Dicas

Plantas naturais – Formas de utilizá-las na decoração e suas vantagens

As plantas naturais são boas opções para quem procura decorar os ambientes e trazer vida a eles, mas as artificiais também podem ser usadas.

Por Rafaela de Almeida

-

As plantas naturais têm o poder de trazer vida aos ambientes em que estão, seja em cômodos pela casa ou em jardins, um cantinho verde traz aconchego e charme.

Além disso, são capazes de contribuir para a atmosfera do ambiente.  Isto é, conseguem filtrar gases, ajudar no equilíbrio da umidade e da temperatura também.

Existem hoje plantas artificiais que podem facilmente substituir plantas naturais, algumas são cópias fiéis das plantas reais. Assim, podem trazer um pouco de vida e elegância, mesmo sendo feitas de material sintético ou plástico.

Contudo, as plantas naturais possuem benefícios que as artificiais não têm, mas, apesar disso, também são capazes de desempenhar os mesmo papeis na decoração.

Antes de escolher a planta natural para cada cômodo, esteja ciente de suas respectivas necessidades e se elas não puderem ser atendidas dê uma chance as artificiais.

Como usar plantas naturais na decoração

Fonte: Área de Mulher

Que as plantas são ótimas opções para trazer aconchego e um pouco mais de vida aos ambientes todos sabem. Mas, como usar as plantas naturais na decoração?

Escolha plantas naturais ornamentais

As plantas ornamentais levam esse nome por serem utilizadas na decoração. Existem várias espécies de plantas para esse fim. Espécies como bonsais, orquídeas, bambus, espada de são Jorge e muitas outras podem facilmente ser usadas na decoração.

Além de popular, esse tipo de planta natural também se adapta aos ambientes internos. Algumas plantas, por exemplo, são ideais para a decoração de banheiros, por não necessitarem de muita luz. Enquanto outras, podem morar nas salas, na cozinha ou no escritório, respeitando sempre as suas necessidades, seja de luz ou regas.

Plantas naturais: dicas para usa-las na decoração e suas vantagens
Fonte: Pinterest

Elabore um pequeno projeto de paisagismo

O paisagismo é responsável por planejar projetos que envolvem jardinagem e paisagem. Isto é, é possível elaborar e executar um projeto de jardim ou de ambientes, levando inúmeros aspectos em consideração.

Caso não seja possível contratar um profissional, elabore um pequeno esboço de, pelo menos, quais são as características de cada ambiente, pois isso irá facilitar na escolha das plantas.

Assim, de modo geral, escreva os aspectos como a incidência de luz naquele local, se há muita circulação de ar e de pessoas entre outros atributos.

Fonte: JC Concursos

Criação de jardim de inverno ou uso da varanda

Os jardins de inverno são ótimas opções para quem tem pouco espaço em casa. Outro espaço que pode ser utilizado para abrigar as plantas naturais são as varandas.

Esses dois tipos de ambiente aproveitam espaços reduzidos para inserir o aspecto de vivacidade das plantas. Assim, as plantas não ficam espalhadas pelos cômodos, o que faz otimizar os espaços da casa, mas não deixam de lado o contato com a natureza.

Plantas naturais: dicas para usa-las na decoração e suas vantagens
Fonte: Pointer

Vantagens e desvantagens de usar plantas naturais e artificias

Apesar do cultivo de plantas naturais ser muito comum, as artificiais podem ser boas opções para substituí-las em alguns casos. Muitas vezes, as pessoas optam pelas plantas artificiais pela facilidade, já que as naturais exigem cuidados constantes, como regas, exposição solar, limpeza de folhas entre outros.

Fonte: Plantei

Além disso, as plantas artificiais podem ser combinadas com outras flores que, na realidade, não poderiam ser combinadas, por exemplo. Isso porque algumas plantas naturais não são boas combinações entre uma espécie e outra.

Apesar da facilidade de manutenção, as plantas artificiais não purificam o ar, ou diminuem a umidade do ar, enquanto as plantas naturais são capazes de contribuir dessa forma para os ambientes.

Como desvantagem, as naturais podem morrer com facilidade, além de precisarem de cuidados constantes para se manterem sempre saudáveis.

As plantas naturais também são sazonais, um exemplo disso são flores que florescem em uma ou duas épocas do ano. Enquanto usar plantas artificiais permite que ela esteja sempre ali.

Gostou dessa matéria? Então leia mais sobre como borrifar água nas plantas.

Fontes: Pitacos e Achados, Stick Decor.

ImagensÁrea de Mulher, Pinterest, JC Concursos, Pointer, Plantei, RG UOL.