Dicas

Limpar as folhas das plantas – Dicas de como tirar a poeira das folhas

Conheça algumas dicas de como limpar as folhas das plantas sujas com poeira sem prejudicá-las e mantê-las viçosas e saudáveis.

Por Rafaela de Almeida

-

É comum que muitas plantas sejam usadas na decoração dos ambientes dentro de casa. Mas, diferente das plantas de jardim, as plantas cultivadas em ambientes internos podem acumular poeira em suas folhas. Isso porque as plantas usadas nos cômodos acabam não tendo contato com o vento frequentemente. Contudo, é importante limpar as folhas das plantas para que não haja acúmulo de poeira.

O pó nas folhas pode atrapalhar a passagem dos raios solares, o que pode gerar dificuldade no principal processo de sobrevivência das plantas: a fotossíntese. Assim como os móveis e objetos dos ambientes, é importante manter as plantas limpas.

Formas de limpar as folhas das plantas

Existem formas diferentes de fazer a limpeza das folhas das plantas cultivadas dentro de casa.

Antes de fazer a limpeza das plantas e retirar o pó de suas folhas é importante sempre ter o cuidado com a delicadeza de cada uma. O ato de limpar as folhas das plantas bruscamente pode prejudicar a saúde delas, quebrando-as ou rasgando-as.

Portanto, dentre as formas de limpar as folhas das plantas, temos:

Fonte: Eco Adubo

Usando um pano macio, água e detergente

Antes de limpar as folhas das plantas atente-se aos produtos usados.

O mais recomendado é que não sejam usados produtos que podem se tornar tóxicos para as plantas, alguns tipos de sabão líquido ou outros tipos de produtos de limpeza não devem ser usados nas folhas. Alguns deles podem prejudicar as folhas e até matar as plantas.

Dependendo do estado das folhas e o acúmulo de pó pode ser usado detergente líquido neutro dissolvido em água em pouca quantidade, sem fazer espuma, somente o suficiente para ajudar na remoção.

Limpar as folhas das plantas: dicas de como tirar a poeira das folhas
Fonte: Como Fazer?

Além disso, uma flanela macia ou um pano de limpeza podem ser usados. Outros materiais como esponjas de lavar louça, mas somente a parte macia, também podem ajudar na retirada do pó.

Para fazer a limpeza das plantas umedeça a flanela ou a esponja com um pouco de água e detergente e esfregue delicadamente as folhas. Evite deixar o detergente cair na terra para que o solo não seja ocasionalmente afetado pelo sabão.

Depois de passar o pano ou a esponja, retire com outra flanela, ou uma parte limpa da mesma usada para esfregar, o restante da sujeira e o produto usado, que não deve permanecer nas folhas.

Esse processo não deve ser realizado com frequência. Aliás, a remoção com pano só deve ser feita caso a planta esteja muito suja, pois é melhor evitar agredir as folhas.

Borrifar água nas folhas ou lavá-las

As plantas cultivadas em vasos podem ser facilmente remanejadas para um ambiente e tomarem um banho de mangueira. Isto é, caso a planta não seja tão grande, nem muito frágil, é possível molha-la com a mangueira a fim de lavar suas folhas.

Fonte: Homepedia

O jato de água não deve ser muito forte, pois a força e o volume de água também podem matar a planta afogada ou acabar quebrando galhos ou folhas. Além do banho, as plantas também podem ser pulverizadas com água com um borrifador que, delicadamente, fará a remoção da poeira das folhas da planta.

Uso de óleo ou brilha-folhas para limpar as folhas das plantas

Existem alguns produtos em floriculturas ou lojas especializadas em plantas que exercem a função de lustrar, como os móveis, as folhas das plantas. Estes produtos normalmente não cumprem a função de limpar as folhas das plantas, são capazes apenas de trazer viço e brilho para elas..

Além disso, esses produtos podem acabar prejudicando a saúde da planta. Isso porque os componentes presentes neles podem fazer com que a planta não consiga fazer o processo de fotossíntese e podem tapar os poros que fazem a sua respiração.

Limpar as folhas das plantas: dicas de como tirar a poeira das folhas
Fonte: Purepeople

Outras dicas que podem ajudar na limpeza das folhas

Além do uso da esponja ou de um pano umedecido, a escova de dentes também pode ser usada para limpar as folhas das plantas. Algumas plantas podem ser prejudicadas pelo ato de esfregar, por isso a escova pode ser usada.

Além disso, algumas espécies inviabilizam o uso de panos macios, os cactos são um exemplo. Para fazer a limpeza das plantas a escova de dente pode ajudar.

Fonte: Pinterest

Outra dica para dar um aspecto brilhoso às folhas é usar azeite, que é um elemento mais natural e não prejudica a saúde da planta.

No entanto, não deve ser usado em excesso, assim como o detergente. A água é sempre o principal recurso para limpar as folhas das plantas, além de ajudar no aspecto das folhas também nutre o solo.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também opções de plantas para jardim e como plantar lavanda.

Fonte: Cultivando, Casa Prática Qualitá, Casa Cláudia, Melhor com Saúde.

Imagens: Como Fazer?, Eco Adubo, Homepedia, Purepeople, Pinterest.