Como Plantar

Como plantar cebolinha – Benefícios, cuidados e formas de fazer o plantio

Conheça os benefícios, cuidados e como plantar cebolinha, essa planta tão versátil na culinária e conhecida pelo uso em receitas salgadas.

Por Rafaela de Almeida

-

A cebolinha é uma planta tipicamente hortaliça, é muito usada para receitas salgadas na cozinha. É uma planta fácil de ser cuidada, além do seu crescimento ser acelerado. Não há segredo em como plantar cebolinha, assim como a maioria das plantas, apenas requer um solo bem adubado e regas regulares para crescer.

Além disso, a cebolinha pode ser plantada em vasos, canteiros e hortas principalmente. Apesar de ser popular como tempero em muitos lugares do mundo, o que muitas pessoas não sabem é que a cebolinha também pode florir.

Isso porque o processo de florescer é um pouco mais demorado e, geralmente, com a poda as flores acabam por não surgirem. As flores também são comestíveis, além de poderem ser usadas para plantar cebolinhas novas.

Existem algumas variações das espécies de cebolinha, contudo a mais usada na culinária brasileira é a cebolinha verde. A parte verde que são as folhas da cebolinha fazem parte da cebola que também consumimos, de interior claro ou roxo e que se forma debaixo da terra.

Fonte: Vix

Alguns benefícios da cebolinha para a saúde

Alguns estudos feitos pelo mundo todo constataram que a cebolinha pode ajudar na prevenção de algumas doenças como o câncer, por exemplo.

Além disso, as propriedades presentes na cebolinha são capazes de melhorar o humor, o sono e o aprendizado. Isso se deve aos nutrientes como vitaminas, potássio, quercetina e outras substâncias que fazem parte da composição da cebolinha.

A vitamina K presente nas folhas também ajuda na saúde óssea, além de contribuir para a produção de hormônios como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelo controle do humor e da sensação de bem-estar.

Como plantar cebolinha: benefícios, cuidados e formas de fazer o plantio
Fonte: Receiteria

Outra vitamina presente na cebolinha é capaz de colaborar na produção de agentes do sistema imunológico, a vitamina C aumenta a imunidade.

Outras substâncias encontradas na cebolinha são os carotenos e as zeaxantina, esses elementos favorecem a visão de forma que haja redução do estresse oxidativo dos olhos.

Cuidados antes de plantar

Não existem segredos na hora de plantar cebolinha, contudo é necessário estar atento aos cuidados que o plantio requer, seja pela escolha do ambiente, do cuidado com o solo ou com a rega, ou os períodos de sol.

Solo

Para o bom desenvolvimento da cebolinha é ideal que o solo seja rico em substratos. Para preparar o solo podem ser usados adubos ou substratos orgânicos.

Um exemplo do que pode ser usado na horta são os compostos orgânicos produzidos por composteiras domésticas. Além disso, também existem substratos prontos que podem ser aplicados ou misturados no solo a fim de melhorar a qualidade e favorecer o crescimento das plantas.

Exposição a luz solar

As cebolinhas não são plantas frágeis em relação ao sol, mas é preciso ter cuidado. O recomendado é que o canteiro, vaso ou a horta esteja em um local arejado que tenha algum período do dia em contato direto com o sol. As cebolinhas precisam de pelo menos 4 horas de exposição solar para se desenvolverem bem.

Fonte: Agron

Regas

As cebolinhas precisam de regas regulares, isso porque a exposição ao sol pode fazer com que o solo resseque. Apesar disso, a terra não pode ficar encharcada, é preciso se atentar a quantidade de água.

Por isso, depois de plantar a cebolinha, faça a rega regular e constantemente, mas sem exageros, o solo muito úmido pode fazer com que suas raízes acabem apodrecendo.

Colheita

A colheita deve ser feita de três a quatro meses depois de ter sido plantada. Há duas possibilidades na hora de colher a cebolinha, a primeira é arrancar o bulbo pela raiz e a segunda é somente cortar as folhas.

Ao cortar somente as folhas a cebolinha é capaz de se regenerar e as folhas crescem normalmente depois, o que não acontece caso o bulbo seja arrancado por completo do solo. Para cortar as folhas segure algumas e corte de forma que ainda fique um pedaço curto da folha.

Como plantar a cebolinha

Existem algumas formas de plantar cebolinha. As maneiras mais comuns são usar mudas de cebolinhas já em crescimento, aproveitar a cebolinha comprada na feira ou no mercado, além de usar sementes.

Além disso, o plantio também pode ser feito em vasos, canteiros, hortas ou jardineiras. De modo geral, os passos para fazer o cultivo em qualquer um dos locais seguem os mesmos princípios.

Como plantar cebolinha: benefícios, cuidados e formas de fazer o plantio
Fonte: Como Fazer Fácil

Como plantar cebolinha usando sementes

Para plantar cebolinha prepare o solo no local que você escolher, seja em vaso, ou na horta. Depois de preparar a terra com substrato e adubo, faça pequenos buraquinhos, com cerca de 1 centímetro e coloque três sementes em cada um.

É preciso deixar um espaço entre cada buraco feito na terra para que as raízes da planta se desenvolvam, por isso se a cebolinha for plantada em vaso fique atento. Caso haja mais espaço, como num canteiro, por exemplo, deixe pelo menos 15 centímetros entre cada fileira de sementes.

Depois de colocar as sementes cubra os buracos com terra e faça uma rega moderada, sem encharcar o solo. As sementes levam um pouco mais de tempo para germinarem do que mudas, além disso se desenvolvem melhor em épocas mais quentes do ano.

Como plantar cebolinha usando mudas

Para plantar usando mudas de cebolinhas basta repetir o processo de preparo do solo, usando substratos e adubo, para enriquecê-lo de nutrientes. Feito isso, abra pequenos buracos no solo de forma que as raízes não fiquem para fora da superfície.

Depois de colocar a muda da cebolinha com as raízes no buraco, cubra-o com terra e aperte o suficiente somente para que a muda fique firme. Por fim, quando terminar de plantar a cebolinha, faça a rega da muda, mas sem encharcar o solo.

Então, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que são Trepadeiras e Como plantar abacaxi 

Fontes: Ecycle, DecorFácil, Ciclo Vivo.

Imagens: Pergunte ao Agrônomo, Vix, Receiteria, Agron, Como Fazer Fácil.