Espécies

Ervas aromáticas – Espécies mais populares e como utilizá-las

As ervas aromáticas são conhecidas por serem usadas, principalmente, na culinária para perfumar receitas, além de outras utilidades.

Por Rafaela de Almeida

-

As ervas aromáticas podem ser encontradas em várias formas: temperos, hortaliças e até mesmo flores. São plantas conhecidas pelo seu cheiro característico e que podem ser usadas para muitas coisas, na culinária, principalmente.

Além disso, muitas dessas ervas aromáticas podem ser cultivadas facilmente em casa, seja em pequenos vasos ou jardins abertos, hortas suspensas ou jardineiras.

Esse tipo de planta é muito conhecida, por isso, é fácil encontrá-las em feiras e supermercados. É possível cultivá-las em forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos em casa, além de ser prazeroso cuidar de uma plantinha.

Lista com algumas ervas aromáticas

Existem muitos tipos de ervas aromáticas e listamos aqui algumas espécies que podem ser encontradas e cultivadas de forma fácil, principalmente em jardins ou em casa. 

Funcho

O funcho, apesar do nome diferente, é muito conhecido por ser utilizado como óleo essencial. Geralmente, seu desenvolvimento atinge pouco mais de um metro e possui hastes longas e finas com pequenas flores amarelas no verão. Além do uso em óleos essenciais, o funcho também pode ser usado como condimento e tempero.

Ervas aromáticas: quais são as mais populares e como usá-las
Fonte: Yoo Mag

Pimenta malagueta também é uma erva aromática

Esse tipo de pimenta também é considerado como uma das espécies de ervas aromáticas, apesar de ser um fruto. A pimenta malagueta é conhecida pelo seu gosto picante e deve ser usada moderadamente em receitas.

Fonte: Manah da Terra

Contudo, além da culinária, também é possível usar o cheiro marcante da pimenta para diversas aplicações. Atualmente, é comum sentir notas de pimenta em perfumes e loções, por exemplo.

Poejo

O poejo, também conhecido como um tipo de hortelã ou menta, é  também uma das espécies de ervas aromáticas muito utilizadas aqui no Brasil, principalmente devido aos benefícios medicinais.

Ervas aromáticas: quais são as mais populares e como usá-las
fonte: Casa Sul

Isto é, o poejo pode ajudar no tratamento de alguns sintomas como tosse, coriza e sintomas gerais de gripes e resfriados. Além disso, também é usado para auxiliar o processo de digestão, sintomas recorrentes do período menstrual como cólicas, podendo tratar asma e bronquite.

Sálvia

A sálvia é um tempero muito comum pelo mundo, sendo usada, principalmente, em receitas salgadas. Além disso, também é muito utilizada para tratar enfermidades.

Assim, pode ajudar a tratar sintomas relacionados à menstruação, além de melhorar a digestão e ter ação diurética. Pode ser consumida em chás e infusões para os tratamentos.

Fonte: iBahia

Outra espécie de ervas aromáticas é o Endro

O endro, assim como outras ervas aromáticas como manjericão, coentro e cebolinha, deve ser consumido, preferencialmente, fresco.

Ervas aromáticas: quais são as mais populares e como usá-las
Fonte: Para Que Serve Um?

Visualmente, o endro é uma erva de folhas pequenas e fininhas, além de ser muito delicado, por isso, ao retirar direto da horta tome cuidado para não rasgá-lo com facilidade. Além disso, é usado principalmente no preparo de molhos, peixes e conservas no geral.

Ervas aromáticas populares pelo Brasil

Dentre as espécies de ervas aromáticas presentes no Brasil, temos:

Alecrim

O alecrim, além de ser uma erva aromática, também é um dos temperos mais conhecidos no Brasil. Apesar disso, divide opiniões quanto ao sabor.

É usado em muitas receitas, principalmente as salgadas, como peixes e massas. Além de ser um tempero muito popular, é fácil de ser cultivado em casa de forma orgânica.

Fonte: Titi Vidal

Ervas aromáticas – Coentro

Assim como o alecrim, o coentro é conhecido pelo seu cheiro e gosto marcante e também divide opiniões em relação ao sabor, é comum conhecermos alguém que deteste coentro na comida. Apesar disso, é uma das espécies mais comuns de ervas aromáticas.

Ervas aromáticas: quais são as mais populares e como usá-las
Fonte: Menu do Dia

Apesar disso, o coentro é muito usado na culinária e seu perfume é muito apreciado para aromatizar caldos, sopas, carnes e salada. Também pode ser cultivado muito facilmente em casa, pois não exige muitos cuidados durante o cultivo, além da colheita poder ser feita quase que diariamente.

Cebolinha

A cebolinha, além de ser aromática, também é um tempero muito popular nas receitas salgadas. Pode ser cortada fininha e temperar caldos e sopas, além de ser usada em saladas e cremes salgados.

Fonte: Decor Fácil

Além disso, seu cultivo em horta é muito simples e não exige cuidados constantes. Contudo, ao usar a cebolinha para o preparo de algum prato, o ideal é tê-la sempre fresca, caso contrário, a receita pode acabar ficando amarga.

Manjericão

O manjericão é uma das espécies de ervas aromáticas mais conhecidas por ser usada em massas, principalmente pizzas. É um tempero bastante aromático e, além de combinar com receitas como macarrão, orna muito bem com tomate.

Ervas aromáticas: quais são as mais populares e como usá-las
Fonte: Terra

Por isso, está sempre presente em receitas com essa fruta, como molho vermelho e pesto. O recomendado é usar o manjericão fresco, já que seu sabor ao ser cozinhado pode mudar.

Além disso, também é facilmente encontrado em feiras e supermercados, mas pode ser cultivado sem muita dificuldade nas hortas caseiras.

Hortelã é uma planta medicinal é um tipo de erva aromática

A hortelã, além de ser uma erva aromática muito popular, com inúmeras utilidades, também é conhecida por seu caráter medicinal. Pode ser usada para tratar diversos sintomas das mais inúmeras enfermidades, principalmente gripes e resfriados. Além disso, reduz gases e é digestiva.

Fonte: Plantei

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também como produzir o próprio adubo em casa e de forma orgânica.

Fontes: Pão de Açúcar, Eu Sem Fronteiras, O Meu Jardim, Beleza e Saúde.

Imagens: Pinterest, Vamos Comer Melhor, Yoo Mag, Manah da Terra, Casa Sul, iBahia, Para Que Serve Um?, Titi Vidal, Menu do Dia, Terra, Plantei.