Dicas

Horta em apartamento – Como montar sua horta e dicas do que cultivar

A horta em apartamento é uma ótima opção para aproveitar os espaços e garantir temperos frescos e orgânicos sempre disponíveis.

Por Rafaela de Almeida

Tem sido cada vez mais comum o uso de plantas na decoração de ambientes internos. Assim, a horta em apartamento também vem se tornando popular, principalmente para aproveitar espaços e promover uma alimentação mais orgânica e saudável.

Assim como outras plantas, as hortaliças usadas em horta também podem ser consideradas parte da decoração, neste caso, geralmente de varandas e cozinhas.

Além disso, apesar do que parece, é possível manter em apartamentos com poucos espaços um cantinho com temperos ou pequenas frutas e legumes que podem ser usados na cozinha.

Existem formas diferentes de montar uma horta em apartamento. Dessa forma, os alimentos podem ser cultivados suspensos em jardineiras ou canteiros especiais, ou, principalmente em vasos.

Dicas de plantas para horta em apartamento

Algumas plantas são mais indicadas para o cultivo em hortas, seja pelos cuidados ou pela popularidade. Além disso, para aproveitar os espaços reduzidos em apartamento, as hortaliças e os temperos menores são mais indicados.

Fonte: O Globo

Salsinha

A salsinha é uma ótima opção para horta em apartamento. Além de ocupar pouco espaço, também não exige muitos cuidados. Suas necessidades requerem atenção, não é necessário encharcar o solo ao fazer as regas, nem expor os vasos a luz direta. Contudo, é importante regar frequentemente e deixar a salsinha em locais iluminados.

Horta em apartamento: como montar a própria horta e dicas de plantas para cultivar
Fonte: Ciclo Vivo

Manjericão

O manjericão é outro tempero muito usado na horta em apartamento. Além da facilidade dos cuidados, também é muito usado na culinária para fazer molhos, massas e outros pratos. Assim como a salsinha, necessita de um solo bem drenado, além de muito sol.

Fonte: Índice

Tomate cereja

O tomate é um fruto fácil de ser cultivado na horta em apartamento. Geralmente, o tomateiro não atinge grandes alturas, por isso, pode ser colocado em qualquer cantinho iluminado. Além disso, seus cuidados exigem apenas regas regulares e exposição solar periódicos.

Horta em apartamento: como montar a própria horta e dicas de plantas para cultivar
Fonte: Casa UmComo

Alecrim

Outro tempero muito comum em horta é o alecrim. Sendo uma erva aromática muito usada para temperar carnes de modo geral, principalmente peixes, além de poder ser usada para as mais diversas receitas. Pode ser colhido com frequência e seus ramos não crescem muito.

Fonte: Wall Street International Magazine

Como montar horta em apartamento?

Existem diferentes formas de aproveitar os espaços dentro do apartamento, uma dessas formas é montar uma pequena horta. Apesar do que possa parecer, é muito fácil fazer uma horta e cultivar alimentos orgânicos e frescos em casa.

Além disso, a horta em apartamento não necessariamente precisa ser um espaço muito grande, com muitas jardineiras. É possível criar uma horta usando as janelas, espaços na sacada ou prateleira com vasos.

De modo geral, os cuidados com a horta em apartamento são os mesmos de qualquer outra horta. É importante priorizar espaços que tenham luminosidade por algumas horas do dia, pois a luz solar influencia diretamente no desenvolvimento das plantas.

Horta em apartamento: como montar a própria horta e dicas de plantas para cultivar
Fonte: Viva Decora

Luminosidade

O espaço escolhido para montar a horta em apartamento precisa ser bem iluminado. Geralmente, as plantas cultivadas em hortas precisam de cerca de 4 horas, pelo menos, de sol. Isto é, algumas espécies podem necessitam de um pouco mais, outras de um pouco menos.

Caso a horta seja em vasos, isso pode permitir a mobilidade, fazendo com que os vasos sejam colocados no sol em determinados períodos do dia também. Além disso, a horta também pode ser feita em janelas, ou espaços em sacadas, se houver.

Fonte: Biosolvit

Cuidado com vento na horta em apartamento

Apesar de não parecer, o vento pode impactar diretamente na saúde das plantas da horta. Por isso, evite montar sua horta em locais com vento em excesso, escolha espaços em que o vento é reduzido.

Horta em apartamento: como montar a própria horta e dicas de plantas para cultivar
Fonte: Plantei

Melhores locais para montar horta em apartamento

Existem inúmeras possibilidades na hora de montar a horta em apartamento, basta explorar a criatividade e a imaginação. É possível usar prateleiras feitas de caixotes, por exemplo, além de nichos e o próprio parapeito da janela. Além disso, há a possibilidade de cultivar as hortaliças em hortas suspensas, reaproveitando garrafas plásticas também.

Fonte: Niina Secrets

Além dos vasos mais comuns que encontramos, outros recipientes podem ser usados para plantar os temperos na horta em apartamento. Sendo assim, xícaras, bules, latas de alimentos também podem servir de vasos para as plantinhas.

Gostou desse post? Leia mais sobre como montar horta suspensa e reaproveitar os materiais em casa.

Fontes: Alimentação em Foco, Viva Decora, Tua Casa.

Imagens: Morar, O Globo, Ciclo Vivo, Índice, Casa UmComo, Wall Street International Magazine, Viva Decora, Biosolvit, Plantei, Niina Secrets.