Como Plantar

Como plantar pitaya – Formas de plantar e principais cuidados

Apesar de ser uma das frutas mais exóticas, não há segredos em como plantar pitaya, já que seu cultivo é semelhante a outras frutas comuns.

Por Rafaela de Almeida

A pitaya tem se tornado muito famosa por ser uma fruta exótica. Chama atenção pelo seu rosa vibrante e aspecto visual diferente. Além disso, o sabor dessa fruta também tem gerado muita curiosidade, a quem experimente e não sinta gosto de nada, outras pessoas comparam ao kiwi. Mas, como plantar pitaya?

Apesar de ser considerada muito diferente pelo país, é possível plantar pitaya e cultivá-la em casa. Sendo assim, antes de separar um cantinho no jardim, é importante conhecer quais as necessidades dessa planta.

Além disso, existem alguns tipos de pitaya. A pitaya mais comum, encontrada principalmente em feiras e supermercados, é a fruta cor de rosa choque, com relevos. Contudo, ela pode apresentar interior branco, rosa, além de também ser amarela.

Principais cuidados ao plantar pitaya

Como a árvore da pitaya tem porte relativamente grande, o ideal é que seja cultivada em espaços abertos, preferencialmente fora de vasos. Além disso, é importante observar solo, frequência de rega e exposição solar.

Fonte: Rede Vitrine

Solo ideal

Para cultivar a pitaya o ideal é que o solo tenha pH entre 6 e 7. Além disso, é importante observar a composição do substrato, por isso faça a mistura da terra usando um pouco de areia.

Também é indicado fazer o uso de adubo orgânico, o que permite o solo a ser mais forte e fértil para o crescimento da planta e a geração de frutos.

Como plantar pitaya: conheça a fruta exótica e como cultivar em casa
Fonte: Acontece Jundiaí

Luminosidade

A pitaya é uma planta originalmente vinda do deserto. Logo, ao se desenvolver, é recomendado que seja cultivada sob sol pleno.

Assim, pode receber cerca de 10 horas diárias de luz do sol por dia. Além disso, é importante que principalmente o caule receba luz, isso porque é a parte da planta responsável pelo processo de fotossíntese.

Fonte: Namu Portal

Regas

As regas depois de plantar pitaya devem ser regulares, porém evitando o encharcamento do solo.

Isso porque a água em excesso pode acabar apodrecendo as raízes da planta, além de promover o surgimento de fungos. Em relação a frequência, a rega pode ser feita de duas a três vezes por semana.

Como plantar pitaya: conheça a fruta exótica e como cultivar em casa
Fonte: Plantei

Colheita

Após plantar a pitaya e os primeiros frutos surgirem é importante observar o seu desenvolvimento. Diferente de outros tipos de frutas, a pitaya não continua o processo de amadurecimento após ser colhida, por isso, observe o estado da fruta antes da colheita ser realizada.

Para colher a fruta e ter certeza se ela está madura, basta pressionar levemente a casca, se estiver macia está no ponto certo para retirá-la do pé.

Fonte: MF Rural

Como plantar pitaya: duas formas diferentes

Existem duas formas de como plantar pitaya, são elas: usando sementes, ou uma muda já desenvolvida da planta. Os cuidados, de modo geral, com as duas maneiras de plantar são as mesmas.

Como plantar pitaya usando sementes

Para plantar pitaya usando as suas sementes é muito simples. Com a fruta já madura, retire as sementes com um palito da polpa da fruta. Feito isso, separe as e tente lavá-las e secá-las com um papel toalha.

Como plantar pitaya: conheça a fruta exótica e como cultivar em casa
Fonte: MF Rural

Para a preparação do vaso ou recipiente em que as sementes ficaram, misture uma porção de terra com areia, ou substrato próprio para esse tipo de planta ou plantas frutíferas, de modo geral.

A forma de plantar as sementes é a mesma da maioria das outras plantas que usam sementes, abra um pequeno buraco na terra, coloque as sementes e cubra com o restante da terra.

As sementes de pitaya começam a germinar cerca de duas semanas após terem sido plantadas. A rega durante esse período deve ser frequente, no entanto, quando surgirem os primeiros brotos é importante diminuir a frequência.

Além disso, quando atingirem tamanho suficiente, devem ser transplantadas no local definitivo, levando em consideração o seu tamanho final de crescimento.

Como plantar pitaya usando estacas/mudas

Para plantar pitaya usando estacas também é muito simples. Para isso, escolha uma planta de origem que seja saudável e que produza bons frutos e retire uma muda diretamente do caule.

Fonte: Globo Rural

Assim como para plantar as sementes, prepare o local de plantio usando terra e areia, se possível, também adube com matéria orgânica. Além disso, faça a rega normalmente, dando prioridade em manter o solo sempre úmido.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também algumas técnicas de plantio.

Fontes: Ciclo Vivo, Plantei, Casa e Festa.

Imagens: SPDM, Rede Vitrine, Acontece Jundiaí, Namu Portal, Plantei, MF Rural, Globo Rural.