Cultivar plantas em casa pode ser mais fácil do que parece. É muito comum o uso de vegetação para decorar ambientes internos, como salas, quartos e até banheiros. Contudo, muitas pessoas têm dificuldade de escolher plantas bonitas e as melhores espécies que combinam com a decoração.
Antes de escolher uma planta pela sua beleza, é necessário se certificar que as necessidades dela serão atendidas em casa. Isso porque quando uma espécie não se adequa àquele ambiente, ela pode murchar e até mesmo morrer, além de se tornar não tão bonita para o ambiente.
Existe uma variedade muito grande de espécies de plantas, umas mais diferentes e outras bastante comuns. Além disso, muitas delas são boas opções de plantas ornamentais e que podem ser usadas nos mais variados tipos de ambientes também.
Como deixar as plantas bonitas sempre?
Além da escolha das espécies, as plantas também exigem cuidados para se manterem saudáveis e, consequentemente, bonitas. Isto é, não basta apenas escolher a planta, o vaso mais bonito e o lugar, é preciso cuidado para prolongar sua vida e deixá-la bonita.
Borrife água e faça regas de acordo com as necessidades da planta
Grande parte das espécies de plantas gostam de ambientes úmidos. De modo geral, além de fazer regas de acordo com a necessidade de cada uma, você também pode complementar o cuidado borrifando água nas plantas.
Além de molhar as raízes na hora da rega, quando o clima estiver muito seco, também pode ser usado um borrifador de água nas folhas.
Isso ajuda a aumentar a umidade, tanto da planta, quanto até mesmo do ambiente em que ela está. Contudo, não exagere na quantidade, use a água sem encharcar o solo ou pesar as folhas.
Escolhendo um vaso
Além da planta, um bom vaso pode fazer diferença na hora de decorar e deixar as plantas bonitas também. Dessa forma, ao escolher o vaso lembre-se de que, apesar da beleza, ele também precisa ter um furo de drenagem no fundo. Isso porque, ao fazer a rega da planta, a água precisa ser escoada para fora para não encharcar o solo.
O material do vaso também pode ajudar na manutenção da saúde da planta. Os vasos de barro são muito comuns, além disso podem ajudar a aumentar a umidade do solo, pois os poros do barro, quando molhados, demoram um pouco para secar.
Regas regulares mantêm as plantas bonitas
Um dos principais fatores que indicam a saúde das plantas é a rega do solo. Isto é, é possível perceber a saúde da planta através da falta ou do excesso de água na terra. Por isso, faça regas de acordo com a necessidade da espécie.
Para tornar o processo mais fácil podem ser usados vasos auto irrigáveis, ou a criação de um cronograma de rega, que nada mais é do que uma rotina de rega para cada uma. Além de observar também a exposição solar.
Limpeza das folhas
A limpeza do pó das folhas também contribui para ter plantas bonitas em casa. É normal que se acumule poeira nas folhas e, assim como outros itens de decoração, a planta pode ser limpa.
Para fazer a limpeza das folhas, basta utilizar um pano úmido e com muita delicadeza retirar a sujeira da planta sem agredi-la. Além disso, alguns outros itens, como óleo próprio para folhas, podem ajudar a mantê-las bonitas.
Plantas bonitas e resistentes
Além da beleza, a resistência das plantas podem ajudar que ela se mantenha bonita. Isso porque a fragilidade das espécies pode acabar contribuindo para que elas murchem, ou morram com facilidade, ou tenham o aspecto visual não tão agradável para a decoração.
Costela de adão
Além de ser uma planta bonita, a costela de adão também ficou muito popular pela sua resistência. Sendo assim, para sua manutenção requer regas periódicas, geralmente de duas vezes na semana, e cuidado com a luz solar. Além disso, não deve ficar exposta em lugares com muita ventilação, como sacadas.
Espada de São Jorge
A espada de são Jorge também é uma das plantas bonitas mais populares. Além da beleza, também é comumente cultivada pela crença de proteção. Os cuidados são simples, regas regulares e meia-sombra. Contudo, são plantas bem resistentes e se adaptam às condições dos ambientes.
Suculentas
Uma das plantas bonitas que não poderiam faltar são as suculentas, especificamente a babosa. De modo geral, existe uma grande variedade de tamanhos e formatos de suculentas, a babosa talvez seja uma das mais famosas pelo Brasil.
Além de sua beleza caraterística, é uma planta muito resistente ao clima e ao solo seco. As regas devem ser regulares, mas sem encharcar o solo e a planta não deve ficar exposta por longos períodos ao sol.
Plantas bonitas e menos comuns
Maranta cascavel
As marantas também se tornaram muito populares nos últimos tempos. Isso porque ficaram conhecidas pelo seu caráter ornamental e uso na decoração de ambientes internos, como salas, quartos e varandas.
Seus cuidados exigem solo úmido, sendo assim, as regas devem ser feitas com frequência, sem afogá-las com muita água.
Pata de elefante
A pata de elefante leva esse nome por conta de seu tronco longilíneo. Além disso, é muito resistente à falta de rega e a exposição solar. Pode ser cultivada em vasos ou em solo, também compõe a decoração se for utilizada em ambientes internos como salas, por exemplo.
Gostou da matéria? Então saiba mais sobre como ter plantas em casa, benefícios, cuidados e espécies fáceis de cuidar.
Fontes: Casa Abril, El País.
Imagens: Vamos Comer Melhor, Milium, Ciclo Vivo, Mary Help, LHW Engenharia, Eco Adubo, WEG, Pajaris, Tão Feminino, Nô Figueiredo,