Dicas

Plantas bonitas – Diferentes tipos de espécies e dicas de como mantê-las

Não existem segredos para ter plantas bonitas em casa. Além de escolher as espécies, é importante se atentar aos cuidados e às necessidades.

Por Rafaela de Almeida

-

Cultivar plantas em casa pode ser mais fácil do que parece. É muito comum o uso de vegetação para decorar ambientes internos, como salas, quartos e até banheiros. Contudo, muitas pessoas têm dificuldade de escolher plantas bonitas e as melhores espécies que combinam com a decoração.

Antes de escolher uma planta pela sua beleza, é necessário se certificar que as necessidades dela serão atendidas em casa. Isso porque quando uma espécie não se adequa àquele ambiente, ela pode murchar e até mesmo morrer, além de se tornar não tão bonita para o ambiente.

Existe uma variedade muito grande de espécies de plantas, umas mais diferentes e outras bastante comuns. Além disso, muitas delas são boas opções de plantas ornamentais e que podem ser usadas nos mais variados tipos de ambientes também.

Como deixar as plantas bonitas sempre?

Fonte: Milium

Além da escolha das espécies, as plantas também exigem cuidados para se manterem saudáveis e, consequentemente, bonitas. Isto é, não basta apenas escolher a planta, o vaso mais bonito e o lugar, é preciso cuidado para prolongar sua vida e deixá-la bonita.

Borrife água e faça regas de acordo com as necessidades da planta

Grande parte das espécies de plantas gostam de ambientes úmidos. De modo geral, além de fazer regas de acordo com a necessidade de cada uma, você também pode complementar o cuidado borrifando água nas plantas.

Além de molhar as raízes na hora da rega, quando o clima estiver muito seco, também pode ser usado um borrifador de água nas folhas.

Isso ajuda a aumentar a umidade, tanto da planta, quanto até mesmo do ambiente em que ela está. Contudo, não exagere na quantidade, use a água sem encharcar o solo ou pesar as folhas.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: Ciclo Vivo

Escolhendo um vaso

Além da planta, um bom vaso pode fazer diferença na hora de decorar e deixar as plantas bonitas também. Dessa forma, ao escolher o vaso lembre-se de que, apesar da beleza, ele também precisa ter um furo de drenagem no fundo. Isso porque, ao fazer a rega da planta, a água precisa ser escoada para fora para não encharcar o solo.

O material do vaso também pode ajudar na manutenção da saúde da planta. Os vasos de barro são muito comuns, além disso podem ajudar a aumentar a umidade do solo, pois os poros do barro, quando molhados, demoram um pouco para secar.

Fonte: Mary Help

Regas regulares mantêm as plantas bonitas

Um dos principais fatores que indicam a saúde das plantas é a rega do solo. Isto é, é possível perceber a saúde da planta através da falta ou do excesso de água na terra. Por isso, faça regas de acordo com a necessidade da espécie.

Para tornar o processo mais fácil podem ser usados vasos auto irrigáveis, ou a criação de um cronograma de rega, que nada mais é do que uma rotina de rega para cada uma. Além de observar também a exposição solar.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: LHW Engenharia

Limpeza das folhas

A limpeza do pó das folhas também contribui para ter plantas bonitas em casa. É normal que se acumule poeira nas folhas e, assim como outros itens de decoração, a planta pode ser limpa.

Para fazer a limpeza das folhas, basta utilizar um pano úmido e com muita delicadeza retirar a sujeira da planta sem agredi-la. Além disso, alguns outros itens, como óleo próprio para folhas, podem ajudar a mantê-las bonitas.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: Eco Adubo

Plantas bonitas e resistentes

Além da beleza, a resistência das plantas podem ajudar que ela se mantenha bonita. Isso porque a fragilidade das espécies pode acabar contribuindo para que elas murchem, ou morram com facilidade, ou tenham o aspecto visual não tão agradável para a decoração.

Costela de adão

Além de ser uma planta bonita, a costela de adão também ficou muito popular pela sua resistência. Sendo assim, para sua manutenção requer regas periódicas, geralmente de duas vezes na semana, e cuidado com a luz solar. Além disso, não deve ficar exposta em lugares com muita ventilação, como sacadas.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: WEG

Espada de São Jorge

A espada de são Jorge também é uma das plantas bonitas mais populares. Além da beleza, também é comumente cultivada pela crença de proteção. Os cuidados são simples, regas regulares e meia-sombra. Contudo, são plantas bem resistentes e se adaptam às condições dos ambientes.

Fonte: Pajaris

Suculentas

Uma das plantas bonitas que não poderiam faltar são as suculentas, especificamente a babosa. De modo geral, existe uma grande variedade de tamanhos e formatos de suculentas, a babosa talvez seja uma das mais famosas pelo Brasil.

Além de sua beleza caraterística, é uma planta muito resistente ao clima e ao solo seco. As regas devem ser regulares, mas sem encharcar o solo e a planta não deve ficar exposta por longos períodos ao sol.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: Tão Feminino

Plantas bonitas e menos comuns

Maranta cascavel

As marantas também se tornaram muito populares nos últimos tempos. Isso porque ficaram conhecidas pelo seu caráter ornamental e uso na decoração de ambientes internos, como salas, quartos e varandas.

Seus cuidados exigem solo úmido, sendo assim, as regas devem ser feitas com frequência, sem afogá-las com muita água.

Fonte: Nô Figueiredo

Pata de elefante

A pata de elefante leva esse nome por conta de seu tronco longilíneo. Além disso, é muito resistente à falta de rega e a exposição solar. Pode ser cultivada em vasos ou em solo, também compõe a decoração se for utilizada em ambientes internos como salas, por exemplo.

Plantas bonitas: espécies belíssimas e dicas de como mantê-las
Fonte: Tua Casa

Gostou da matéria? Então saiba mais sobre como ter plantas em casa, benefícios, cuidados e espécies fáceis de cuidar.

Fontes: Casa Abril, El País.

Imagens: Vamos Comer Melhor, Milium, Ciclo Vivo, Mary Help, LHW Engenharia, Eco Adubo, WEG, Pajaris, Tão Feminino, Nô Figueiredo,