desenvolvimento da planta.

Flor-de-maio - Como plantar, características e principais cuidados
Fonte: Pinterest

Além disso, outras dicas para cuidar desta planta são:

  1. Não exagere na hora de regar a sua planta. O excesso de água contribui para o surgimento de doenças, fungos e para a podridão da raiz;
  2. A quantidade de regas indicadas são duas vezes na semana;
  3. Os períodos recomendados para adubação da planta pré-florada são de agosto a novembro;
  4. Dê preferência para adubos e fertilizantes  ricos em potássio, com a letrinha K;
  5. Evite utilizar vasos sem furos, pois são ótimos acumuladores de água e péssimos para a saúde da planta;
  6. Quanto às podas, remova os ramos secos quando necessário;
  7. Durante o período de floração evite mexer na planta, pois ela fica muito sensível ao toque e os botões podem cair;
  8. A flor de maio é naturalmente uma epífita, assim, insira pequenos tutores de pau de café, por exemplo, no vaso de cultivo;
  9. O adubo orgânico pode ser feito de farinha de peixe, banana, esterco bovino e outros;
  10. É recomendável replantar a flor de maio do vaso a cada três anos, pois ela é uma planta perene.

Como preparar o solo para receber a flor de maio?

A flor de maio é uma planta suculenta, portanto, exige um solo arenoso, ou seja, que tem consistência granulosa e é permeável à água. Dessa forma, para o plantio dessa planta, utilize solos bem drenados, leves, férteis e com o pH entre 5,5 a 6,2. Além disso, saiba que elas são grandes apreciadoras de matéria orgânica.

Flor-de-maio - Como plantar, características e principais cuidados
Fonte: Coisas e Tal.net

Em relação ao substrato, o mais indicado para a flor-de-maio é feito à base de casca de pinus sem a substância química taninos, ou também a base de jacarandá, acrescido de carvão ou entalhes de madeira sem resina, como os de peroba, ipê e outros.

Escolha do vaso

A flor de maio é conhecida pela facilidade com os cuidados, e na hora de escolher um vaso não seria diferente. O sistema radicular dessa espécie é relativamente pequeno, desse modo, ela pode ser cultivada em vasos bem pequenos, até mesmo de 10 cm de diâmetro.

A única exigência da flor-de-maio, são vasos com furos preenchidos com areia e pedriscos no fundo, para que haja a drenagem da água.

E, se possível, um vaso em formato de cuia, pois a borda é mais aberta que a parte inferior e facilita o desenvolvimento das cactáceas. Por fim, é só preparar o solo em camadas para receber a planta.

Passo à passo de como preparar o solo

  • Primeiro faça uma camada de areia e pedriscos no fundo do vaso;
  • Depois adicione pinus e carvão em pequena quantidades, em média 1 a 2 cm;
  • Em seguida, é a vez do substrato, utilize a mistura que indicamos nos tópicos acima, e preencha até a borda do vaso.
  • Posteriormente, cave um buraco no centro e coloque a muda de flor de maio com muito cuidado.

Se essas condições forem colocadas em prática, as chances de longevidade da sua planta são bem maiores.

Qual o melhor adubo?

A flor de maio é uma cactácea, portanto, possui uma alta concentração de nitrogênio. Entretanto, também é uma leguminosa, na qual a principal característica é o acúmulo de água, e epífita. Logo, a maior carência da flor de maio é do macronutriente potássio (K).

Sendo assim, se optar por adubos e ou fertilizantes comerciais, prefira os produtos em que a letra K sobressaia as letras N e P, de nitrogênio e fósforo, respectivamente. Por exemplo, NPK 20 10 40.

Porém, você também pode optar por preparar o seu próprio adubo.

Preparo do adubo orgânico para a flor-de-maio:

O adubo orgânico é muito eficiente para fortalecer e dar vida à planta. Além de ser muito rápido e prático para ser feito. Um exemplo de adubo que pode ser feito em caso é com talo do cacho de bananas. Dessa forma, basta destacar os talos e fervê-los em aproximadamente 500ml de água.

