Como Plantar

Como plantar tomate-cereja – Formas de cultivar o fruto orgânico em casa

Você sabe como plantar tomate-cereja usando as sementes do fruto e fazendo mudas em casa para tê-lo de forma orgânica? Aprenda como é fácil.

Por Rafaela de Almeida

-

O tomate-cereja é muito popular na culinária italiana, utilizado, principalmente, para massas. Contudo, pode ser usado em inúmeras receitas, desde saladas até as mais exóticas. Além de consumir esse tipo de tomate, você também pode plantá-lo em casa. Mas como plantar tomate-cereja?

Não é difícil cultivar esse tipo de tomate em casa, seja em canteiros, jardineiras, ou vasos. Pelo contrário, é uma planta frutífera que requer poucos cuidados, além de crescer rápido e amadurecer cedo. Por isso, é uma boa opção para quem quer plantar alimentos orgânicos e tê-los sempre à mão.

Além da facilidade no plantio e nos cuidados posteriores a ele, o tomate-cereja também é fonte de muitos nutrientes quando consumido na alimentação. Logo, a opção orgânica do cultivo promove o crescimento mais natural da fruta e evita o contato com algum agrotóxico que acabe prejudicando o seu desenvolvimento de alguma forma, além de ser mais saudável.

Como plantar tomate-cereja: passo a passo

Não existem segredos na hora de plantar tomate-cereja. De modo geral, seu plantio ocorre da mesma forma que a maioria das plantas com frutos. Contudo, é importante observar e tomar alguns cuidados quando decidir plantar tomate-cereja em casa para que ele cresça como o esperado.

Fonte: Receiteria

Como germinar as sementes e fazer mudas de tomate-cereja

A forma mais comum de começar a cultivar tomate-cereja é germinar as sementes de algum fruto já maduro.

Para isso, escolha um tomate-cereja, maduro preferencialmente, e corte ao meio. Em seguida, retire as sementes, nessa parte pode ser usada uma colher, garfo e palitos de dentes para separar as sementes da polpa.

Fonte: Rádio Aratiba

Separe um recipiente para germinar as sementes, pode ser um copo plástico, pois esse material permite fazer um furo no fundo para escoar a água da rega. Assim, preencha o copo com terra já adubada ou com substrato.

Depois de colocar a terra, abra pequenos buracos para colocar as sementes. Os buracos podem ter de 1 a 2 centímetros de profundidade, pois são o suficiente para abrigar as sementes.

Logo, coloque as sementes e cubra os buracos. Em, aproximadamente, dez dias ou duas semanas as sementes começarão a germinar e podem ser colocadas no local desejado.

Outra forma de plantar o tomate-cereja é fazer mudas. Para fazer mudas de tomate, corte um galho de um tomateiro já desenvolvido e coloque-o em um recipiente com água. Contudo, não cubra além do caule com líquido. Após alguns dias o caule vai começar a criar raízes dentro do recipiente com água e poderá ser plantado.

Escolhendo o vaso para plantar tomate-cereja

A escolha do vaso deve levar em consideração sempre se possui um furo no fundo do recipiente para que a água da rega saia do solo para fora. Isso porque a água pode encharcar o solo, apodrecendo as raízes ou afogando a planta.

Como plantar tomate cereja: cultivando frutos orgânicos em casa
Fonte: Casa Um Como

Além disso, vasos com dimensões maiores podem ajudar na hora de plantar o tomate-cereja e ajudar no desenvolvimento do seu tomateiro. Por isso, se pretende deixá-lo crescer, escolha um recipiente com um diâmetro e profundidade maior que favoreça o seu crescimento.

Regas

O tomate-cereja pode ser cultivado em solo ou em vasos, mas o importante, em ambos os casos, é observar a umidade da terra. Preferencialmente, deixe a terra sempre úmida, pois, quando seca, o tomateiro pode ser afetado negativamente pela falta de água.

Fonte: Notícias de Jardim

De modo geral, após plantar o tomate-cereja, as regas podem ser feitas diariamente, contando que não seja em excesso. Por isso, observe se a terra está úmida demais fazendo o toque dos dedos diretamente com a terra.

Luminosidade

O tomateiro pode ser considerado uma planta de sol pleno, isso porque, tolera longos períodos sob luz solar direta. Assim, para cultivar tomate-cereja deixe a planta em local com bastante incidência de luz solar.

Como plantar tomate cereja: cultivando frutos orgânicos em casa
Fonte: Dicas Online

Depois de plantar o tomate-cereja, o tomateiro pode ficar em luz direta por, pelo menos, cinco horas por dia. Isso significa que deve ser cultivado em espaços com muita luz, mesmo que seja plantado em vasos e fique dentro de casa.

Hora de colher o tomate-cereja

Depois de plantar o tomate-cereja, o tomateiro levará alguns meses para começar a produzir frutos. Isso significa que os primeiros tomates podem surgir em torno de três ou quatro meses depois de germinar.

Como plantar tomate cereja: cultivando frutos orgânicos em casa
Fonte: Ciclo Vivo

A colheita pode ser feita assim que for percebido que os frutos do tomateiro estão bem avermelhados. Além disso, evite torcer os galhos do tomateiro e utilize uma faca ou tesoura de jardinagem para fazer a retirada do tomate do pé.

Curtiu esse post? Leia mais sobre como plantar coentro e cebolinha em casa.

Fontes: Semagro, Papel Semente, Casa e Festa, Yes We Grow, Green Me.

Imagens: Tribuna do Paraná, Receiteria, Ciclo Vivo, Rádio Aratiba, Casa Um Como, Notícias de Jardim, Dicas Online.