Como Plantar

Como plantar salsinha – Tempero fácil de cultivar na horta de casa

Aprender como plantar salsinha é simples. Esse tempero não exige muitos cuidados no cultivo, além de ser adaptável às condições ambientais.

Por Rafaela de Almeida

-

A salsinha é um dos temperos mais famosos do mundo, seguido por alecrim, manjericão, coentro, entre outras. Assim como outras hortaliças famosas, não existem segredos em como plantar salsinha. Pelo contrário, é fácil ter esse tempero na própria horta e de forma orgânica.

Além da praticidade em relação ao cultivo, a salsinha também é um tempero muito versátil na culinária. Originalmente, a salsinha pertence à região mediterrânea, contudo pode ser plantada em qualquer vaso, em qualquer lugar do mundo, pois se adapta aos diferentes climas.

A salsinha também é fonte de muitos nutrientes quando ingerida na alimentação. Assim, é capaz de oferecer ao organismo vitaminas e antioxidantes. Além disso, é conhecida também pelos seus benefícios no tratamento dos sintomas de algumas doenças.

Como plantar salsinha?

Há quem não saiba, mas as salsinhas possuem sementes e é assim que, geralmente, são plantadas. Ao utilizar as sementes para plantar salsinha, deixe-as de molho na água de um dia para o outro. O tempo desse processo ajudará com que elas germinem mais rapidamente após serem plantadas.

Fonte: Pense Natural

Depois de 24 horas de molho, as sementes podem ser retiradas do recipiente com a água em que estavam. O primeiro passo é preparar o vaso para receber as sementes. Para isso, coloque material drenante no fundo, podendo ser areia, ou manta sintética que permita que a água escoe para fora do vaso.

Coloque o substrato já adubado no vaso. Em seguida, abra pequenos buracos na terra, proporcionais ao tamanho das sementes, mantendo os espaços afastados.

Por fim, cubra os buracos com um pouco mais de terra e pressione levemente. A germinação leva cerca de duas semanas para ocorrer, dessa forma, enquanto as sementes germinam, faça a rega normalmente.

Como plantar salsinha: tempero fácil de cultivar na horta de casa
Fonte: Minhas Plantas

Cuidados ao plantar salsinha

A salsinha é um tempero muito fácil de ser cultivado em jardins, hortas, canteiros, jardineiras e vasos. Além disso, não requer muitos cuidados e se adapta facilmente às condições ambientais como luz, solo e água disponível.

Fonte: Blog da Mimis

Solo ideal para cultivar salsinha

Assim como outros temperos, a salsinha se desenvolve melhor em solos bem drenados, embora se adapte a outras condições. Além disso, para o cultivo da salsinha, é recomendado um solo rico em material orgânico.

Como plantar salsinha: tempero fácil de cultivar na horta de casa
Fonte: Vamos Comer Melhor

Para isso, podem ser usados resíduos da composteira doméstica ou adubos comercializados preparados especialmente para hortas, por exemplo.

No entanto, quanto mais rico em matéria orgânica o solo for, melhor a planta irá se desenvolver. Para preparar o solo, podem ser misturados substrato orgânico e terra. Isso irá garantir que o solo para a salsinha seja bem drenado.

Quantidade ideal de luminosidade para salsinha se desenvolver

Apesar de gostar bastante do sol, a quantidade de luz oferecida para os vasos de salsinha devem levar em consideração a intensidade também. Isto é, o ideal é que ao plantar salsinha ela fique sob luz direta ou indireta por, pelo menos, 4 horas por dia.

Fonte: Maria Fernanda Barca

Contudo, o sol do meio dia não é recomendado para a planta. Isso porque, nesse horário do dia, a luz é mais intensa e pode prejudicar a saúde da salsinha.

Frequência de rega

Como a maior parte das plantas, a rega da salsinha deve ser moderada. A quantidade exagerada de água pode levar ao apodrecimento das raízes por afogamento, isso pode ocasionar a morte gradativa das plantas.

Como plantar salsinha: tempero fácil de cultivar na horta de casa
Fonte: Ecotelhado

O melhor a fazer depois de plantar salsinha é regá-la moderadamente. Isto é, é necessário manter a planta com solo úmido, mas tomar cuidado para que ele não fique encharcado. Para garantir que o solo está úmido na medida certa, toque a terra para sentir.

Colheita da salsinha

Geralmente, leva aproximadamente três meses depois de plantar salsinha para que ela se desenvolva o suficiente para ser colhida.

Além disso, para colher corte apenas as folhas que serão usadas, evite cortes em excesso. Isto porque, é melhor manter a planta fresca no próprio pé, ao murchar na geladeira, por exemplo.

Fonte: Ela Pensa Também.

Além disso, o corte demasiado pode acabar enfraquecendo a saúde da planta. Sendo assim, mantenha 1/3 da planta intacta para que ela consiga se regenerar novamente e formar novos brotos.

Gostou desse post? Então confira como montar uma horta suspensa.

Fontes: Ciclo Vivo, Decor Fácil, Minhas Plantas.

Imagens: Soul Verde, Pense Natural, Minhas Plantas, Blog da Mimis, Vamos Comer Melhor, Maria Fernanda Barca, Ecotelhado, Ela Pensa Também.