Dicas

Regar plantas – Dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis

Regar plantas exige um cuidado especial. Caso contrário, a saúde da sua planta pode ser afetada. Essas dicas irão te ajudar nessa tarefa.

Por Isadora Jaime

Se você acha que ter plantas é uma tarefa fácil, pode tirar seu cavalinho da chuva. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, não é só regá-las e pronto. Regar plantas exige um pouco mais de cuidado. Isso porque esses seres vivos precisam receber os cuidados necessários de acordo com as suas necessidades.

Por isso, antes de iniciar com os cuidados, faça um “trabalhinho de casa” e procure aprender tudo sobre regar plantas. Pois, elas são seres individuais e precisam de cuidados específicos. 

Dicas de como manter a rega das plantas 

Ter plantas em casas, muitas vezes, requer momentos de cuidados para que as espécies continuem bonitas e saudáveis. Dentre os cuidados com as plantas está a rega, que deve ser feita de acordo com a espécie e as necessidades de cada uma. Confira dicas de como regar as plantas: 

1 – Importância de aguar as plantas

Imagine você sem água, conseguiria sobreviver? Já adianto que não! Pois, a água é necessária para manter todos os seres vivos.

Regar plantas: dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis!
Fonte: Luz da Serra

E não é diferente com as plantas, a água é a força vital de todas as plantas e a responsável pelo desempenho de várias funções, como a fotossíntese, a transpiração e a distribuição de nutrientes.

Mas, muita calma nessa hora, regar plantas não é sair encharcando todas elas. Na verdade, é preciso existir um equilíbrio na hora de regá-las: ou seja, nem muita nem pouca água. Uma vez que, o excesso pode encharcar as raízes. E o resultado disso? As plantas ficam sem oxigênio.

Já regar plantas de menos também é um problema, pois impede seu desenvolvimento e pode até matá-la. Por isso, todo cuidado é pouco!

2. Existe uma quantidade de vezes certa para regar plantas?

Não há uma regra para regar plantas. Para acertar nessa conta, é necessário que você faça a verificação do solo. Assim, basta você avaliar as condições do solo e do dia, pois esses fatores interferem na quantidade de água presente em seu interior.

Regar plantas: dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis!
Fonte: Sala 7 Design

Para te ajudar nessa, um palitinho de sorvete ou seu próprio dedo podem ser introduzidos na terra. Dessa forma, você conseguirá ver se ela está úmida ou seca. Caso ainda esteja meio úmida, deixe para regar em outro dia.

Mas, lembre-se, algumas espécies de plantas precisam ser aguadas com mais frequência. Por isso, fique de olho nas suas plantinhas e não deixe de fazer a verificação.

3. Qual o melhor horário para aguar as plantas?

O melhor horário para regar plantas é na parte da manhã. Afinal, a vida começa logo cedo, não é mesmo? Porém, caso você não consiga dar água para suas plantinhas nesse período, o horário mais aconselhável é após as 15 horas, no fim da tarde.

Regar plantas em outros horários, como ao meio-dia, acaba sendo uma perda de tempo. Isso porque, por se tratar de um período mais quente, pode ocorrer a evaporação rapidamente, sem ao menos a planta conseguir fazer a absorção necessária.

Já no período da noite, os problemas causados são mais sérios. Visto que nesse horário a absorção é baixa e o acúmulo de água nas suas folhas pode resultar na proliferação de fungos e até mesmo no apodrecimento da raiz, principalmente no inverno.

4. Ao regar plantas as folhas podem ser molhadas?

Não são todas as espécies, mas em alguns casos, como as violetas, podem causar grandes prejuízos. Dessa forma, não é necessário molhar as folhas ao regar plantas.

Regar plantas: dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis!
Fonte: Irrigação para Jardins

Quando for regá-las, priorize a base. Acredite, esse pequeno ato pode evitar a proliferação de doenças e fungos. Assim, você evita um problemão.

Para facilitar esse momento, segure os ramos da planta com as mãos e faça a rega normalmente. Além disso, confira outras dicas de como borrifar água nas plantas.

Principais erros na hora de regar plantas

Tenha em mente que não existe uma receita pronta na hora de regar plantas. Mas, algumas recomendações devem ser colocadas em prática.

Regar plantas: dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis!
Fonte: Twitter
  • Nem pense em usar água gelada ou quente, isso pode causar choque térmico nas plantas. Use sempre água em temperatura ambiente.
  • Em hipótese alguma jogue muita água ao regar plantas, isso pode “afogar” as raízes. Por isso, vá aos poucos, de acordo com a penetração da água no solo.
  • Não se atentar ao clima é outro erro terrível ao regar plantas. Pois, em dias quentes, é necessário aumentar a frequência de água oferecida. Já em dias mais frios, a planta precisa de menos água.
  • Não verificar o horário na hora de regar plantas também é um problema. Dado que, o melhor período é o da parte da manhã, como já mencionamos.
  • Ao regar a planta, evite ao máximo molhar suas folhas. Uma vez que, esse pequeno ato pode contribuir para proliferação de doenças e fungos.
  • Para regar plantas de maneira eficaz, corra do vento. Esse “intruso” contribui para um solo seco, desperdício de água e seu trabalho ao regar não irá valer de nada.

 É preciso ter um pratinho embaixo dos vasos de plantas?

Não é obrigatório, mas um prato na base do vaso pode melhorar muito a saúde da sua planta, principalmente no caso das espécies mais sensíveis. Isso permitirá que a planta absorva a água através dos furos de drenagem e evitará doenças.

Regar plantas: dicas para manter suas plantas bonitas e saudáveis!
Fonte: Pinterest

Além disso, ao regar plantas, os pratinhos podem te ajudar a identificar se há ou não excesso de água. Se for o caso, reduza a quantidade e adicione areia grossa no pratinho, para evitar a proliferação do mosquito da dengue na água que escoar.

Uma ótima opção são os vasos autoirrigáveis, que possuem um sistema de irrigação interno que funciona como uma espécie de raiz artificial.

Dica para não pecar ao regar plantas

A folhagem da sua planta diz muito sobre ela. Assim, o excesso ou a falta d’água podem ser identificadas pelas folhas.

Fonte: GreenMe
  • Folhas murchas, sem vida e mais escuras, indicam a escassez de água;
  • Folhas com uma coloração amarelada e caindo, estão com o solo encharcado.

Frequência e a profundidade importam?

Basicamente, a profundidade importa mais que a frequência da rega. Ou seja, ao regar plantas, priorize atingir as zonas mais profundas do seu vaso. Dessa forma, será possível que a planta armazene um boa quantidade de água em suas raízes.

Fonte: Borgati Engenharia

De nada adianta regar todos os dias, de forma superficial, pois, desse modo, a planta não absorve a água e ocorre rapidamente a evaporação.

O que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Rega de emergência – Como fazer e forma de recuperar a saúde da planta

Fontes:  acientistaagricola, Blog Plantei, gazetadopovo, fazverde

Fontes das imagens: irrigacaoparajardins, mariahelena.pt,  greenMe,  Borgati Engenharia, pinterest, Blog da Plantei,

 Portal Luz da Serra,  Sala7design,  Twitter