Como Plantar

Como plantar sálvia – Formas de plantio e principais cuidados

Assim como outros temperos, não existem segredos na hora de plantar sálvia e cultivá-la em casa de forma fresca e orgânica.

Por Rafaela de Almeida

-

A sálvia é uma planta aromática, popularmente usada como tempero em receitas salgadas. Além disso, também pode ser usada como planta medicinal por ter propriedades capazes de aliviar sintomas de algumas enfermidades. Mas, como plantar sálvia?

A sálvia também pode ser considerada uma planta de fácil cultivo e, assim como outros temperos, pode ser plantada em vasos, canteiros ou hortas. Esse tipo de planta não atinge alturas elevadas, de modo geral, pode chegar a 40 centímetros.

As folhas da sálvia são verdes, mas levemente acinzentadas. Além disso, seu caule é liso e nas pontas apresenta pequenos dentes. Apesar de ser uma planta com benefícios para a alimentação e para a saúde, também pode ter caráter ornamental quando colocadas em projetos paisagísticos com outras plantas.

Como plantar sálvia?

As principais formas de plantar sálvia é utilizando sementes ou estaquias, que são mudas da planta. Para usar as sementes, basta separar um local e semeá-las. Depois de germinadas, devem ser transportadas para seu local definitivo. Assim, após duas semanas de germinação, a sálvia começa a se desenvolver.

Fonte: Nô Figueiredo

Além de usar as sementes, é possível fazer o plantio usando mudas por estaquia, uma das formas mais fáceis de cultivar uma planta. Para isso, é necessário fazer o corte de um pedaço de um ramo da planta e colocá-lo em substrato úmido para que ele crie raízes.

Para replantar a sálvia em seu local definitivo, é interessante deixar um espaçamento de pelo menos 60 cm entre as mudas ou sementes. Isso porque as plantas precisam de espaço para desenvolverem as raízes.

Cuidados gerais após plantar sálvia

A sálvia pode ser considerada muito adaptável, no entanto, se desenvolve melhor em regiões de clima subtropical, com temperaturas amenas, com no máximo 29ºC de temperatura. As temperaturas muito baixas devem ser evitadas.

Como plantar sálvia: tempero popular em receitas salgadas
Fonte: Sabor de Fazenda

Luz necessária para se desenvolver

Esse tipo de planta deve ser cultivada em locais bem iluminados. Por isso, locais próximos a entradas de luz em ambientes internos são os mais recomendados para o cultivo da sálvia. Além disso, deve receber algumas horas de luz direta durante o dia.

Fonte: Shopping Garden

Melhor solo para plantar sálvia

Para plantar sálvia é necessário um solo bem drenado, por isso, alguns componentes podem ser usados na mistura do substrato. Além disso, o solo deve ser fértil. Assim, compostagem orgânica com restos de alimentos, como cascas de frutas e verduras, podem ser acrescentadas no cultivo desse tipo de planta.

Como plantar sálvia: tempero popular em receitas salgadas
Fonte: Plantei

Frequência de rega

A sálvia deve ser cultivada em solo úmido, por isso, é preciso que as regas sejam feitas de forma regular. Dessa forma, rega uma vez por dia ou com dias intercalados pode ser suficiente para manter o solo úmido. Apesar disso, consegue se manter em tempos de secas por alguns dias, mas a falta de água deve ser evitada.

Fonte: Minhas Plantas

Colheita

Após plantar a sálvia e ela se desenvolver é hora de colher. A primeira colheita das folhas da sálvia podem ser feitas após os primeiros três meses de plantio, mas é interessante colher apenas a quantidade suficiente para consumi-las, ao invés de armazená-las na geladeira, por exemplo.

Como plantar sálvia: tempero popular em receitas salgadas
Fonte: Viver Natural

Além disso, a melhor época de colheita é antes que as flores comecem a aparecer. Geralmente, as folhas são usadas frescas nas receitas, mas podem ser secadas ao sol e armazenadas.

Benefícios do consumo de sálvia na alimentação

Além de ser uma planta saborosa quando usada na culinária, também é uma erva benéfica para a saúde. Entre algumas propriedades estão a prevenção da diabetes, capaz de melhorar os sintomas de gripes e resfriados, combatendo a tosse e a coriza.

Como plantar sálvia: tempero popular em receitas salgadas
Fonte: iBahia

Entre outros benefícios da sálvia está a saúde da mulher, principalmente. Isso porque alivia sintomas provenientes do ciclo menstrual, como cólicas. Além disso, favorece o controle hormonal.

O que achou desse post? Se você curtiu, veja também como plantar salsinha.

Fontes: Plantei, Hortas Info, CPT, Green Me.

Imagens: Revista Jardins, Green Me, iBahia, Nô Figueiredo, Sabor de Fazenda, Shopping Garden, Plantei, Minhas Plantas, Viver Natural.