Como Plantar

Como plantar cebola – Benefícios da cebola e como cultivá-la em casa

Para aprender como plantar cebola é fácil e você só precisa escolher a forma que mais te convém, usando sementes e o bulbo desenvolvido.

Por Rafaela de Almeida

-

A cebola é um alimento muito popular na culinária, usado em inúmeros tipos de receitas, principalmente salgadas. Além disso, é muito fácil aprender como plantar cebola em casa, já que seu cultivo não exige muitos cuidados.

Assim como outras hortaliças, como a cebolinha, o alecrim e manjericão, a cebola pode ser cultivada de forma orgânica. O cultivo em hortas pode garantir o menor uso de agrotóxicos e produtos químicos, isso promove uma melhor qualidade de desenvolvimento da cebola, além de contribuir positivamente para a saúde.

Existem alguns tipos de cebola, as mais comuns são a cebola de bulbo branco e a cebola roxa. Ambas podem ser plantadas em vasos, canteiros e hortas.

Benefícios da cebola para a alimentação

Além de ser um ótimo tempero, ao plantar cebola você também está cultivando uma fonte de inúmeros nutrientes para a saúde. Isso porque a cebola possui componentes capazes de auxiliar no processo de cicatrização e anticoagulação, por exemplo.

Fonte: Avoador

Além disso, também é rica em vitamina C, o que contribui diretamente para o aumento da imunidade, além de fortalecer o sistema imunológico agindo na prevenção de cânceres. Outra contribuição da cebola para a saúde é o auxílio na redução de colesterol ruim.

Embora possuam todas essas funções quando inseridas na alimentação de alguma forma, é importante observar a procedência das cebolas consumidas.

Isso porque a maior parte das cebolas, e alimentos de modo geral, acabam sofrendo com o uso de agrotóxicos e perdem a maioria dos nutrientes, ou se desenvolvem pobres em nutrientes. Por isso, as cebolas orgânicas cultivadas em casa têm grande potencial para a alimentação.

Como plantar cebola: principais formas de cultivo

Existem duas formas principais de plantar cebola, a primeira é usar um bulbo já desenvolvido, que pode ser encontrado em feiras, supermercados e afins. A segunda forma é usando sementes de cebola, sim, as sementes podem ser encontradas facilmente assim como os bulbos.

Como plantar cebola usando bulbo

A forma de plantar com bulbo é muito simples. Ao adquirir um bulbo desenvolvido, você o replantará em solo, isto é, é preciso preparar a cebola para que ela se desenvolva ao ser replantada.

Fonte: Página Rural

Para isso, corte a parte debaixo do bulbo da cebola, a parte debaixo é a parte em que crescem as raízes. Depois de fazer o corte, enterre a cebola. O solo precisa estar adubado, rico em nutrientes para que depois de plantar cebola ela cresça.

Depois de plantar a cebola, acompanhe o crescimento do bulbo. Ele deve receber pelo menos 7 horas de sol por dia, por isso, é importante escolher um local bem iluminado para cultivá-lo.

Como plantar cebola usando sementes

Para plantar cebola usando sementes é ainda mais simples do que usar o bulbo desenvolvido. Assim, é muito fácil encontrar no comércio sementes de cebola que podem ser usadas diretamente para o plantio.

Como plantar cebola: benefícios da cebola e como cultivá-la em casa
Fonte: Ingrediente da Vez

Contudo, se você já tiver a planta da cebola também pode esperar as sementes se desenvolverem e retirá-las para plantá-las.

Para plantar as sementes basta semeá-las em solo fértil, que pode ser em vasos, canteiros e hortas. Feito isso, regue o solo normalmente e ofereça luminosidade para que a planta possa se desenvolver.

Cuidados ao plantar cebola

Assim como todas as plantas, a cebola também exige alguns cuidados ao ser plantada e após o plantio. Dessa forma, é importante manter os cuidados essenciais como rega, qualidade do solo e exposição solar, para que ela consiga se desenvolver e gerar boas cebolas.

Luminosidade

Os tipos de cebolas possuem necessidades diferentes em relação a luminosidade. Contudo, de modo geral, as cebolas necessitam de algumas horas expostas a sol direto por dia. O recomendado é em torno de 4 horas diariamente.

Como plantar cebola: benefícios da cebola e como cultivá-la em casa
Fonte: Agricultura e Mar

Solo

O solo para plantar cebola deve ser bem drenado e com pH entre 6 e 6,5. Além disso, é necessário que a terra seja adubada com frequência, pois para se desenvolver a cebola exige solo rico em matéria orgânica e nutrientes.

Fonte: Semear e Plantar

Rega

Como dito anteriormente, a cebola precisa de um solo bem drenado para se desenvolver. Sendo assim, a rega deve ser feita com regularidade, mantendo a umidade do solo sem encharcá-lo. Ao se aproximar da colheita, a frequência de rega pode diminuir.

Como plantar cebola: benefícios da cebola e como cultivá-la em casa
Fonte: Klumba Guru

Colheita

A colheita da cebola pode variar devido a inúmeros fatores, principalmente de acordo com o tipo de cebola. Dessa forma, o tempo de colheita pode variar entre 80 e 300 dias.

Fonte: Rio Grande Tem

Para fazer a colheita basta arrancar os bulbos do solo. Além disso, o indicado é que a rega seja interrompida uma semana antes de ser feita a colheita das cebolas.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são flores comestíveis e como plantar alho

Fontes: Ciclo Vivo, Embrapa, MF Rural, Green Me.

Imagens: Info Escola, Avoador, Oficina de Textos, Página Rural, Ingrediente da Vez, Semear e Plantar, Agricultura e Mar, Rio Grande Tem, Klumba Guru.