Espécies

Begônia maculata – Como cultivar e usar essa planta na decoração

A begônia maculata tem se tornado muito popular na decoração de ambientes por ser colorida e diferente de outras espécies.

Por Rafaela de Almeida

-

Uma planta com longas folhas verdes assimétricas e repleta de bolinhas brancas na parte frontal tem ganhado o coração dos internautas e é a nova sensação dos amantes de plantas. Estamos falando da begônia maculata, que possui uma identidade única, fácil de reconhecer e é ótima para decorar diferentes ambientes.  

Nativa das matas brasileiras e recentemente descoberta pelo mercado, a begônia maculata conquista pela sua beleza. Dessa forma, suas manchas brancas parecem ter sido pintadas à mão e são como pontos de luzes no verde-oliva das folhas.

Por baixo da folha, por sua vez, a begônia maculata trás uma cor forte que vai do vermelho ao roxo, um misto que encanta a todos. Por isso, tem sido muito usada para a decoração, principalmente de ambientes internos, como salas, quartos e até cozinhas e banheiros.

Como cultivar a begônia maculata?

A formação de uma nova muda de begônia maculata já desenvolvida se dá com o corte de um pedaço do caule com cerca de 3 folhas e armazenamento desse caule em um recipiente com água, que deve receber luz natural indireta.

Assim que as raízes da muda crescerem, o que não leva muito tempo, basta retirar e plantá-la diretamente na terra. 

Fonte: Uol

A rega, por sua vez, deve ser realizada duas vezes por semana, mantendo a terra sempre úmida, porém nunca encharcada. Além disso,  os sinais de excesso ou falta de água são parecidos e fáceis de serem reconhecidos.

Isso porque, uma vez que as folhas passam a ter uma textura flexível, aparência amolecida e apontadas para baixo é sinal de que algo está errado. 

Quanto à iluminação, é ideal que a planta se mantenha longe de luz direta. Sendo assim, ambientes próximos a janelas e entradas de luz podem ser o melhor lugar para o seu cultivo, pois a luz indireta favorece seu crescimento.

Principais cuidados e problemas com a begônia maculata

O contato direto da água com as folhas da begônia maculata pode ser fatal para a planta com o passar do tempo. Portanto, evite molhar as folhas. Caso seja necessário, apenas borrife água nas folhas, mas sem exageros. 

Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
fonte: Big Boy Plants

Para checar a umidade do solo, coloque o dedo na terra, assim a textura pode ser observada. Dessa forma, se o solo estiver úmido, não há necessidade de aumentar a rega, tampouco a quantidade de água. Contudo, se estiver muito seco, uma rega de emergência pode ajudar a reidratar a planta.

Para isso, separe um recipiente, que pode ser um balde ou bacia, e cubra com água até a metade, garantindo que o vaso de begônia maculata fique praticamente submerso. Coloque o vaso dentro do recipiente, se certificando que a água não ultrapassou o limite do vaso.

Deixe a planta de molho na água por aproximadamente dez minutos. Feito isso, retire e, posteriormente, faça a rega normalmente pelos próximos dias.

Também é importante retirar o pó das folhas, caso ele se acumule com o tempo. Isso contribui não somente para a saúde da begônia, como deixa seu aspecto mais bonito.

Além disso, caso o local onde sua planta ficará esteja ao alcance de crianças e animais, redobre a atenção, pois, assim como outras plantas ornamentais, a begônia maculata é tóxica, não comestível e pode causar irritação.

Como decorar os ambientes usando begônia

Uma ótima ideia para o uso da da Begônia Maculata na decoração é colocá-la em um vaso para compor mesas de centro, aparadores ou painéis de TV. Até mesmo no centro da sala de jantar, em uma data especial, a Begônia Maculata pode trazer um toque especial. 

Quer decorar seu quarto com uma begônia maculata? Cômodas do quarto, criado-mudo ou escrivaninhas são ótimas opções, principalmente na presença de outras espécies para combinar. Separamos aqui alguns exemplos de begônias muito utilizadas na decoração: 

Decoração com begônias

Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Begônia Maculata – Decorfácil
Total Ville
Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Pinterest
Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Urban Jungle
Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Selvvva
Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Fonte: Decorfacil
Begônia maculata: como cultivar e usar essa planta na decoração
Decorfacil
Decorfacil

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também: Dicas de jardinagem – Truques para aprender a cuidar do jardim

Fontes: Viva Decora, Selvva, Casa Abril, Tua Casa.

Imagens: Ciclo Vivo, Uol, Urban Jungle, Big Boy Plants, Total Ville, Pinterest, Selvvva e Decorfacil