Pragas e Cuidados

Bicarbonato de sódio nas plantas – Maneiras de usar o composto no jardim

O bicarbonato de sódio nas plantas pode ajudar, por exemplo, no controle de inúmeras pragas e doenças que afetam a saúde do jardim.

Por Rafaela de Almeida

-

O bicarbonato de sódio pode ser usado em inúmeras situações. É muito popular por ser um componente versátil, usado para muitos fins. Isto é, o bicarbonato é útil desde o tratamento de sintomas como azia e má digestão, até misturas para limpezas pesadas, por exemplo. Além disso, outro uso que muita gente não sabe é que pode-se aplicar bicarbonato de sódio nas plantas também.

Ele é indicado para inúmeras ocasiões que envolvem os cuidados e a saúde das plantas. Assim, pode tratar fungos, pragas, além de atuar como controle de pH, entre outros.

Além de poder ser usado em seu estado puro, também pode compor misturas que potencialize suas propriedades. Isto é, dependendo da necessidade da utilização, o bicarbonato pode ser misturado com vinagre, limão, açúcar e muitas outras substâncias.

Como usar bicarbonato de sódio nas plantas

Separamos algumas das principais utilidades do bicarbonato para o jardim. Desde misturas mais simples, como para controlar fungos e diminuir odores, até as receitas para matar pragas como lagartas e lesmas.

Tratamento contra fungos

É normal que vez ou outra o jardim e as plantas sejam atacados por fungos do mais variados tipos.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Green Power

Dessa forma, para conter a proliferação e tratar os fungos nas plantas, misture cerca de quatro colheres de sopa de bicarbonato para cinco litros de água. Assim, depois de feita a mistura, borrife o líquido nas plantas sob intervalos até que os fungos sumam.

Teste de pH do solo

Para que as plantas cresçam de forma saudável é necessário que o pH do solo esteja coerente de acordo com a espécie cultivada. Isto é, algumas plantas necessitam de solos mais alcalinos, enquanto outras podem se desenvolver em solos ácidos.

Para testar o pH do solo, despeje bicarbonato de sódio sobre a terra e molhe-a. Dessa forma, observe se saem bolhas do solo, se sim significa que o solo está ácido e seu pH está abaixo de 5.

Fonte: Terral

Ervas daninhas

Algumas plantas podem acabar surgindo entre rachaduras no piso do jardim ou acabar nascendo em vasos com outras plantas. Dessa forma, o bicarbonato pode ser colocado em cima dessas ervas e rapidamente o problema terá sido resolvido.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Seleções

Revitalizar as rosas do jardim

Se as rosas do jardim parecerem murchas, faça uma mistura de uma colher de bicarbonato de sódio com metade de uma colher de amoníaco em cinco litros de água. Feito isso, regue as rosas com essa solução.

Fonte: Rosas de Jardim

Deixar os tomates mais doces

Durante o cultivo do tomateiro, os frutos podem amadurecer, mas ficarem azedos.

Sendo assim, para adocicar os tomates antes de colher, misture um pouco de bicarbonato, sem quantidade específica, no solo em que o tomateiro está plantado. Isso ajudará que, ao amadurecer, os tomates fiquem mais doces.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Voz do Campo

Como usar bicarbonato de sódio nas plantas

Além do uso para tratar doenças ou melhorar a qualidade do solo e frutos, o bicarbonato de sódio também pode ser usado para expulsar animais indesejados.

Expulsar formigas do jardim

Embora as formigas não sejam inimigas das plantas, podem causar incômodo. Por isso, se desejar afastá-las dos vasos ou canteiros, use um pouco de bicarbonato de sódio misturado com açúcar pelo caminho que elas percorrem.

Fonte: Mundo Ecologia

Acabar com lesmas

Algumas espécies de lesmas acabam comendo parte das folhas das plantas, prejudicando assim seu desenvolvimento. Dessa forma, caso as lesmas estejam afetando a plantação, basta colocar um pouco de bicarbonato sobre elas e elas irão morrer.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Solaris

Matar ou afastar lagartas com bicarbonato de sódio

Principalmente em hortas, é comum que existam lagartas que comem folhas, como couve e alface. Contudo, esse tipo de animal pode ser afastado da plantação usando bicarbonato em volta do canteiro ou colocando um punhado sobre o bicho.

Fonte: Coisas da Roça

Utilidades do bicarbonato de sódio nas plantas

Existem inúmeras possibilidades de uso do bicarbonato de sódio nas plantas. Suas utilidades vão desde o tratamento de doenças ao controle de animais indesejados. Contudo, seu uso não para por aí.

Míldio

Míldio é o termo usado para classificar uma série de doenças nas plantas que causa uma película esbranquiçada nas folhas. Essa doença acaba afetando as plantas de forma que elas não sobrevivem.

Dessa forma, para tratar essa doença, misture duas colheres de chá de bicarbonato em 1 litro de água. Feito isso, borrife a mistura nas plantas por 10 dias.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Lavoura 10

Limpar calcário nos vasos usando bicarbonato de sódio

Outra utilidade do bicarbonato de sódio nas plantas, é limpar o calcário dos vasos de plantas. Nesse sentido, misture um pouco de bicarbonato, suco de um limão espremido e amido de milho.

Feito isso, esfregue um pouco o vaso com a solução. Além disso, se o calcário não sair com facilidade, vale também usar um pouco de vinagre para umedecê-lo antes de fazer a limpeza.

Fonte: A Senhora do Monte

Diminuir odores

Para quem possui adubo orgânico em casa, mesmo que seja em composteira doméstica, é normal que haja uma produção de odores por esses resíduos.

Sendo assim, para tentar diminuir o cheiro forte, coloque um recipiente ao lado da pilha de composto orgânico ou da composteira e evite espalhar bicarbonato pelo resíduo.

Bicarbonato de sódio nas plantas: dicas de como usar no jardim
Fonte: Profissão Biotec

Pulgões

Os pulgões são bichinhos pequenininhos que ficam nas folhas da planta e podem comprometer a sua saúde. Dessa forma, para conter os pulgões, misture duas colheres de chá de bicarbonato de sódio com 1 litro de água e borrife nas folhas com pulgões por alguns dias.

Fonte: Minhas Plantas

Gostou desse post sobre bicabornato de sódio nas plantas? Leia mais sobre plantas bonitas e fáceis de cuidar.

Fontes: Green Me, Jardins, A Cientista Agrícola, Sapo, O Sagaz.

Imagens: Blog das Flores, Tri Curioso, Colombia.com, Green Power, Terral, Seleções, Rosas de Jardim, Voz do Campo, Mundo Ecologia, Solaris, Coisas da Roça, Lavoura 10, A Senhora do Monte, Profissão Biotec, Minhas Plantas.