O tempo de fervura é em média 3 a 5 minutinhos. Após esfriar, bata no liquidificador e coe, deixe apenas a água e retire a polpa. Acrescente mais água à mistura e está pronto seu adubo orgânico. 

Flor-de-maio - Como plantar, características e principais cuidados
Fonte: Tua Casa

Logo após, já pode ser feita a rega da sua flor-de-maio. A quantidade de regas varia de acordo com a necessidade da planta, mas o recomendado é 2 vezes na semana. Esse produtinho natural dura cerca de 10 dias, depois desse prazo, ele deve ser descartado.

Fase do florescimento

A flor-de-maio libera seus botões em meados de maio e início de junho, nas respectivas estações, outono e inverno. Nessa época, as noites são mais longas e as temperaturas variam de 10° a 15°C no Sudeste brasileiro. Entretanto, se as temperaturas aumentarem demais, a floração é comprometida, pois as flores começam a cair.

Flor-de-maio - Como plantar, características e principais cuidados
Fonte: Pinterest

Durante a floração, fique de olhos bem abertos na sua flor-de-maio, é o período em que a planta mais precisa dos seus cuidados.

Isso porque, por se tratar de uma espécie perene, ela não morre após dar flores, mas pode morrer de estresse após as atividades metabólicas realizadas no seu organismo. Para evitar que isso ocorra, é preciso redobrar os cuidados com a planta.

Dessa forma, aumente consideravelmente as regas e acrescente humos de minhoca ou adubo rico em fósforo (P), para nutrir a planta.

Mas, como tudo na vida tem um lado positivo, você pode usar a queda de alguns gomos à seu favor. Basta pegar os gomos que caíram da sua flor de maio e fixá-los em uma terra umedecida para produzir novas mudas.

As folhas estão caindo, e agora?

As folhas da flor-de-maio caem principalmente por excesso de umidade, que deixa o solo da planta encharcado e, consequentemente, enfraquecido. Outra possibilidade também é a adubação excessiva, com altas concentrações de nitrogênio. Esse macronutriente queima a planta, causando a quebra das folhas.

Cuidados que você deve tomar com a flor-de-maio

Será que a flor-de-maio gosta de sol? É aí que ela te prega uma peça. Ironicamente, esta espécie detesta estar em contato direto com a luz, mas precisa de luminosidade.

Calma, que eu vou te explicar: a luz solar direta pode ser prejudicial à planta, por isso, o ideal para ela são lugares com sombra parcial e bem iluminados. Como, varandas cobertas. Mas, lembre-se, os ambientes precisam ser frescos e arejados.

Fonte: Gshow

Quanto ao clima, a flor-de-maio não se desenvolve bem em temperaturas muito baixas. Seu crescimento é melhor em temperaturas acima de 12°C.

Agora, em relação à seca, a flor de maio até que lida bem, pois é uma planta suculenta. Dessa forma, consegue viver certos períodos sem água.

Porém, o ideal é que a planta esteja, de preferência, com o solo sempre úmido, principalmente na época de floração em que ela fica mias sensível. Portanto, sempre certifique-se que a umidade do solo esta adequada.

Curiosidades sobre a flor de maio

  • A floração da flor de maio dura em torno de 15 a 20 dias;
  • Na fase inicial de desenvolvimento da flor é possível descobrir a idade aproximada da planta através do número de artículos (segmentos que formam o caule da planta), pois cada um deles leva cerca de 5 semanas para se formar;
  • A flor de maio pode ser propagada por estaquia das folhas, ou seja, o destaque de partes da planta que enraízam facilmente se plantados em solo preparado;
  • Propagar através das sementes é um processo mais demorado, pois o crescimento das mudas é mais lento;
  • Para o plantio, o espaçamento recomendado entre as plantas é de 20 a 30 cm.

Gostou dessa matéria? Então, confira também Rosa de pedra .

Fontes: Ttuacasa, blog.plantei e vivadecora

Imagens: Pinterest, vivadecora, tuacasa.com.br, Vida & Plenitudeglobo.comTudo Ela, YouTube, fazfacil e YouTube