Como Plantar

Como plantar manjericão – Maneiras de cultivar e manter a planta saudável

Se você quer aprender como plantar manjericão fique atento aos cuidados, como as regas, a terra usada e a frequência de luz solar.

Por Rafaela de Almeida

-

O manjericão, assim como outros temperos, é uma erva muito comum por todo o mundo. É um tipo de folha rica em nutrientes e sabor. Além disso, também oferece vitaminas e proteínas quando consumido na alimentação. Não existem muitos segredos em como plantar manjericão, sendo que podem ser usadas suas sementes ou pequenas mudas.

Seu plantio, assim como a maioria das plantas, requer atenção em relação à escolha do lugar, do cuidado com a terra e com as regas. Apesar disso, cultivá-lo é muito fácil. Além de tudo, o manjericão também pode ser cultivado com outras ervas em horta.

Assim, alecrim, cebolinha e outros temperos semelhantes podem ser plantados em uma mesma jardineira, por exemplo. Também apresentam cultivo muito semelhante e podem ser usados em receitas salgadas como saladas, tortas, caldos entre outros pratos.

Como plantar manjericão

Fonte: Pajaris

Para plantar manjericão e ter um bom cultivo é preciso se atentar a escolha da terra, do local em que a planta será plantada e as suas necessidades de modo geral.

O plantio deve ser realizado respeitando a espécie e as características da planta. Além disso, é importante observá-la depois de plantada para garantir que seu desenvolvimento esteja ocorrendo como o esperado.

Escolha da terra e adubação

Assim como a maioria das hortaliças, depois de plantar manjericão ele precisará que o solo esteja sempre úmido, além de rico em nutrientes.

Fonte: Minhas Plantas

Estes nutrientes podem ser oferecidos por compostos orgânicos, por exemplo, reaproveitados da cozinha. Assim, restos de alimentos podem ser usados para que a terra seja nutriente à planta.

Além disso, esse processo pode ser feito a cada 40 dias. O líquido produzido em composteira também pode ser fonte de nutrientes ao solo e, consequentemente, do manjericão. Outro composto que pode ser adicionado no solo é o húmus de minhoca.

Exposição solar

O manjericão é uma planta originalmente de regiões com climas tropicais e temperados, isto é, suportam temperaturas mais quentes a partir de 18º. Contudo, não deve passar longos períodos sob luz direta.

Como plantar manjericão: um dos temperos mais populares da culinária
Fonte: Rose Flores

Sendo assim, o manjericão deve receber algumas horas de sol por dia, pelo menos 4 horas. Além disso, para seu cultivo também pode ser usado luz artificial, essa exposição pode levar mais tempo, de 10 a 12 horas por dia.

Regas

Para os cuidados depois de plantar manjericão as regas devem ser regulares, mas não precisam ser feitas todos os dias. Isso porque a água em excesso pode acabar prejudicando a saúde da planta fazendo com que as raízes apodreçam ou morram afogadas.

Fonte: O Dedo Verde

Logo, as regas podem ter intervalos de dois a três dias entre uma rega e outra. Além disso, também podem ser feitas quando for percebido que a superfície da terra parece muito seca.

Colheita

A primeira colheita do manjericão pode ser feita em torno de dois meses depois que for plantada, ou quando atingir altura próxima a meio metro.

Além disso, o corte das folhas deve dar prioridade aos ramos mais altos da planta, pois isso significa que ela se desenvolveu o suficiente para ser colhida.

Como plantar manjericão: um dos temperos mais populares da culinária
Fonte: Viveiro Sabor de Fazenda

Passo a passo de como plantar manjericão

De modo geral, o processo de como plantar manjericão é o mesmo para todos os tipos de cultivo, seja ele em canteiros, solo ou vasos. Além disso, podem ser usadas mudas de manjericão ou as suas próprias sementes.

Como plantar manjericão em vasos

Para plantar manjericão usando vasos você irá precisar de um vaso a sua escolha, desde que ele tenha um furo no fundo para a água da rega escorrer, terra, de preferência já com substrato, muda ou semente de manjericão e material drenante.

Fonte: Pão de Açúcar

Comece forrando o fundo do vaso com o material drenante, que pode ser brita ou mantas próprias para isso. Feito isso, adicione a terra aos poucos até atingir metade do vaso, deixando um espaço entre a abertura do vaso e o limite de terra.

Abra um pequeno buraco para acomodar a muda, ou as sementes de manjericão, na terra. Depois de colocá-la no vaso, cubra com o restante da terra, apenas até o limite do caule. Pressione a terra apenas para que o manjericão fique firme e não caia. Assim, para finalizar, faça a rega.

Como fazer mudas de manjericão

Para fazer mudas de manjericão, corte um galho da planta já desenvolvida, de forma que as folhas sejam mantidas. Logo, separe um recipiente, pode ser um copo, por exemplo, e adicione um pouco de água proporcionalmente do tamanho da planta recém-cortada.

Como plantar manjericão: um dos temperos mais populares da culinária
Fonte: Ciclo Vivo

Por fim, coloque a planta no recipiente com água, observando se a água não cobre as suas folhas. Durante o crescimento das raízes deixe o recipiente receber luz solar por cerca de 2 a 3 horas por dia por pelo menos três semanas.

Gostou dessa matéria? Então leia mais sobre como borrifar água nas plantas.

Fontes: Viva Decora, Ciclo Vivo, Plantei.

Imagens: The Market, Pajaris, Clube do Biólogo, Minhas Plantas, Rose Flores, O Dedo Verde, Viveiro Sabor de Fazenda, Pão de Açúcar, Ciclo Vivo.