Mudas

Como fazer muda de jiboia – Passo a posso e principais cuidados

As jiboias são uma das plantas favoritas para a decoração. Além de fáceis de cuidar, é simples fazer muda de jiboia em casa.

Por Rafaela de Almeida

A forma mais prática de propagar as plantas em casa, ao invés de comprar novas, é fazer mudas das que já tem. Assim, é possível fazer mudas de muitas espécies com facilidade, como as jiboias, as espadas de são Jorge, samambaias e até flores, como orquídeas. Mas como fazer muda de jiboia?

A jiboia é uma das plantas queridinhas do momento. Além de ser uma planta fácil de cuidar, também é considerada uma ótima opção de vegetação para a decoração, principalmente de ambientes internos.

Passo a passo de como fazer muda de jiboias

Primeiramente, as jiboias muito jovens não são ideais para retirar mudas. Isso porque é necessário que a planta esteja consideravelmente desenvolvida e saudável.

Fonte: Bons Fluídos

Sendo assim, jiboias muito pequenas podem não sobreviver à retirada de mudas, enquanto jiboias grandes facilitam o corte e vingam mais facilmente quando replantadas.

Encontrando os nós para fazer muda de jiboia

A parte mais importante durante a retirada de uma muda de jiboia é encontrar o nó da planta. Os nós fazem parte do seu extenso caule, é por ele que as raízes podem se ramificar.

Como fazer muda de jiboia: uma das plantas queridinhas do momento
Fonte: Pinterest

Logo, observe se a planta possui algumas pequenas saliências no caule, os nós, e conte, pelo menos, três nós para o corte. Os nós também podem ser definidos por onde nascem as folhas.

Por isso, a muda nova precisa ser cortada com três folhas ou mais. No entanto, não há necessidade de ser um ramo muito grande de jiboia.

Como fazer o corte dos nós para a muda de jiboia?

Para cortar o galho da jiboia é necessário usar um objeto afiado, como uma tesoura de jardinagem ou uma faca. De qualquer forma, o objeto cortante precisa estar limpo, assim, pode ser lavado com água fervente e sabão neutro.

Fonte: Viva o Condomínio

Depois de escolher o ramo que irá ser retirado, corte o galho da jiboia na diagonal, levemente inclinado. A tesoura ou faca precisa estar bem amolada para não mastigar a planta. Certifique-se que a parte retirada da jiboia possui de três a cinco nós.

Como enraizar a muda depois do corte?

Para enraizar a muda de jiboia, basta escolher um recipiente proporcional ao tamanho do ramo e preenchê-lo com água natural e filtrada. A água da torneira pode acabar prejudicando o crescimento das jiboias, pois possui muito cloro.

Como fazer muda de jiboia: uma das plantas queridinhas do momento
Fonte: We Mystic

Além disso, é importante manter a água sempre limpa. A água suja também pode acabar atraindo mosquitos. Por isso, se necessário, troque a água sempre que perceber que ela está ficando suja ou criando lodo pelo recipiente. Geralmente, o tempo médio para a troca de água varia de dois a três dias.

Mudas de jiboia na água ou em substrato

Depois que as raízes das mudas de jiboias crescerem, existem duas possibilidades para o cultivo: colocá-las apenas em água ou plantá-las em terra. Em ambas as formas, as jiboias crescem de forma saudável, se bem cuidadas. No entanto, é necessário seguir cuidados diferentes para cada tipo de plantio.

Fonte: Gazeta RS

Para o cultivo na água, além da troca frequente da água para limpar o recipiente, é recomendado usar um fertilizante líquido de tempos em tempos. Existem vários tipos de fertilizantes disponíveis, próprios para esse tipo de plantio. Além disso, a planta precisa retirar os nutrientes de algum lugar.

Assim como o cultivo em água, as mudas de jiboia cultivadas em solo com terra precisam de nutrientes. Por isso, o uso de adubo é recomendado periodicamente.

Por fim, um solo bem drenado favorece o desenvolvimento das jiboias de forma saudável. Para um solo bem drenado, o substrato pode ter uma mistura de húmus de minhoca e areia na mesma proporção.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: como plantar rosas.

Fontes: Plantei, Saberes do Jardim, Elle.

Imagens: Viajando no Apê, Bons Fluídos, Pinterest, Viva o Condomínio, We Mystic, Gazeta RS.