O maracujá é uma das frutas mais populares e consumidas no Brasil. Pode ser usado para várias receitas, desde sucos, receitas doces e salgadas. Além de ser encontrado facilmente em feiras e supermercados, existem maneiras de como plantar maracujá em casa.
O fruto do maracujá se desenvolve através de uma planta considerada trepadeira. Dessa forma, o maracujazeiro é uma ótima opção para decorar áreas externas, como jardins e pergolados, por exemplo.
Além disso, o pé de maracujá não costuma exigir muitos cuidados. Por isso, pode ser cultivado facilmente nos quintais de casa e produzir frutos orgânicos e naturais para todos os moradores de casa.
Passo a passo de como plantar maracujá
Existem duas formas principais de se plantar maracujá, usando mudas ou plantando sementes. De modo geral, os cuidados e a preparação para cada uma segue os mesmos princípios.
Como plantar maracujá usando as sementes do fruto
Antes de plantar o maracujá, escolha um fruto maduro e saudável. Dê preferência ao maracujá bem amarelo e sem manchas, o que indica que a fruta está saudável na medida certa. Prepare o solo usando substrato próprio para esse tipo de cultivo.
Logo em seguida, retire as sementes do maracujá e as coloque no local escolhido. Não é necessário plantar as sementes de maracujá em grandes profundidades, por isso, abra pequenos buracos de, aproximadamente, três centímetros. Após colocar as sementes, tampe os buracos com uma camada da mesma terra.
Depois de plantar maracujá usando as sementes, faça a rega normalmente até que os primeiros brotos do maracujá comecem a surgir, contudo, não exagere na quantidade.
Além disso, é importante que o local, seja vaso ou parte do jardim, tenha luz solar por, pelo menos, cinco horas por dia, ou que seja, no mínimo, iluminado.
Como plantar maracujá usando mudas
Geralmente, ao se desenvolver, um pé de maracujá formado tende a produzir algumas pequenas mudas sobre o mesmo substrato, assim, é mais fácil retirá-la. Sendo assim, as mudas se formam ao lado do caule do maracujazeiro já desenvolvido.
Para retirar a muda do solo, basta escolher a que pareça mais jovem, assim, seu potencial de desenvolvimento quando for replantada é maior. Feito isso, replante a pequena muda no local desejado e use algo para ajudar o seu desenvolvimento, uma estaca de madeira, por exemplo.
Cuidados gerais após plantar maracujá
Depois de plantar maracujá, é importante observar os cuidados para mantê-lo de forma saudável e que produza bons frutos. Para isso, cuidados com a rega, solo, luminosidade são essenciais para uma boa colheita posteriormente.
Clima e luminosidade ideal para plantar maracujá
O maracujazeiro é uma planta encontrada, principalmente, em regiões de clima tropical. Sendo assim, é importante cultivar o pé de maracujá em espaços ensolarados. Além disso, regiões com clima quente também favorecem o seu desenvolvimento.
O pé de maracujá não suporta clima muito frio, caso seja plantado em regiões mais frias tendem a não se desenvolver ou ter dificuldades durante seu crescimento e produção de frutos.
Por ser uma planta de clima tropical, também requer períodos exposta à luz solar. Assim, evite locais sombreados para o cultivo do maracujá.
Cuidado com solo e rega
Assim como grande parte das plantas frutíferas, o maracujazeiro requer um solo rico em nutrientes que favoreçam seu desenvolvimento e a produção dos frutos. Para isso, é importante observar a qualidade do solo, além de manter regas regulares.
Logo, é necessário que o solo seja bem drenado, uma mistura de húmus e areia podem contribuir para isso. Além disso, regas frequentes que mantenham o solo úmido também são importantes.
Poda
Depois de plantar maracujá, a poda contribui para que o maracujazeiro se desenvolva melhor, assim, folhas amareladas ou secas devem ser retiradas sempre que surgirem. Além disso, a poda também ajuda os galhos mais inferiores a receberem mais luz solar, por exemplo.
Contudo, o melhor momento para uma poda geral na planta é antes das primeiras flores aparecerem. A poda feita após a floração pode enfraquecer a planta.
Colheita
Depois de plantar maracujá e ele se desenvolver, os frutos começam a surgir cerca de seis a nove meses depois. Assim, quando os primeiros maracujás caírem do maracujazeiro é hora de fazer a colheita dos frutos maduros.
Para colher basta apenas retirar os frutos maduros do pé. Para isso, faça o movimento de torção dos frutos e arranque o maracujá da planta.
Curtiu esse post? Então, veja como montar a própria horta em apartamento.
Fontes: Tecnologia no Campo, Agricultura e Mar, MF Rural, Segredos do Mundo.
Imagens: UOL, Tecsiscom, Dr.Saúde, Minhas Plantas, Emater, Ciclo Vivo, NSC Total.