Dicas

Plantas para cozinha – Sugestões de espécies para cultivar nesse ambiente

As plantas para cozinha vão além das populares e comuns hortaliças e temperos. Outros tipos de plantas podem ser usadas nesse ambiente.

Por Rafaela de Almeida

Apesar do que possa parecer, a cozinha também é um bom ambiente para usar plantas na decoração. Além disso, existem plantas para a cozinha, além das convencionais hortaliças que podem ser cultivadas.

Muitos temperos como alecrim, cebolinha e coentro podem trazer charme a mais para a cozinha. Atualmente, bons e belos vasos podem ajudar na decoração dos mais variados espaços da casa, inclusive este.

Além disso, os temperos e as pequenas hortaliças também se tornam funcionais dentro da cozinha. Isso porque ter sempre à mão alimentos fresquinhos e orgânicos também garante uma alimentação saudável.

Como escolher plantas para cozinha?

Antes de escolher as espécies a serem usadas na cozinha, é importante saber quais as necessidades de cada uma, seja em relação ao sol, às regas, ao solo. Isso porque o ambiente também influencia na saúde e no desenvolvimento de cada planta.

Plantas para cozinha: sugestões de espécies para cultivar nesse ambiente
Fonte: Casa Abril

As plantas mais indicadas para a cozinha são plantas para ambientes internos, geralmente de sombra ou meia-sombra, ou plantas que se adaptem às condições do ambiente, principalmente em relação à incidência de luz solar.

Outras plantas muito comuns são temperos e hortaliças. A maior parte dos temperos como manjericão, cebolinha, alho, são fáceis de cultivar sob pouca luz. Além disso, costumam ser os mais utilizados em receitas na cozinha.

Sugestões de plantas para cozinha: temperos

Grande parte das plantas para cozinha são plantas funcionais, podendo ser temperos ou outros tipos de alimentos. Muitos desses temperos são fáceis de ser cultivados, além de decorar esse ambiente da casa.

Cebolinha

A cebolinha é uma ótima opção de planta para cozinha. Além de charmosa, é um excelente tempero para receitas salgadas. Entre seus cuidados está o sol em abundância, por isso, pode ser cultivada próxima a janela ou outras entradas de luz.

Fonte: Decor Fácil

Além disso, necessita de regas regulares. Isso porque é importante manter o solo dessa planta sempre úmido para que ela possa se desenvolver.

Para fazer a colheita da cebolinha, basta cortar os ramos bem próximos à base, deixando um pequeno espaço de onde pareça ser o seu caule desenvolvendo. Pouco tempo depois do corte a cebolinha irá se regenerar e crescerá novamente.

Manjericão

Outra espécie de plantas para cozinha muito comum é o manjericão. Além da versatilidade, também é uma boa planta para a decoração dessa parte da casa.

Plantas para cozinha: sugestões de espécies para cultivar nesse ambiente
Fonte: Blog do Pão

Seus cuidados incluem, assim como a cebolinha, um espaço com bastante luz solar. Por isso, recomenda-se que seu vaso fique próximo a entradas de luz, como as janelas, por exemplo.

Além disso, as regas também precisam ser regulares. Isto é, podem ser feitas todos os dias, com quantidade de água moderada, ou a cada dois dias com um pouco mais de quantidade.

Alecrim

O alecrim, além de ser usado como planta medicinal e ter inúmeros benefícios para tratar sintomas para algumas doenças, também é muito utilizado como tempero, além de ser uma das opções de plantas para cozinha.

Sendo assim, acompanha pratos dos mais variados tipos, salgados ou doces, e é capaz de perfumar muito deles com seu cheiro e gosto característico.

Fonte: Seleções

Além de tudo, o alecrim também é uma planta para cozinha muito adaptável. Seus cuidados incluem regas regulares e sol sempre que possível. Seus ramos podem crescer de forma exagerada e atingir alturas muito altas, por isso, sempre faça a colheita das folhas.

Outras plantas para cozinha

Além das hortaliças já conhecidas por muitos, existem outras plantas para a cozinha que podem ser usadas na decoração. Contudo, assim como qualquer planta, precisam de suas necessidades atendidas para se desenvolverem bem.

Cactos e suculentas

Os cactos e suculentas são plantas muito versáteis, vão da decoração de salas, quartos e escritórios para ambientes como banheiro e cozinha com muita facilidade. Isso porque não exigem muitos cuidados, desde o cuidado com as regas, quanto exposição solar.

Plantas para cozinha: sugestões de espécies para cultivar nesse ambiente
Fonte: Jardim das Ideias

Por isso, podem ser plantas para cozinha e decorarem também esse ambiente. Faça a rega, tanto das suculentas quanto dos cactos, de forma alternada. É possível que as plantas sobrevivam a períodos mais longos sem água, logo regas uma vez na semana são suficientes.

Espada-de-são-jorge

Assim como outras plantas para cozinha, a espada-de-são-jorge é muito comum pelo país, principalmente devido à crença de que seu cultivo atrai proteção. Além disso, também é uma planta fácil de cuidar.

Fonte: Pajaris

Seus cuidados não exigem regas constantes, no entanto, é bom observar sempre a umidade do solo. Apesar disso, tolera clima e terra seca. Pode ser colocada em lugares com luz indireta e se desenvolvem bem sob sol pleno também.

Gostou desse post? Leia mais sobre como plantar alecrim e manjericão.

Fontes: Petz, Plantei.

Imagens: Leroy Merlin, Terra, Casa Abril, Decor Fácil, Blog do Pão, Seleções, Jardim das Ideias, Pajaris.